Blog

Blog

3 de jul. de 2012

Por que representamos o desconhecido com a letra X?




Por que o X é o desconhecido? X Files. Geração X. X-Tudo. Terry Moore revela o X
da questão.
Por que usamos a letra X para representar algo incógnito?

Embora o X do X-Salada ou X-Tudo seja uma corruptela da palavra cheese (queijo, em inglês) que representa o ingrediente do sanduíche (como em cheese bacon, ou seja, nesse caso não é algo propriamente  desconhecido), o fato é que apesar de não vivermos em função do X, ele está bastante presente em nosso cotidiano como um representante universal de algo incógnito. Saiba o porquê com Terry Moore, o cara que nos ensinou como amarrar corretamente os sapatos.

Eu tenho a resposta a uma questão que todos perguntam. A pergunta é: Por que a letra X representa o desconhecido? Agora eu sei que nós aprendemos  isso nas aulas de matemática, mas agora está em todos os lugares na cultura - O prêmio X, os Arquivos X, Projeto X , TEDx. De onde vem isso?

Cerca de seis anos atrás eu decidi que iria aprender árabe. Que é uma linguagem extremamente lógica. Escrever uma palavra ou uma frase ou uma sentença em árabe é como criar uma equação, porque cada parte é extremamente precisa e leva um monte de informações. Esta é uma das razões porque tanto daquilo que hoje consideramos como ciência, matemática e engenharia ocidentais foram na verdade concebidas nos primeiros séculos da Era Cristã pelos persas, árabes e turcos.

Isto inclui o pequeno sistema em árabe chamado al-jebra. E al-jebr grosseiramente traduzida significa "o sistema para reconciliar partes dispares." Al-jebr finalmente veio para o inglês como algebra. Um exemplo entre muitos.

Os textos árabes contendo esta sabedoria matemática finalmente encontraram seu caminho para a Europa - o que quer dizer Espanha - nos séculos 11 e 12. E quando chegaram houve um grande interesse em traduzir esta sabedoria para uma língua europeia.

Mas houve problemas. Um problema é que existem alguns sons em árabe que não são pronunciados por uma laringe europeia sem antes serem muito praticados. Podem me acreditar. Também, aqueles mesmos sons não são representados pelos caracteres disponíveis nas línguas europeias.

Aqui está um dos culpados. Esta é a letra Shîn, e ela faz o som que temos como SH - "sh." Também é a primeira letra da palavra shalan, que significa "alguma coisa" exatamente como a palavra Inglesa "something" (alguma coisa) - alguma coisa indefinida, desconhecida.

Mas em árabe nós podemos fazê-la definida adicionando o artigo definido "al." Então isto é al-shalan - a coisa desconhecida. E esta é uma palavra que aparece através da matemática mais antiga, como nesta demonstração de provas do século 10.

O problema para os professores espanhóis medievais que estavam trabalhando na tradução deste material é que a letra shîn e a palavra shalan não podiam ser passadas para o espanhol porque o espanhol não tem SH, o som "sh". Então por convenção eles criaram uma regra na qual eles tomaram emprestado o som de K, do Grego clássico na forma da letra chi.

Mais tarde quando este material foi traduzido para uma língua geral européia, que era o latim, eles simplesmente substituiram o grego chi pelo X latino. E uma vez que isto aconteceu, como este material estava em latim, ele formou a base para os livros de matemática por quase 600 anos.

Mas agora nós temos a resposta a nossa pergunta. Por que o X é o desconhecido? X é o desconhecido porque você não pode dizer "sh" em espanhol. (Risos) E eu acho que isto valeu a pena compartilhar.


[Via BBA]