Blog

Blog

27 de jul. de 2012

Olimpíadas 2014 - Londres



As principais chances de medalha do Brasil em Londres

Em 2000, o Brasil foi o 52º no ranking geral das Olímpiadas, conquistou 6 medalhas de bronze, 6 de prata e nenhuma de ouro. Em 2004, a delegação brasileira se recuperou do vexame de quatro anos atrás e fez a sua melhor participação olímpica da história, conquistando 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze. O Brasil ainda terminou em 16º no ranking geral dos jogos. Em 2008, em Pequim, o número total de medalhas aumentou, mas o de ouro reduziu. Com isso, nosso país caiu para o 22º lugar do ranking, com 3 medalhas de ouro, 4 de prata e 8 de bronze.
Para as Olimpíadas deste ano é impossível prever quantas medalhas o Brasil conquistará, mas podemos fazer algumas previsões dos principais esportes com REAIS chances de medalhas.
Ps: “Reais” está em Caps Lock pelo fato de serem as verdadeiras possibilidades de medalha nas olimpíadas, sem o pseudo-patriotismo de dizer que o nosso país tem chances em esportes como Saltos Ornamentais, Tênis, Esgrima, entre outros, que o Brasil até terá representantes, mas que a gente sabe muito bem que não conquistarão nada. Se querem ser enganados, procurem outro site/blog.

Atletismo



O atletismo é o terceiro esporte que mais conquistou medalhas para o Brasil. Este ano, a comitiva brasileira contará com 36 atletas, contra 45 de 2008. As principais chances de medalha estão nas provas de salto, sendo que somente Fabiana Murer e Maurren Maggi possuem reais possibilidades de conquistarem as medalhas douradas.
Data: a partir do dia 03 de agosto.


Salto com vara- Fabiana Murer


Fabiana Murer é a principal esperança brasileira de medalha de ouro no atletismo. Ela é a atual campeã mundial da modalidade e detém a melhor marca do ano (4,77 m). O problema, no entanto, é que a brasileira terá uma forte concorrente que já faz parte da história do esporte: Yelena Isinbayeva, que, além de muito gata, é a atual recordista mundial da modalidade e conquistou as medalhas de ouro nos dois últimos jogos olímpicos. Além disso, o Salto com Vara é uma modalidade muito equilibrada. A australiana Alana Boyd e a alemã Silke Spiegelburg já atingiram um centímetro abaixo da melhor marca do ano. Vamos torcer para Fabiana e, principalmente, que a vara dela não suma nessas Olimpíadas, como aconteceu em Pequim.
As primeiras eliminatórias femininas de Salto com Vara começam dia 04 de agosto, às 06:20. Se chegar a final, disputará a medalha de ouro no dia 7 de agosto às 15:00.
Confira como foi a conquista da medalha de ouro no Mundial de Daegu, na Coréia do Sul.





Salto em distância – Maurren Maggi


Apesar de Maurren Maggi não estar na sua melhor fase, ela é a atual campeã olímpica e isso nunca pode ser desprezado. Maggi vem de 4 anos complicados, mas possui um psicológico inabalável (o que para qualquer esporte individual é uma excelente vantagem) e é uma atleta vencedora, que almeja o topo do pódio. Confio e acredito em Maurren Maggi. Sua principal concorrente será a atual campeã mundial, Brittany Reese, que tem a melhor marca deste ano (7,15 m). Maggi não salta acima de 7 metros desde as Olimpíadas de 2008.
As primeiras eliminatórias femininas de Salto em Distância começam dia 07 de agosto, às 15:05.
Confira a matéria da Band sobre a primeira conquista de medalha de ouro de uma atleta brasileira individual:




Basquete
Desde 1996 o Brasil não contava com as duas seleções de basquete nas Olimpíadas. O esporte, que já foi o segundo na preferência nacional, já conquistou 5 medalhas para o nosso país, sendo 4 de bronze e uma de prata.
Data: a partir do dia 28 de julho


Masculino


O time masculino de basquete não participava das Olimpíadas desde 1996. Mesmo assim, a seleção de Magnano chega como uma das favoritas para a medalha de prata ou bronze. Digo isso, pois conquistar a medalha de ouro é praticamente impossível, visto que a seleção norte-americana conta com jogadores como Lebron James, Kobe Bryant, Kevin Durant, entre outros. Essa seleção, inclusive, enfrentou a brasileira no início da semana e foi surpreendida no início do jogo, quando o Brasil chegou a abrir 10 pontos de vantagem no primeiro quarto.
A seleção brasileira conta com 4 nomes na NBA: Anderson Varejão, Leandrinho, Nenê e Tiago Splitter. Além deles, o Brasil tem Marcelinho Huertas, Raulzinho e Rafael Hettscheimeir, que atuam na forte liga espanhola, o experiente Alex e o norte-americano naturalizado brasileiro Larry Taylor. Ou seja, o Brasil tem uma excelente seleção, mas que deverá jogar muito para superar adversários como Espanha, Argentina e Lituânia.




29 de julho –  07:15 – Brasil X Austrália
31 de julho – 12:45 – Brasil X Reino Unido
02 de agosto – 12:45 – Brasil X Rússia
04 de agosto – 12:45 – Brasil X China
06 de agosto – 16:00 – Brasil X Espanha

Feminino

O time feminino disputa as Olimpíadas desde a primeira participação das mulheres no basquete, nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona. Desde então, as brasileiras conquistaram uma medalha de prata e uma de bronze, o que é um desempenho muito superior à seleção masculina nos últimos tempos. Porém, a expectativa para o time feminino não é nada boa. Isso porque a seleção dependia da insuportável e temperamental Iziane. Ela foi cortada da lista em cima da hora e não dá mais tempo de colocar uma outra atleta no lugar. O próprio treinador,  Luiz Cláudio Tarallo, já disse que não espera muitos resultados positivos em Londres.
28 de julho – 16:00 – Brasil X França
30 de julho – 12:45 – Brasil X Rússia
1º de agosto – 10:30 – Brasil X Austrália
3 de agosto – 10:30 – Brasil X Canadá
5 de agosto – 18:15 – Brasil X Reino Unido


Boxe

O boxe masculino brasileiro terá 7 representantes nas Olimpíadas de Londres, 1 a mais do que em Pequim. Com isso, o Brasil terá pelo menos 1 lutador em 7 das 10 categorias do boxe. Já na estreia do boxe feminino nos jogos olímpicos, o Brasil contará com 3 representantes em Londres.
Historicamente, o Brasil conquistou apenas uma medalha olímpica no boxe, em 1968, na Cidade do México, com Servílio de Oliveira, que faturou a medalha de bronze daquele ano. Para as Olimpíadas de Londres, a comitiva brasileira possui apenas um favorito em todas as categorias, considerando masculino e feminino. Porém, poderemos ter alguma surpresa positiva, pois são apenas 12 lutadoras em cada categoria feminina e 26 em cada categoria masculina.
Data: a partir do dia 28 de julho

Everton Lopes

O principal pugilista candidato a uma medalha nas Olimpíadas de Londres é Everton Lopes, que competirá na categoria Leve Ligeiro (até 64 kg). O atleta é natural de Salvador, principal pólo produtor de boxeadores do Brasil, tem 23 anos e um cartel de 205 lutas com apenas 45 derrotas. Everton conquistou o Campeonato Mundial de Boxe em 2011 no Azerbaijão, pela categoria meio-médio-ligeiro.
Veja o título mundial inédito para o Brasil, conquistado por Everton:






Futebol 

O Futebol é a modalidade mais frustrante do Brasil nas Olimpíadas. O DiBico já até fez um post com todas as decepções brasileiras. Mesmo sabendo que o futebol é o esporte menos valorizado nos jogos olímpicos – inclusive, as partidas nem são disputadas nas cidades sedes – um país não pode se considerar tão superior em um esporte, sem nunca ter conquistado a medalha de ouro dele nas Olimpíadas. Então, já passou da hora dessa medalha chegar.
Data: a partir do dia 25 de julho.

Masculino

A seleção masculina chega como a grande favorita para conquistar o ouro no futebol masculino. É verdade que sempre chegamos como um dos principais candidatos à medalha de ouro, mas dessa vez o favoritismo é ainda maior. Isso porque contamos com uma geração fantástica, com jovens como Oscar, Neymar, Leandro DamiãoPaulo Henrique GansoLucas, entre outros. Além disso, os adversário também estão bem fracos. As seleções da Argentina (atual bicampeã olímpica) e da Alemanha (que também possui uma boa jovem geração) estão de fora.
As seleções europeias que conseguiram classificação para os jogos olímpicos foram a Bielorrúsia, Suiça e Espanha, que é a principal candidata a estragar a inédita conquista brasileira por ser a atual campeã mundial e bicampeã europeia. Mas o time não conta com os principais jogadores. O técnico Luís Milla não convocou nem Iniesta, Xavi ou Xabi Alonso como os jogadores com mais de 23 anos. Ele optou por levar Javi Martínez, Mata e Adrián López.
Além dessas seleções europeias, a dona da casa também pode estragar a medalha brasileira. A seleção britânica vem forte e com o experiente Ryan Giggs como um dos jogadores acima de 23 anos. Por fim, as seleções de países africanos sempre aprontam, principalmente contra o Brasil. Quem não se lembra das eliminações contra a Nigéria e Camarões, em 1996 e 2000, respectivamente? Dessa vez o continente africano irá representado por Marrocos, Egito, Gabão e Senegal.
Se a seleção masculina não conquistar o ouro em 2012, podemos desistir de vez do futebol nas Olímpiadas e nunca mais disputa-la.
A seleção masculina estreia dia 26 de julho, contra o Egito, às 15:45.
26 de julho – 15:45 – Brasil X Egito
29 de julho – 11:00 – Brasil X Bielorrúsia
1º de agosto – 10:30 – Brasil X Nova Zelândia


Feminino

Já a seleção feminina de futebol, que ficou tão perto de conquistar o ouro em 2004 e 2008, tendo que se contentar com a prata em ambas ocasiões, não chega como uma das favoritas. As norte-americanas são as atuais bicampeãs olímpicas e as principais candidatas à medalha dourada. A seleção japonesa, que é a atual campeã mundial, também está entre as favoritas, junto com a Suécia. Mas uma seleção com Marta, Formiga e Cristiane nunca pode ser desprezada.
O momento do futebol feminino no Brasil é bem preocupante. Ano passado, a principal equipe feminina do país, o Santos, acabou com o time. Uma medalha de ouro seria fundamental para alavancar o investimento no esporte no Brasil.
A seleção feminina estreia dia 25 de julho, contra Camarões, às 14:45.
25 de julho – 14:45 – Brasil X Camarões
28 de julho – 10:30 - Brasil X Nova Zelândia
31 de agosto – 15:45 – Brasil X Reino Unido


Ginástica artística

A ginástica artística tornou-se uma grande esperança brasileira de medalha nos jogos olímpicos. As expectativas, no entanto, foram todas frustradas. Primeiro com Daiane dos Santos em 2004 e depois com Diego Hypólito em 2008. Ambos os atletas vinham de excelentes resultados, conquistando os títulos mundiais, mas decepcionaram na hora do “vamo vê”. Porém, não podemos apenas criticá-los. A seleção brasileira de ginástica artística sempre foi guerreira e conseguiu nos orgulhar mesmo possuindo uma estrutura bem inferior às principais seleções do mundo.
Em 2012, a situação não está nada boa. Nossa melhor atleta, Jade Barbosa, foi cortada por causa de desentendimentos com a federação brasileira de ginástica artística.
Data: a partir de 28 de julho.


Arthur Zanetti

Nem Diego Hypólito, nem Daniele Hypólito e nem Daiane dos Santos, nossa principal esperança de medalha na Ginástica Artística em Londres é com o desconhecido Arthur Zanetti. Ele foi vice campeão mundial de argolas ano passado, ficando atrás apenas do chinês atual campeão mundial e olímpico. Será difícil para Arthur conquistar o ouro, mas uma prata ou um bronze também estará de bom tamanho.

Hipismo

O Brasil já tem uma certa tradição no hipismo em jogos olímpicos, principalmente na modalidade de saltos. Em 2004, Rodrigo Pessoa, montando Baloubet du Rouet, conquistou a medalha de ouro da prova individual de saltos. Em 2000 e 1996, o time do Brasil conquistou as medalhas de bronze.
Na última Copa do Mundo de Hipismo, o Brasil terminou em 4º na prova de saltos por equipes. Portanto, mais um pouco e os brasileiros podem trazer o bronze novamente.
Data: a partir do dia 28 de julho.


Rodrigo Pessoa

Rodrigo Pessoa não chega como favorito, mas ficou em 4º no Campeonato Mundial, enquanto Doda Miranda ficou em 3º. Ambos podem brilhar, mas Rodrigo é mais experiente e já ganhou a medalha de ouro em 2004. Vale destacar que ele será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres.


Judô

O judô é sempre uma grande esperança brasileira nas Olimpíadas, pois é o 4º esporte que mais conseguiu medalhas para o Brasil. Ao todo foram duas medalhas de ouro, 3 de prata e 10 de bronze. A esperança no esporte é sempre muito grande, porém, nas últimas Olimpíadas, isso se transformou em decepção. Em 2008, tínhamos vários judocas favoritos às medalhas de ouro e o resultado foi apenas 3 medalhas de bronze. Algo bem semelhante aconteceu em 2000 e 2004.
Vamos torcer para que essa história mude em Londres. Leandro Guilheiro, mais uma vez, é a nossa principal aposta. Ele conquistou o bronze nas duas últimas Olimpíadas e lidera o ranking mundial. Além dele, Mayra Aguiar também chega como favorita por liderar o ranking mundial e Sarah Menezes pode surpreender.
Data: a partir do dia 28 de julho

Natação

A natação brasileira é responsável por 11 medalhas do Brasil nas Olimpíadas, sendo uma de ouro, 3 de prata e 7 de bronze. O esporte está em ascensão no Brasil e vive um momento espetacular. A expectativa é que a natação seja uma das responsáveis pelo maior número de medalhas brasileira em uma mesma Olimpíada.
Data: a partir do dia 28 de julho

50 metros livres – Cesar Cielo

Não tem como não começar por ele, que é uma das nossas maiores esperanças de medalha dourada em Londres. Cielo é o atual recordista dos 50 metros livres (prova mais rápida da natação), com o tempo de 20 segundos e 91 centésimos, detentor da melhor marca do ano na prova, com o tempo de 21 segundos e 38 centésimos, atual campeão mundial e olímpico. Ou seja, é um dos nossos maiores favoritos nessa Olimpíada. Força, Cesão.
Se chegar até a final (como deve acontecer), Cielo cairá na piscina de Londres às 6 da manhã (horário de Brasília) do dia 2 de agosto.

100 metros livres – Cesar Cielo

Como todos sabemos, a especialidade de Cesar Cielo são as provas de velocidade. Além dos 50 metros, em que é o grande favorito, ele disputa com chances reais de medalha a prova dos 100 metros livres. Cielo foi bronze em Pequim nessa prova e pode repetir o feito, pois sempre figura entre os melhores, apesar de que a medalha de ouro está bem distante nessa prova.
Se Cielo chegar a final, vai disputar uma medalha às 16:17 do dia 1º de agosto.

100 metros peito – Felipe França

Felipe França é campeão mundial dos 50 metros peito. Porém, essa prova não é olímpica. Mesmo assim, ele ainda é um dos favoritos para os 100 metros peito, prova que ele possui o 3º melhor tempo do mundo.


Thiago Pereira

Thiago Pereira é o maior medalhista brasileiro na história do Pan Americano. No entanto, ele ainda não conquistou nenhuma medalha olímpica nas suas duas participações. Segundo Thiago, essa Olimpíada é a que ele melhor se preparou.
Thiago Pereira competirá em todas as provas de medley e, para conquistar a medalha de ouro, o que é bem difícil, teria que superar um dos maiores atletas de todos os tempos: Michael Phelps. O ouro está bem distante, mas já passou da hora de Thiago Pereira conquistar pelo menos uma prata ou um bronze.

Taekwondo

Em 2008, Natalia Falavigna conquistou a primeira medalha olímpica brasileira no Taekwondo. Como ela estará em Londres, nada mais natural do que apostar nela para uma de nossas apostas de medalha, mesmo com um retrospecto negativo nos últimos anos. Falavigna decepcionou inclusive no Pan de Guadalajara, sendo eliminada ainda na primeira fase.

Vela

Muitos dizem que o Brasil é o país do futebol. Em termos de Olimpíadas, o Brasil é o país da Vela. Ao todo são 16 medalhas olímpicas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze. A Vela é simplesmente o esporte que mais conseguiu medalhas para o Brasil em Olimpíadas.
Em 2012, teremos representantes em 7 classes na Vela.
Data: a partir do dia 29 de julho.
Robert Scheidt e Bruno Prada

Uma de nossas maiores esperanças de medalha de ouro em Londres está na classe Star, com Robert Scheidt e Bruno Padra. Eles foram campeões recentemente do terceiro mundial da dupla (segundo consecutivo), dessa vez na França. E se for falar do currículo de Scheidt, teria que fazer um post exclusivo para ele. O cara já foi bicampeão olímpico e 11 vezes campeão mundial. Ele abandonou a classe Laser simplesmente porque estava fácil demais e partiu para a classe Laser em 2007. A dupla também já conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim.
Voleibol


As seleções de vôlei não vêm em um bom momento. Porém, as duas estão entre as favoritas e nunca podem ser descartadas. Já são 7 medalhas em Olimpíadas, sendo 3 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze. Ou seja, é preciso ter respeito pelo Voleibol brasileiro.


Masculino

A equipe masculina de vôlei vem do pior resultado na Liga Mundial desde que Bernardinho assumiu a seleção em 2001. Mas como duvidar de uma seleção que conquistou 3 campeonatos mundiais, 1 medalha de ouro e uma de prata nas Olimpíadas? Isso porque estamos falando apenas da Geração Bernardinho.
A seleção masculina se classificou para a fase final da Liga Mundial apenas como a melhor segunda colocada de todos os grupos da primeira fase. Mesmo assim, fez feio na fase decisiva, perdendo por 3 a 0 de Cuba e por 3 a 2 da Polônia (que acabou sendo a campeã). Bernardinho já até ameaçou deixar o cargo de treinador quando as Olimpíadas de Londres acabarem.
Essa será a última Olimpíada de Escadinha, Ricardinho e Giba, que fizeram parte da seleção que conquistou o ouro em 2004. Então, a torcida é para que eles façam uma despedida honrosa.
O Brasil caiu em grupo fortíssimo, com seleções como Estados Unidos, Sérvia, Rússia e Alemanha. Ou seja, muita emoção em praticamente todos os jogos. Para se classificar para a próxima fase, basta estar entre as 4 melhores do grupo de 6.
Os favoritos para as medalhas olímpicas são: Rússia, Estados Unidos, Brasil e Polônia.
29 de julho – 18:00 – Brasil X Tunísia
31 de julho – 18:00 – Brasil X Rússia
2 de agosto – 16:00 – Brasil X Estados Unidos
4 de agosto – 18:00 – Brasil X Sérvia
6 de agosto – 18:00 – Brasil X Alemanha


Feminino

A seleção feminina de vôlei também não passa por um bom momento. Mari, uma das mais importantes atletas do time de 2008, foi cortada recentemente, causando uma certa polêmica interna. As meninas foram eliminadas precocemente do Gran Prix de Vôlei e enfrentaram muita dificuldade para encontrar a formação ideal da equipe, principalmente para definir a levantadora titular. Mesmo assim, chega como uma das favoritas nessa Olimpíada, juntamente com Rússia, Itália e Estados Unidos.
O grande problema no feminino é o fato da seleção norte-americana se sobressair demais frente às outras. Mas vamos torcer pelas nossas meninas que conquistaram o bronze em 2004 e o ouro em 2008.
28 de julho – 18:00 – Brasil X Turquia
30 de julho – 18:00 – Brasil X Estados Unidos
1º de agosto – 16:00 – Brasil X Coreia do Sul
3 de agosto – 18:00 – Brasil X China
5 de agosto – 18:00 – Brasil X Sérvia


Vôlei de praia

O Vôlei de praia é uma das modalidades que mais nos deram alegrias desde que estreiou nos jogos olímpicos, em 1996. De lá para cá, já foram 9 medalhas, sendo 2 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze. Em 2012, teremos, novamente, duplas com chances reais no masculino e no feminino.


Masculino

A dupla brasileira com mais chance de trazer o ouro para o Brasil é Alison e Emanuel. Eles venceram a penúltima etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e foram vice nas duas etapas anteriores. Além disso, a dupla está com 8.360 pontos, em segundo lugar no ranking mundial. A outra dupla masculina, Ricardo e Pedro, está em 6º com 5.480. A disputa será difícil pelo ouro, principalmente porque a dupla norte-americana, Gibb e Rosenthal, venceu duas das quatro últimas etapas do circuito mundial. Mas a esperança é que a experiência de Emanuel, que tem 39 anos e já conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas, faça a diferença.
29 de julho – 05:00 – Alison e Emanuel X Doppler e Horst (Áustria)
31 de julho – 05:00 – Alison e Emanuel X Heuscher e Bella (Suiça)
2 de agosto – 05:00 – Alison e Emanuel X Lupo e Nicolai (Itália)

Feminino

Assim como no masculino, a principal dupla feminina do Brasil também ganhou a penúltima etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em Berlim. Juliana e Larissa desbancaram a dupla chinesa favorita para as Olimpíadas, Chen Xue e Zhang Xi. Das 9 etapas do Circuito, as brasileiras subiram no pódio em 5, tendo conquistado a 4ª e a 9ª. Elas são forte candidatas às medalhas nos jogos olímpicos, mas quanto à possibilidade de ser dourada, é um pouco mais remota do que Alison e Emanuel, pois as rivais chinesas são as grandes favoritas e estão em fases excepcionais. As norte-americanas Walsh e May, atuais bicampeãs olímpicas, são sempre candidatas ao título de qualquer competição. A outra dupla feminina, Talita e Maria Elisa, não chegam como favoritas, mas podem surpreender.
28 de julho – 10:30 – Juliana e Larissa X Rigobert e Li Yuk
30 de julho – 05:00 – Juliana e Larissa X Holtwick e Semmler
1º de agosto – 10:30 - Juliana e Larissa X Klapalova/Hajeckova