Blog

Blog

8 de jul. de 2012

Com Deus não se brinca!...


O lado maldito de Nando Reis

   Amor, quero te ver cagar

   Nando Reis é hoje uma das vozes mais conhecidas, queridas e respeitadas do pop/rock nacional, coisa que com certeza vc está careca de saber. Mas, se vc não é nenhum pesquisador de rock nacional, vc talvez não saiba que Nando Reis já foi provavelmente um dos compositores mais malditos da música brasileira.
  Nando Reis fez parte da clássica banda de rock Titãs estando no grupo desde seu início. Lançaram seu primeiro álbum em 1984 e até 2001 ele fica no grupo deixando-o então para se dedicar exclusivamente a sua carreira solo.



Titãs em 1984. Nando Reis é o cabeludo de cabelos crespos

   Carreira de sucesso. Nando Reis hoje é bem conhecido por seu trabalho solo com canções como "O Segundo Sol", "Relicário" e "All Star" e como compositor de sucessos como "Resposta" e "Uma Partida de Futebol" gravados pelo Skank ou "Do Seu Lado" gravado pelo Jota Quest entre outros.
   Entretanto,  em seus tempos de Titãs encontramos entre suas composições músicas com letras que ainda hoje podem ser  um tanto quanto chocantes para algumas pessoas. Estamos falando de duas músicas em especial.


   Uma delas é "Igreja" do terceiro disco do Titãs Cabeça Dinossauro de 1986, que explicitamente manifesta repúdio por questões religiosas e vc pode conferi-la no vídeo e acompanhar sua letra logo abaixo. 




   
Igreja

Eu não gosto de padre
Eu não gosto de madre
Eu não gosto de frei.

Eu não gosto de bispo
Eu não gosto de Cristo
Eu não digo amém. 

Eu não monto presépio
Eu não gosto do vigário
Nem da missa das seis. 

Não! Não!

Eu não gosto do terço
Eu não gosto do berço
De Jesus de Belém.

Eu não gosto do papa
Eu não creio na graça
Do milagre de Deus.

Eu não gosto da igreja
Eu não entro na igreja
Não tenho religião.

Não!

Não! Não gosto! Eu não gosto!
Não! Não gosto! Eu não gosto!



   A outra canção é "Isso Para Mim é Perfume" do disco Tudo ao Mesmo Tempo Agora de 1991, o sétimo da banda, uma música que de acordo com o autor é sobre a máxima intimidade que se pode ter com uma pessoa. Mas que pra quem não está muito habituado com as múltiplas facetas e possibilidades da arte soa como pornografia suja.





Isso Para Mim é Perfume

Isso para mim é perfume
Suor, fedor
Isso para mim é garboso
Cabelo embaraçado
Dente não escovado
Chupar o seu dedão

Cheirar sua calcinha 
Cheirar sua calcinha suja da menstruação

Isso para mim é enfeite
A cabeça do pau faz esporra de leite
Pra tomar de manhã
No café da manhã
E também no almoço
E depois no jantar

Amor, eu quero te ver cagar.

    Acho que minha mãe não compraria um disco com músicas como essas.
   Nando Reis e os Titãs abandonaram esse lado "revoltado" a partir do seu nono disco Domingo e começaram a assumir então uma imagem mais comportada e mais de acordo com o que a sociedade em geral considera aceitável. Isso se deveu a maturidade, ao casamento e a contituição de famílias por parte de seus membros.  Mas acredito também que o fato de a vendagem de discos vir caíndo muito a cada lançamento teve um peso significativo nessa mudança de atitude. Quando Nando Reis e os Titãs parecem ter descoberto que cantar "É Preciso Saber Viver" vende mais do que "Amor, quero te ver cagar". Né mãe?

     com Deus não se brinca