Blog

Blog

8 de jul. de 2012

Futebol é bola na rede!...


Top 12 finais emocionantes de campeonatos estaduais

No último domingo acompanhamos as finais dos campeonatos estaduais pelo Brasil. E o DiBico E.C preparou o Top dessa semana com as finais de campeonatos estaduais mais emocionantes dos últimos tempos. É bom ressaltar que muitas finais podem ter sido mais bonitas, com placares mais elásticos e com campanhas mais sólidas do time vencedor. Mas nessa lista pretendemos mostrar as finalíssimas que de fato causaram maior emoção aos torcedores. São conquistas dramáticas, apertadas, polêmicas, com quebra de jejuns, tabus, viradas, ou seja, ingredientes que as tornam parte da história do futebol nacional.

Botafogo campeão Carioca 1989: Após 21 anos de jejum na competição, o alvinegro carioca venceu o título de forma invicta e venceu o Flamengo na final do campeonato com o placar apertado e dramático de 1 a 0, com gol no fim de Maurício. O botafoguense, enfim, comemorou com autoridade a importante conquista.


Fluminense campeão Carioca 1995: O tricolor carioca venceu por 3 a 2 uma partida incrível, em que a chuva deixou o famoso clássico Fla-Flu em uma verdadeira luta no gramado. E o tento da grande vitória  do Fluminense saiu aos 42 minutos do segundo tempo, com o inusitado gol de barriga de Renato Gaúcho. Um jogo histórico e que retrata bem a rivalidade dos estaduais cariocas.

Cruzeiro campeão Mineiro 1997: O time celeste entrou em desvantagem, pois o adversário, o Villa Nova, entrou podendo empatar  para conquistar o título. O jogo também ficou marcado pelo recorde de público no estádio Mineirão, com 132.834 torcedores. Placar final: 1 a 0 apertado, suado, mas com muita emoção para os torcedores presentes.

Atlético campeão Mineiro 2000: Após vencer a primeira partida da decisão por 2 a 1, o galo precisava apenas de um empate para levar o título. E foi o que aconteceu. O galo saiu na frente, mas o Cruzeiro empatou no fim e buscou uma virada histórica. Mas o galo conseguiu se segurar e ficou com o disputado caneco daquele ano.

Flamengo campeão Carioca 2001:. O rubronegro entrou em campo precisando da vitória por 2 gols de diferença para derrotar o Vasco e conseguir o título. Mas o 1 a 1 no primeiro tempo obrigava o Flamengo a marcar mais dois gols para levantar o caneco. Edílson marcou aos 8 minutos da etapa final e deu esperanças aos torcedores do mengão. E aos 43 minutos o grande momento do jogo: falta para o Flamengo, Petkovic na bola e uma cobrança perfeita no ângulo, fazendo 3 a 1 e levando a torcida flamenguista ao delírio. Aquela cobrança jamais será esquecida pelos flamenguistas.

América Campeão Mineiro 2001: O coelho não vencia o campeonato mineiro havia 8 anos. O primeiro jogo da decisão foi 4 a 1 para o América, por isso o coelho poderia perder por até 2 gols de diferença na segunda partida. E foi o que aconteceu. O Atlético vencia o jogo por 3 a 0 até os minutos finais da partida, quando o atacante Alessandro fez o gol salvador do América. Final, 3 a 1 pro galo, mas quem fez festa foi o a torcida verde e branca do América.

Flamengo campeão Carioca 2007: O campeonato estadual do Rio de Janeiro teve pela primeira vez o vencedor decidido em uma disputa de pênaltis. Após o 2 a 2 na primeira partida, o jogo final terminou com o mesmo placar, trazendo muita emoção, impedimento mal marcado, expulsão, confusão e nervosismo nas penalidades. No fim, o goleiro Bruno pegou dois pênaltis e foi o herói da conquista do Flamengo!

Flamengo campeão Carioca 2009: A decisão do estadual deste ano, assim como em 2007, teve que ser decidida nas cobranças de pênaltis após os dois jogos decisivos terminarem com o placar de Flamengo 2 x 2 Botafogo. Na partida decisiva deste ano, o Flamengo abriu a vantagem de 2 a 0, com dois gols de Kléberson. Mas o Botafogo foi valente e empatou de forma emocionante, com Juninho e Túlio Souza. Nos pênaltis, Bruno novamente brilhou e defendeu duas cobranças, levando o Flamengo ao título Carioca de 2009.

Santos Campeão Paulista 2010: O Santos tinha a vantagem de poder perder por 1 gol de diferença, mas mesmo assim o jogo decisivo foi bastante dramático para o peixe. A equipe do Santo André foi pra cima e  logo no início abriu o placar. O peixe empatou com um belo gol de Neymar, mas a equipe do interior voltou a ficar na frente. O menino Neymar empatou novamente. E Branquinho voltou a colocar o Santo André mais uma vez na frente do marcador. Nos últimos 10 minutos, o Santos jogou com apenas 8 jogadores, já que Marquinhos, Léo e Roberto Brum haviam sido expulsos. Mesmo assim a equipe santista conseguiu segurar a pressão do Santo André, que ainda acertou uma bola na trave aos 44 minutos, antes do juiz apitar o fim do jogo e decretar o dramático título do Santos.

Cruzeiro campeão Mineiro 2011: O Cruzeiro precisava da vitória para ser o campeão estadual. O time celeste entrou pressionado em campo, após ser eliminado precocemente na Copa Libertadores e por ter perdido o primeiro jogo da final estadual para o Galo por 2 a 1. E o primeiro gol do Cruzeiro só veio aos 30 minutos do segundo tempo, com Wallyson. Aos 41 minutos de jogo, Gilberto fez 2 a 0 e deu números finais ao jogo, cravando o título estadual de 2011.

Internacional campeão Gaúcho 2011: Depois de 29 anos sem vencer o Grêmio em uma final jogada no estádio Olímpico, o colorado soltou o grito de “é campeão!” Em um jogo marcado pelas viradas, provocações, diferentes sentimentos dos torcedores e uma disputa emocionante de pênaltis. Ou seja, todos os ingredientes de uma grande decisão envolvendo rivais gigantes.

Bahia campeão Baiano 2012: Um jogão de 6 gols, no qual os dois times estiveram próximos da taça, assim foi a finalíssima com o placar de Bahia 3 x 3 Vitória. Com o emocionante empate, o Bahia levou a melhor pois tinha a vantagem do empate. Os torcedores certamente nunca se esquecerão dessa tarde cheia de grandes reviravoltas, principalmente o torcedor do Bahia, que terá bons motivos para recordar.