Blog

Blog

28 de jul. de 2012

Felipão, o rei das copas

Coroa de rei das copas

Felipão, Rei de Copas

O Palmeiras conquistou quarta-feira a Copa do Brasil de 2012. Essa foi a segunda edição vencida pelo time palmeirense. A primeira foi em 1998 e, coincidentemente ou não, o treinador também era Luiz Felipe Scolari.
Quando pensamos nos melhores treinadores do Brasil, alguns nomes estão sempre na lista, como: Felipão, Muricy e Luxemburgo. Mal ou bem, independente de como eles estão no momentos, todos tem uma coisa em comuns: títulos numerosos. Porém, Luiz Felipe Scolari distoa desses nomes quando analisamos as principais conquistas de cada um. Ele não tem muitos títulos de campeonatos, apenas 1 em 1996 pelo Grêmio. A grande maioria são copas. Enquanto Vanderlei já conquistou 3 edições do Campeonato Brasileiro e Muricy 4, Felipão já conquistou 4 Copas do Brasil, 2 Libertadores e 1 Copa do Mundo.
Relembre todas essas conquistas de Felipão, o Rei das Copas.

Copa do Brasil de 1991

Time: Criciúma


Felipão foi responsável pela primeira zebra da Copa do Brasil ainda na 3ª edição da competição. O título foi o mais importante da história de um clube do estado de Santa Catarina. Nascia o grande treinador copeiro que estamos acostumados a ver.
O vídeo abaixo conta a história do título. Felipão se pronuncia a partir de 3:20.






Copa do Brasil 1994
Time: Grêmio


Depois do título pelo Cricíuma, Felipão passou por dois times do mundo árabe e retornou para o futebol brasileiro em 1993 para se consagrar como um dos maiores técnicos do país. Em 1994, Felipão levou o Grêmio à conquista de mais uma Copa do Brasil. Esse era o segundo título na competição do treinador e do próprio clube.





Copa Libertadores 1995

Time: Grêmio


O título de 1994 rendeu ao Grêmio o direito de jogar a Copa Libertadores do ano seguinte. E Felipão não iria desperdiçar essa oportunidade de se consagrar definitivamente. Scolari comandou o time de Jardel, Paulo Nunes, Arce, Carlos Miguel e cia. que levou o tricolor gaúcho ao bicampeonato da principal competição do continente.



Copa do Brasil de 1998

Time: Palmeiras


Depois do sucesso arrasador no Grêmio e de uma rápida passagem pelo futebol japonês, Felipão chegou ao Palmeiras em 1997, quando foi vice campeão brasileiro. No ano seguinte, Felipão começou a entrar para a história do clube, conquistando a Copa do Brasil. O time de Paulo Nunes, Oséas, Galeano e Roque Júnior derrotou o Cruzeiro de Fábio Junior, Valdo e Gilberto nos últimos minutos da final.





Copa Mercosul de 1998
Time: Palmeiras


Em 1998 a rivalidade entre Palmeiras e Cruzeiro foi bem acirrada. Depois de vencer a Copa do Brasil sobre o time mineiro, o alviverde foi eliminado do Campeonato Brasileiro pelo time celeste nas quartas de final. E não é que os dois clubes se encontraram novamente na final da Mercosul daquele mesmo ano?!?! Felipão passou por cima do Cruzeiro e venceu a final com duas vitórias.





Copa Libertadores de 1999

Time: Palmeiras


Felipão começou 1999 cheio de moral devido ao excelente ano de 1998. Mas ele não estava satisfeito e queria entrar de vez para a história do clube. E nada melhor para isso do que conquistando o maior título de todos os tempos da instituição. Em 1999 o Palmeiras foi campeão da Libertadores eliminando o maior rival, Corinthians, nas quartas de final.



Torneio Rio – São Paulo

Time: Palmeiras


Um ano após o título inédito da Libertadores, Felipão quase repetiu a conquista no ano seguinte. Porém, esbarrou no Boca Juniors na final e teve que amargar o vice campeonato. So que nem tudo foi tristeza em 2000. O Palmeiras conquistou o Torneio Rio São Paulo, vencendo de goleada o excelente time do Vasco da Gama na final.



Copa Sul Minas

Time: Cruzeiro


Ok. Nó sabemos que a Copa Sul Minas não é tão importante como as outras que estão neste post. Contudo, como o Torneio Rio-São Paulo está aqui, a Sul Minas não poderia ser desconsiderada. Felipão conquistou a Sul Minas de 2001 com o Cruzeiro, vencendo o Coritiba na final e eliminando o maior rival, Galo, na semi.



Copa do Mundo de 2002

Seleção brasileira


Felipão saiu do Cruzeiro em 2001 diretamente para a seleção brasileira às vésperas da Copa do Mundo de 2002. E o resultado disso todo mundo já sabe. Brasil pentacampeão.






Outras copas a serem valorizadas:
Libertadores 2000 – Vicecampeão com o Palmeiras
Eurocopa 2004 – Vicecampeão com a seleção de Portugal
Copa do Mundo 2006 - 4º colocado com a seleção
de Portugal

Brasil 2x0 Alemanha (Copa do Mundo 2002 Coréia/Japão FINAL)



     Jogadores invadem coletiva e 'arrasam' com Felipão.

     Copa do Mundo 2002 - final - Brasil 2 x 0 Alemanha