Blog

Blog

22 de jul. de 2012

Efeitos das Tempestades Solares - Auroras no Brasil? - Buraco Coronal triângular





Uma esfera esquisita surgiu ao lado do Sol no dia 11 e um especialista da Nasa veio a público para explicar que o fenômeno é uma proeminência do filamento, confira o vídeo na última atualização.

Estranhas imagens ainda persistem, frequentemente o Sol apresenta buracos coronais que são áreas onde a coroa solar é mais escura, fria, e possui uma densidade de plasma mais baixa do que a média da coroa (cerca de 100 vezes menos do que a média), mas dessa vez o que se parece com mais um, apresenta uma aparência bem interessante e peculiar, um triângulo e é enorme. Veja as imagens:






Também no dia 13 nosso amigo que parecia ter se acalmado desencadeou outra erupção forte classe M7 ainda da macha solar 1429 que já não está mais diretamente voltada para a Terra mas vai afetar o planeta. Os analistas do laboratório de Clima Espacial Goddard dizem que a CME é rota para a Terra, seu impacto será em 15 de março e poderia provocar tempestades geomagnéticas moderadas. Além disso, os prótons acelerados pela queima pululam em torno da Terra, causando um tempestade de radiação de classe S2, que resultou em blackout de rádio.


A recente atividade sustentada pelas manchas solares AR1429 manteve o Círculo Polar Ártico aceso com auroras durante quase duas semanas. O guia turístico Chad Blakely disse: "Eu gastei muitos milhares de horas assistindo e fotografando as Luzes do Norte" "e posso dizer honestamente que nunca vi o auroras tão forte por tantos dias seguidos". Veja que lindas luzes no céu no filme que ele fez em 12 de março:



Mas as auroras não acontecem apenas no Norte, acontecem também no Sul, são as auroras austrais e quase ninguém fala delas.


Até o Brasil em 2005 recebeu alerta de possível aurora, mas acho que não se confirmou, porque não achei as imagens, mas o alerta foi dado no jornal da ciência, pelo pesquisador Odin Mendes Júnior, do Laboratório de Eletrodinâmica Planetária do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Confira clicando no link. 

Pelo jeito não aconteceu no Brasil em 2005 e ainda não aconteceu em 2012, mas não significa que não pode acontecer. Em compensação, o astronauta holandês Andre Kuipers tirou uma foto da aurora austral que, neste caso, é visível entre a Antártida e a Austrália. A imagem mostra ainda partes da ISS (Estação Espacial Internacional) em um clique feito no último sábado (10), que foi divulgado pela Nasa (agência espacial americana) nesta terça-feira (13).


Conseguimos também mais uma vez ouvir o som das explosões solares e sentir os efeitos das tempestades, os comentários dos leitores do blog estão ricamente recheados de informações nesse sentido, pessoas que trabalham no setor de energia e telecomunicações, parentes de pilotos de aviões e nós que observamos no dia a dia o não ou mal funcionamento de tecnologias que dependem desses dois fatores. Quedas e oscilação de energia, celulares sem sinal, mensagens de sms que chegam com atraso etc, separei alguns links interessantes no final do post.

Não deu tempo de contar os terremotos mas numa olhada rápida, a Terra treme bastante e hoje ocorreram dois terremotos fortes em Honshu no Japão, um de 6.9 e outro de 6.1.

E o Vulcão Sakurajima aumentou a atividade no sul do Japão, teve erupções ao longo dos últimos dois anos, mas elas ficaram mais violentas na segunda-feira (12), lançando pedras de 50 centímetros a uma distância de quase dois quilômetros.

O Sol por enquanto está quietinho, as manchas 1432, 1433 e 1434 atualmente são magneticamente estável, mas os efeitos de toda a energia recebida pelo Sol ainda podem ser observadas nos próximos dias, é só acompanhar.




Explosão solar cala celulares - Saiu no Jornal Dia