Blog

Blog

7 de jul. de 2012

Domingo de sucessos!...

Um show eletrizante: bobinas Tesla


Até agora a coluna de áudio e temas aleatórios tem sido bastante tranquila, como a de
instrumentos legais e pouco conhecidos semana passada. Mas achei algo um pouco mais técnico que quis comentar: música feita através de raios de energia.

Passeando pela internet entre sites e notícias, volta e meia a gente encontra alguma curiosidade. A de hoje me deixou particularmente curiosa, e o achado foi esse vídeo:

No blog de Tech, já foi publicado algo semelhante há algum tempo, mas não comenta muito sobre como uma bobina pode reproduzir música. Eu tentarei, mas não sou nenhuma expert – correções e toques são bem vindos.
Os sons e raios são reproduzidos através das bobinas que levam o nome de um grande engenheiro elétrico naturlizado americano, criador da corrente alternada, usado até hoje em residências e estabelecimentos. Em seus estudos, Tesla pesquisava tanto elétrica quanto ondas sonoras (existem mais semelhanças entre os dois do que muita gente imagina), e essa os mais sádicos vão adorar: boa parte de seus experimentos tinham propósito bélico. Esse vídeo aqui abaixo mostra bastante disso:
Além da parte nerd, a aula de história aí em cima mostra o princípio básico das bobinas, com o exemplo do “Picapau Russo” – uma espécie de ‘antena gigante’ que mandava ondas de frequência extremamente baixas para o ambiente, tentando detectar satélites americanos no espaço, como um radar. As bobinas que fazem música também são assim: um impulso eletromagnético dispara o raio.
Muito provavelmente você já brincou com uma bobina desssas e nem sabia. Esse aqui mostra na prática como ela funciona: um impulso elétrico amplificado.
Para fezer ter som, é mandado, obviamente, energia sonora à bobina. Isso significa “mandar música”. Quem faz as ‘versões’ das músicas dos próximos vídeos muitas vezes pega arquivos em MIDI da música, e libera para a bobina. A energia liberada é forte o suficiente para ser ouvida sem a necessidade de um alto falante.
Agora, quer saber uma coisa realmente interessante? Esse é o princípio básico de funcionamento de um alto falante! Uma corrente alternada que libera energia. No caso do falante, essa energia movimenta um íma, que desloca o ar e faz o falante se mover. Já com a bobina… isso ganha o nome de “falante de plasma”.
Sádicos querem inventar fones de ouvido assim, para funkeiros.


O sétimo disco de estúdio de Michael Jackson está fazendo aniversário. Em comemoração, “Bad” será relançado em uma nova versão, box, trazendo músicas remasterizadas e material inédito em vídeo.


O pacote de luxo, chamado “Bad 25”, trará três CDs, um DVD e um booklet. Todo o material será exclusivamente relacionado ao sétimo disco de Michael, sendo o CD como foi lançado, uma versão remasterizada, e o áudio de um dos shows da turnê do disco. O DVD, trará imagens inéditas desse show.

São imagens retiradas do arquivo pessoal de Jackson, gravadas em um dos shows do rei do pop. A apresentação aconteceu no estádio de Wembley (Londres), em 16 de junho de 1988, com um público de mais de 72 mil pessoas – entre elas, a princesa Diana.
Mesmo depois de todo esse tempo, esse será o primeiro show da turnê de Bad a ter um lançamento oficial, e, para a alegria dos fãs, um comunicado oficial informa que não haverá cortes nas gravações.
Achou que ainda é pouco? Tudo bem, ainda tem mais: algumas gravações que não entraram na edição final do disco original e outras músicas demo também estarão nos CDs.
O lançamento do box deve acontecer dia 18 de setembro, enquanto espera você pode lembar como era ”Bad” e seu videoclipe:

Michael Jackson Thriller HD


     O Menino Michael Jackson - The Jackson Five (Documentário)


     Ultimo Ensaio de Michael Jackson e Homenagem o Rei do POP - Veja outros Video!!


     Aprenda Moonwalk e outros passos de Michael Jackson

     Homenagem-3 Anos sem Michael Jackson (BruhMissJackson)



Seleção musical: o melhor de Roberto Carlos




Como É Grande O Meu Amor Por Você:




Outra Vez:


Detalhes:


Amigo:



Eu Quero Apenas:


É Preciso Saber Viver:


Nossa Senhora (com a participação de Daniel, Zezé di Camargo & Luciano e vários outros cantores):


Jesus Cristo:


Top Five do R.E.M + a nova música de Peter Buck

O fato é que Peter Buck, ex-R.E.M, divulgou em uma rádio a sua primeira faixa como trabalho solo. Mas, mesmo que as pessoas acabem gostando da música ou a crítica adore a canção; ainda é de Peter no R.E.M que nos lembramos.

Em um Top 5 com cinco das músicas mais conhecidas do R.E.M, vai o bônus:”10 Million B.C”, por Peter Buck.

O R.E.M foi uma banda estadunidense formada em 1980, que ao longo dos anos vendeu um total de mais de 50 nilhões de discos. Venceu alguns Grammy, teve seus discos de ouro, mas durante os anos 2000 o grupo já não ia muito bem das pernas. Quando anunciaram sua separação, em setembro 2011, um dos comentários mais recorrentes era “eu não acredito que eles duraram tanto tempo”.

Quer tenham durado muito tempo, quer não; o fato é que suas músicas foram de um sucesso enorme. Estilo essas que ficam na cabeça, aqui estão cinco das mais populares:
Quinto Lugar: Everybody Hurts
Quarto Lugar: Loosing My Religion
Terceiro Lugar: Bad Day
Segundo Lugar: It’s The End Of The World as the World It
A música do R.E.M. que mais pessoas já devem ter ouvido: Shine Happy People
Faixa bônus: a música nova de Peter Buck
O ex-guitarrista do R.E.M começa a se aventurar em carreira solo. O músico apresentou sua primeira faixa, ”10 Million B.C”, na última quinta feira (14) em um programa de rádio – lógico que a faixa caiu na rede.
Depois de ouvir tudo isso de Buck “no R.E.M.”, vamos ver como ficou seu trabalho solo:


Ouça todas as músicas dos Beatles em oito minutos


A carreira dos Beatles durou apenas dez anos, mas eles gravaram 12 álbuns antológicos. Quem é fã da banda pode passar o dia inteiro ouvindo os registros de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr – mas quem tem tempo para isso?

Pensando nisso, o DJ Ramjac uniu todas as canções para você ouvir de uma única vez em pouco mais de oito minutos. “All Together Now – Everything the Beatles Ever Did” reúne desde os clássicos até canções pouco conhecidas. Ouça:


All Together Now – Everything the Beatles ever did. by ramjac


Você conhece todos os álbuns da banda? Então veja abaixo os discos dos rapazes de Liverpool, os anos de lançamentos e as capas dos projetos:

“Please Please Me” (Parlophone, 1963)





“With the Beatles” (Parlophone, 1963)



“A Hard Day’s Night” (Parlophone, 1964)



“Beatles for Sale” (Parlophone, 1964)



“Help!” (Parlophone, 1965)



“Rubber Soul” (Parlophone, 1965)



“Revolver” (Parlophone, 1966)



“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (Parlophone, 1967)



“The Beatles” (“White Album”, também conhecido em português como “Álbum Branco”) (Apple, 1968)


“Yellow Submarine” (Apple, 1969)



“Abbey Road” (Apple, 1969)





“Let It Be” (Apple, 1970)

72 anos de uma estrela na bateria


Ringo Starr está apagando 72 velinhas em seu bolo de aniversário hoje, e completando este ano 55 anos de carreira, afinal está no meio musical desde os 17. Inspiração para muitos bateristas, Ringo fez história como integrante dos Beatles, banda que se tornou um nome ímpar na história da música.
Quer um motivo para se inspirar no Ringo? Te dou até dez.

Essa é a história da vida de um baterista: carregar a maior quantidade de cases, demorar mais tempo para montar tudo. Todo mundo começa a tocar junto enquanto ele ainda está afinando a bateria e, ainda por cima, não aparecer na foto por ficar lá no fundo, atrás dos pratos. Foi assim que Ringo saiu dos Beatles, quando a banda acabou.

Por ser “um dos Beatles”, não teve tantos problemas com o fim do grupo, mas a primeira música completamente criada por ele foi justamente “Lennon and McCartney, here I come!”; escrita justamente por perceber que o brilho dos amigos o ofuscava um pouco. Porém não pense que isso foi totalmente negativo: Richard Starkey (seu nome de batismo!) tinha muito mais personalidade do que isso para se deixar levar por uma bobagem dessas… E já havia cantado algumas coisas nos Beatles, caso a bateria não desse muito certo por algum motivo!

Com uma longevidade incrível para um músico que passou por problemas com álcool e reabilitações, Ringo tem algumas qualidades que devem ser reconhecidas. Em homenagem ao seu aniversário, eis algumas características sobre Starr que não costumam aparecer em todo lugar:
1. Quando John Lennon morreu, Ringo foi o único a visitar Yoko Ono. Ele interrompeu suas férias nas Bahamas, e passou uns dias brincando com Sean, filho do casal, ainda bebê. Lealdade.
2. Personalidade e confiança : ele foi o primeiro a se demitir dos Beatles. Quando as coisas começaram a ir mal na banda e George Harrison abandonou uma das gravações, imediatamente sugeriram colocar Clapton no lugar dele. Quando o baterista fez a mesma coisa, porém, ao voltar encontrou uma ótima recepção dos amigos.
3. Atualmente existe uma modinha dos músicos mais velhos fazerem disco “voltando às origens”, e Ringo foi um dos que lançou a ideia, com “Sentimental Journey” – 40 anos antes do saudoso “Kisses on the Bottom”, de McCartney.
4. Ringo também foi o primeiro ex-Beatle a fazer um álbum solo com músicas propriamente ditas. Seus colegas lançaram mais álbuns experimentais, que não foram considerados realmente canções, com letra e tudo mais… Além disso, entre os que os ex-colegas de banda estavam lançando na época, os “Ringo” e “Goodnight Vienna” do baterista foram os que venderam melhor.

5. De certo modo, era Ringo quem mantinha os ex-Beatles próximos, mesmo após a separação da banda. Participou dos discos solos de todos os colegas, e era o destinatário das músicas doadas por eles. Quando McCartney anunciou que estava saindo do grupo e lançaria seu disco solo no mesmo dia de “Let it Be”, Ringo foi até sua casa tentar convencê-lo a não fazer isso, mas não teve muito sucesso.
6. Assim como ele participava dos discos dos outros, os demais também participavam de seus projetos, ficando tão próximos de gravar juntos como sempre estiveram.
7. Com uma personalidade aparentemente tranquila, se casou com a atriz Barbara Bach, teve uma casa em Monte Carlo e outros lugares luxuosos, conheceu e ficou amigo de Keith Moon, Marc Bolan, Frank Zappa, Harry Nilsson e Joe Walsh. Um grupo “All Starr” depois do ouro.
8. Em diversos modos, era o Beatle mais prático: se estava em alguma rehab e não gostava da comida, simplesmente saía do lugar.
9. Personalidade: Ringo foi o primeiro Beatle a aparecer de barba, mas lhe recomendaram que a tirasse para manter o visual ‘mop top’ da banda.
10. Os bateristas Ginger Barker e Keith Moon podem ter chamado mais a atenção, mas o solo de bateria no lado B de Abbey Road ainda é um dos mais memoráveis de todos os tempos. Salve Ringo Starr!

Novo Alanis Morissette em agosto


O próximo trabalho da cantora canadense Alanis Morissette finalmente tem tracklist e data de lançamento: 28 de agosto estará à venda seu primeiro disco de estúdio em quatro anos.

“Havoc And Bright Lights” será o oitavo disco de Alanis, como sucessor de “Flavors Of Entanglement”, de 2008. O primeiro single será “Guardian”, previsto para estrear no iTunes Store por volta do dia 15 de maio.

A produção ficou nas mãos de Guy Sigsworth, que traz no currículo algumas produções de Madonna e Britney Spears; e Joe Chiccarelli, que já trabalhou com Grace Potter e Frank Zappa. Alanis, em nota, comentou um pouco sobre o disco.
“Este disco, como sempre, é um retrato do que me deixa obcecada, preocupada, e o que me atinge às quatro da manhã em meus momentos mais instrospectivos. (…) É meu comentário psicológico, social e filosófico através da música.”
A tracklist já foi divulgada, e o álbum será composto pelas seguintes músicas: “Guardian”, “Woman Down”, “Til You”, “Celebrity”, “Empathy”, “Lens”, “Spiral”, “Numb”, “Havoc”, “Win and Win”, “Receive” e “Edge of Evolution”.
Recentemente, uma música pouco conhecida da Alanis vazou na internet. “Magical Child” não fará parte do ”Havoc And Bright Lights”, e sim do “Every Mother Counts 2012”, em apoio à fundação homônima, que tenta diminuir a taxa de mortalidade de mulheres grávidas. Você pode ouvir aqui:

Madonna choronna


“Don’t cry for me, Alemanhaaa”… Madonna, em meio à MDNA Tour, se emocionou durante um show essa semana. Se apresentando em Berlim, se emocionou enquanto cantava “Like a Virgin”. Realmente, é uma música bem profunda…

A cantora já pagou peitinho (de propósito) em Istambul, já exibiu o bumbum em Roma e em Berlim, sabe-se lá porque, o “toque MDNA” foi bem diferente: ela se emocionou enquanto cantava, o que acabou sendo mais surpreendente do que mostrar os peitos.

Era uma versão mais calma de “Like a Virgin”, sucesso da cantora desde 1984; semelhante a um acústico. Juntando ao chororô, o clima ficou bem melancólico… Problema resolvido por um dançarino sem camisa, todo lindo, para tirar Madonna da deprê. Ele a coloca em um espartilho, e quando puxa, a faz respirar fundo, continuando a canção.
A versão mais lenta ficou realmente tocante, e além disso o que se pode dizer é: Madonna, fazendo parecer sexy um homem amarrando seu espartilho desde a MDNA Tour.

“Caixa Eller” já está nas lojas


Caixa com a discografia de Cássia Eller homenageia a cantora que faleceu há 10 anos.

Há uma década, Cássia Eller nos deixou para cantar ao lado de seus heróis, como Cazuza e Renato Russo. Em sua homenagem, a Universal Music anunciou o lançamento da caixa “Mundo Completo de Cássia Eller”, carinhosamente apelidada de “Caixa Eller”.




O box é uma verdadeira viagem temporal pelos últimos anos da música brasileira, começando pelo auto-intitulado CD de estreia da cantora, de 1990, passando pelo ácido “O Marginal” (1992) e suas homenagens a Cazuza com “Veneno Antimonotonia” (1997) e o CD ao vivo da turnê deste disco, “Veneno Vivo” (1998). O projeto fazendo uma escala final no “MTV Acústico” (2001) e no DVD “Violões”, lançado em 2010.




Esses são apenas alguns dos nove álbuns que podem ser encontrados nessa caixa, além do DVD mais recente, em um acabamento que é um verdadeiro presente de natal para os fãs da cantora que, por acaso, ainda não tenham seus registros em casa.