Se o músico seguisse a idade mínima para um homem se aposentar no Brasil (65 anos), nós já teríamos perdido as esperanças de ver o ex Beatle nos palcos novamente. Mas, completando hoje seus 70 anos, McCartney continua com músicas e disposição o suficiente para mais alguns anos de trabalho, para o deleite de fãs e simpatizantes.
“Macca”, como a Wikipedia diz que é o apelido dele, está em atividade faz mais ou menos 55 anos. Para ficar um pouco diferente da costumeira ‘biografia de aniversário’ que aparece por aqui, hoje sua história será contada apenas através de vídeos, de diferentes épocas de sua carreira.

McCartney nasceu dia 18 de junho de 1942, em um hospital de Liverpool. Conheceu George Harrison ainda jovem, a caminho da escola; e perdeu sua mãe aos 14 anos – o que, mais tarde, o aproximaria de John Lennon, que também perdeu sua mãe cedo. Paul foi se interessar realmente por música só aos 15 anos, quando os Beatles começaram a se formar, mas já sabia tocar alguns instrumentos por influência de seu pai.

E aqui começa nossa vídeo-biografia: no início dos anos 1960, Paul McCartney com os Beatles, já como baixista:


Nesse segundo vídeo, o oficial de “I Feel Fine” (1965), dá pra ver bem como era o baixista dos Fab Four em seu início de carreira. Em 1966, a banda parou de fazer shows ao vivo, no auge da fama. Ainda gravaram mais alguns discos até o fim do grupo em 1970, e foi nesse meio tempo que aconteceu aquele show no topo de um prédio, com um McCartney já bem diferente do que era no começo do quarteto :


“Let it Be” é, além o nome do último disco dos Beatles, nome de uma das mais famosas deles, creditada a Lennon e McCartney, mas provavelmente solo do nosso aniversariante, de destaque especial na gravação aí em cima.
Foi então que começou a carreira solo de Paul. O primeiro disco (gravano no estúdio particular de sua casa, com o músico tocando todos os instrumentos e sua esposa, Linda, nos backing vocals), apesar do sucesso, foi considerado caseiro demais para os críticos. Depois, voltou a ter um grupo: os Wings, contando com Linda no tecldo e Danny Laine na guitarra:

Uma década depois, Paul foi preso por oito dias por posse de maconha, o que resultou no fim do grupo. A partir de então, em 1980, McCartney começou ma carreira de sucessos solo, tndo conquistado milhares de homenagens, títulos eprêmios ao longo dos anos, com apresentações importantes como a do jubileu da Rainha Elizabeth II e a abertura das Olimpíadas esse ano.
São mais de 50 anos de carreira em seus 70 de vida, deixando um marco permanente na história da música. Para encerrar, um vídeo de cada década desde então, só para mostrar a carinha do músico ao passar dos anos… E um feliz aniversário para Paul McCartney!