Esta notícia me lembrou duas coisas: o filme “Fim dos Tempos” do diretor M. Night Shyamalan, e um episódio da série MythBusters em que eles testam o “mito” de que plantas sentem. Como não encontrei os vídeos no Youtube, resolvi postar só as duas partes em que eles fazem o experimento com uma planta (e estranhamente com ovos e iogurte, mas enfim…).
 O mais interessante do experimento, é que a princípio eles CONFIRMARAM que a planta teve reações a uma presença humana amiga, e uma hostil. Eles mesmos ficaram super desconcertados com isso.  E percebam um detalhe: na segunda tentativa, com a planta e o polígrafo dentro de um container, o ataque mental mais forte conseguiu ainda assim provocar oscilação… Provavelmente, os outros “ataques” por não serem tão fortes, não conseguiram atingir a planta de maneira significativa. Uma pena que não consegui encontrar a parte final do experimento, com o EEG. Mas após esse último teste, “concluíram” que deve ter havido algum “engano” ou “falha” nos anteriores e decidiram que não, as plantas não sentem. Estou mais inclinada a pensar que talvez o “atacante” não tenha mais se esforçado tanto nos últimos ataques… Afinal, duvido muito que eles desejavam ou mesmo gostariam de comprovar esse “mito” em particular como verdadeiro… Na verdade, em nenhum momento do episódio eles sequer demonstraram estarem abertos a essa possibilidade. Enfim…vejam e reflitam:

Parte 1:
Parte 2:


Cientistas descobriram que, quando são atacadas, plantas liberam gás invisível que serve como alerta

Cientistas parecem ter flagrado aquela que pode ser uma prova de que as plantas se ‘comunicam’ entre si.
Por meio de câmeras e equipamentos especiais, eles chegaram à conclusão de que quando atacadas, algumas plantas liberam um gás invisível, que serviria para alertar as outras sobre o risco.
Os cientistas da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, acreditam que o experimento mostra parte de um sistema complexo de comunicação entre os vegetais.


 
Fonte: BBC Brasil