Blog

Blog

16 de jul. de 2012

Assista a uma mulher acariciando e alimentando um enorme tubarão branco na boca



Circula na web um vídeo incrível mostrando Valerie Taylor, uma especialista em tubarões de renome mundial, alimentando um grande tubarão branco na boca, como se ele fosse um animal dócil. Depois de colocar um peixe dentro da boca da criatura temível, do lado de fora de um barco, ela ainda se inclina e dá um tapinha no nariz do bicho.
“Acho que eu e o tubarão temos um entendimento”, conta Taylor na narração do filme, que foi ao ar em um documentário de televisão chamado “Sombra do Tubarão”. “Com esse eu realmente senti uma ligação”, explica.
De acordo com Yannis Papastamatiou, bióloga americana, grandes tubarões brancos são inteligentes e bons alunos. Apesar da sua má reputação de caçador inveterado, o grande tubarão branco, assim como muitos animais selvagens, pode ser treinado para receber lanchinhos diretamente das mãos de pesquisadores. A tarefa, no entanto, exige bastante prática e paciência (além de, claro, muitos peixes). Não é nada inédito, ressalta Papastamatiou, cientistas darem de comer na boca de tubarões.
No vídeo, Taylor faz exatamente isso. Num primeiro momento, persuade o tubarão a se aproximar do barco usando como isca o peixe, e logo em seguida o usa para alimentar o tubarão na boca.
Embora o vídeo cause arrepios à maioria de nós, não passa de um dia de trabalho para Taylor, que, junto com o marido, Ron, tem trabalhado com grandes tubarões brancos durante décadas. Ela até já nadou entre os tubarões brancos, com filés de atum junto a seu corpo, só para saber mais sobre a forma como eles mordem e se alimentam.
“Eu adoro isso. É uma verdadeira emoção estar lá e perceber um animal selvagem tentando arrancar seu braço fora e mastigá-lo”, lembra ela, sobre a aventura de ser uma isca-viva para os animais.
Taylor pode parecer louca, especialmente depois de uma vida de trabalho com tubarões brancos, mas na verdade esses animais não são tão perigosas quanto as pessoas pensam. “Essa ideia de que eles são predadores muito agressivos, sempre tentando atacar seres humanos é totalmente falsa”, revela Papastamatiou.
Claramente, o tubarão deste vídeo está muito mais interessado no peixe do que na mão de Taylor. “Parece que nós não somos um dos pratos prediletos deles”, observa Papastamatiou. “Quando você olha para as estatísticas de ataque dos grandes tubarões brancos, você percebe que o número real de mortes é muito baixo. Normalmente, a vítima é mordida e em seguida deixada em paz”.
Alguns pesquisadores especulam que os humanos são muito ósseos para os tubarões digerirem. Segundo George Burgess, que pesquisa tubarões, em toda a história houve 182 ataques não fatais de grandes tubarões brancos contra humanos, contra 65 fatais. Ninguém tem certeza da razão pela qual esses animais atacam os seres humanos quando o fazem, mas a teoria que prevalece é a de que eles nos usam como teste.
“Pode ser o caso de o tubarão estar simplesmente investigando uma presa potencial que ele vê na superfície”, explica Papastamatiou. “Como você investiga? Bem, você tem que dar uma mordida. Depois que ele percebe que sua presa é um dos indesejados humanos, ele vai embora”.
Embora ataques de tubarão sejam muito mais raros do que parece, eles ainda são animais perigosos, ressalta Papastamatiou, e você não deve tentar reproduzir as cenas deste vídeo durante as suas próximas férias. “Toda vez que você tentar tocar um animal desse tamanho, você está assumindo um risco, não porque se trata especificamente de um grande tubarão branco, mas simplesmente porque ele é um animal selvagem e gigante”, diz.


[Life'sLittleMysteries]