Blog

Blog

20 de mai. de 2012

Um pouco de tudo!... De tudo um pouco!

Gatari: um homem, uma console, um show


Os presentes no 2011 Blip Festival de Tóquio entusiasmaram-se quando um tal cTrix subiu ao palco com uma guitarra estrambótica e apresentou uma "canção" que provoca, digamos, sensações e imagens estranhas que se misturam e acabam na necessidade urgente de "correr para as montanhas".

cTrix é, além de um showman nato, o criador da Gatari, uma "guitarra" que extrai sons de um Atari 2600, os filtra com pedais de efeito e os dispara com sequenciadores de loops e outros artefatos de nomes impronunciáveis.

Ao que parece o artista oferece-se para casamentos, batizados, comunhões, festas na empresa e funerais de gente odiada em vida. Questão de negociar o preço.

Prepare-se para ficar rico: Cientistas revelam os segredos de uma canção de sucesso


Segundo um estudo universitário, muitos artistas poderiam evitar cair em desgraça durante seus períodos de inspiração e criatividade, e inclusive serem mais bem sucedidos do se mudassem sua guitarra por um teclado de computador.

Um grupo de alunos e cientistas da Universidade de Bristol conseguiu definir a partir de 23 parâmetros baseados em sonoridade, simplicidade harmônica e facilidade ou atração para a dança, o segredo para compor uma canção de sucesso.

Quinze anos sem Carl Sagan


Hoje faz quinze anos que Carl Sagan nos deixou, um dos mais conhecidos e bacanas divulgadores científicos dos últimos anos, que nos fez ver que é possível explicar coisas complicadas de maneira simples e acessível, em especial graças a Cosmos: uma viagem pessoal. Calcula-se que esta série foi vista nos anos 80 por mais de 400 milhões de pessoas em 60 países diferentes; e por isso muitos esperamos ansiosos a atualização da série, prevista para 2012, que será apresentada por Neil DeGrasse Tyson.

YouTube corta as asinhas da Universal


O caso de Megaupload e a "Mega Song" segue adiante e tudo continua muito estranho. Acontece que na semana passada, a Universal Music Group assegurou que, mediante um contrato que tinha com YouTube, tinha o "direito" de eliminar vídeos do portal, inclusive se não tivesse direitos sobre o mesmo, algo muito esquisito para ser verdade. Mas o Google não demorou a responder e disse que não é bem assim.

- "Nossos sócios não têm direitos de eliminar vídeos do YouTube a não ser que tenham direitos sobre eles, ou que sejam apresentações ao vivo controladas através de acordos exclusivos com os artistas", assegurou um porta-voz do Google.

Megaupload investiu US$3 milhões no videoclipe, que conta com a participação de Kanye West, Mary J. Blige, will.i.am, Kim Kardashian e outras celebridades, que promovem o serviço –considerado por verdade um dos inimigos na lista negra por parte da indústria de conteúdos estadunidense-.

O vídeo ficou 6 dias fora de YouTube por uma reclamação feita pela Universal. Megaupload agora entrou com um processo contra a UMG reclamando que a companhia atentou contra a liberdade de expressão. Esperar para ver, mas deve render ainda muito pano para manga.

Via | Wired.

Asterisk, um robô inspirado nas aranhas


Ainda que só tenha seis patas, o robô Asterisk é similar a uma aranha e é capaz de deslocar em qualquer direção caminhando ou se deslocando sobre rodas. Quando é necessário, duas das patas -qualquer par delas- podem servir como pinças ou braços com os quais segura objetos.

Como outros muitos robôs -igualmente inspirados em insetos ou animais- uma de suas aplicações principais são tarefas de manutenção em lugares hostis e de resgate em casos de demolição e terremotos.

Via | TechCrunch.

O Hubble consegue captar a extrema violência do processo final de formação de uma estrela


O telescópio espacial Hubble conseguiu captar em todo seu esplendor a extrema violência do processo de formação de uma estrela em sua última etapa, aquela onde se rebela contra sua nebulosa.

Na imagem pode-se apreciar uma nuvem gigante de hidrogênio iluminada pelo brilho de uma nova estrela, a qual os pesquisadores denominaram como S106 IR e que expele material a grande velocidade sobre o gás e o pó que se encontram a seu ao redor. Dito material é o responsável por sua característica forma de relógio de areia, além de gerar as turbulências e altas temperaturas do hidrogênio que contém.

A estrela tem uma massa de 15 vezes maior que a do Sol e se encontra nas fases finais de seu nascimento, motivo pelo qual os cientistas esperam que logo se acalme para entrar na etapa adulta de sua vida estelar. Foi catalogada pelo astrônomo Stewart Sharpless nos anos 50 e encontra-se localizada na constelação de Cygnus.

Infelizmente não está legendado, mas ainda que não saiba o idioma bretão, vale a visualização das sensacionais imagens.

Via | Hubble.

Macronature, a natureza vista bem de pertinho


Espetaculares imagens da natureza vistas bem de perto. Este vídeo é especialmente belo para quem gosta de sair com os filhos ou sozinho mesmo e ficar atento aos detalhes micros da natureza. Deitar na relva e mirar a lente da câmera para uma formiguinha pode nos revelar coisas tão magníficas que estão tão perto e a gente, quase sempre culpando a falta de tempo e a vida atabalhoada, não vê. Filme maravilhoso para ser compartilhado.
Via | Monso.

Seria um OVNI nas proximidades de Mercúrio?


A publicação de um vídeo do planeta Mercúrio envolvido por uma labareda solar causou uma grande repercussão mediática. Nesse momento é possível apreciar claramente o aparecimento de um objeto indeterminado nas imediações do planeta, ao que alguns não duvidaram em qualificar como um dos maiores Ovnis registrados até agora.

O vídeo foi capturado graças ao satélite STEREO da NASA que se encontra orbitando o Sol com a finalidade de estudar sua superfície e nos alertar em caso de uma tormenta solar com potencial de criar interferências magnéticas em nossos satélites.

Segundo alguns especialistas consultados, o aparecimento do estranho objeto seria apenas uma consequência do processamento ao que foi submetida a imagem, enquanto outros apontam que se trataria de uma imagem residual da posição do planeta no dia anterior. Estaremos na presença de um OVNI?

Viagem através do espaço


Outro ótimo documentário "Viagem através do Espaço". Uma espetacular e espantosa viagem através do espaço onde é possível ver desde o ponto de vista de um astronauta, com imagens da NASA e da ESA em qualidade HD. Uma viagem que começa na órbita da Terra passando pela Lua e os planetas vizinhos, antes de mergulhar e aventurar-se no espaço profundo em uma viagem interestelar impressionante.

Quem criou o universo?


"Olá, meu nome é Stephen Hawking. Sou físico, cosmologista e às vezes sou um sonhador. Ainda que não consiga me mover e tenha que falar mediante um computador, dentro de minha mente sou livre..."

Com esta frase começa o fantástico documentário onde Stephen Hawking nos revela sua visão pessoal sobre a maior dúvida da humanidade, quem ou o que criou o universo no qual vivemos?

Uma espetacular série para a televisão com avançadas técnicas de efeitos gráficos que mostram a visão única e incisiva do mundo de Hawking. Como todos sabemos Hawking sustenta que o Big Bang foi uma consequência inevitável das leis da física sem nenhuma intervenção de um ente mitológico sobrenatural.

Depois do cosmológico salto é possível ver parte do documentário legendado em Português.

Martin assegura que seu Jetpack é prático e seguro


Até agora o jetpack da Martin só serviu como motivo de riso e, às vezes de chacota como aquela piada do avião português. Mas desta vez a empresa resolveu fazer uma animação mais trabalhada com demonstração de efeitos práticos deste dispositivo que vai nos converter em homem pássaros no nosso dia a dia.

O fabricante parece não ter dúvida disso e no vídeo podemos ver sua utilidade em diferentes cenários. Não se pode dizer que a animação por computador realizada em algumas cenas vá deixar alguém boquiaberto, mas ao menos nos dá uma ideia da utilidade prática do invento. A Martin acha que seu produto será imprescindível para equipes de resgate em zonas inaccessíveis , acidentes de trânsito nas ruas onde um helicóptero não possa pousar ou em uma clara aplicação militar.

Via | DVICE.

Nova edição de The pale blue dot


À espera dos novos capítulos da nova série Cosmos que será protagonizada por Neil DeGrasse Tyson e se unindo à enorme quantidade de versões que já saíram do já lendário fragmento "Um ponto azul pálido" imortalizado por Carl Sagan, desde a Fundação Richard Dawkins, para o pensamento crítico e thinkingatheist, editaram uma nova versão visual de The pale blue dot.