Blog

Blog

16 de mai. de 2012

Um pouco de tudo!... De tudo um pouco!



Um robô que recebe chutes, mas não cai


Junichi Urata do Laboratório JSK da Universidade de Tóquio considera essencial que um robô possa se recuperar de chutes para ser mais efetivo. Considerando que as patadas sejam humanas, é muito reconfortante saber que alguém, em algum ponto deste mundo, está buscando a forma de que estes coitados andróides possam se defender melhor de nós. Já estou bem mais tranqüilo agora.

Bom lembrar que os robôs da Boston Dynamics se equilibram com bem mais que um chutinho de moça que este dado por Junichi, ainda que tenham contra eles o fato de que sejam todos uns quadrúpedes.

O sistema defensivo está sendo desenvolvido ainda e por enquanto só impede que o robô caia, mas será um triunfo interessante quando avancem até o próximo estágio e sejam capazes de revidar o chute. Esse será o princípio do fim.

Sociedades humanas e colônias de formigas são cada vez mais parecidas


Sociedades humanas e colônias de formigas são cada vez mais parecidas
Durante muito tempo as abelhas e as formigas foram utilizadas como o exemplo máximo da organização coletiva, a excelência no mundo natural do que pode ser feito com uma coordenação perfeita entre os indivíduos de uma mesma espécie: subordinação, disciplina e obediência do indivíduo que se sacrifica pelo bem-estar da comunidade.

Estas fabulações foram em certa época retomadas por cientistas para estabelecer um comparativo entre as sociedades humanas e as destes insetos, desejosos talvez de encontrar os segredos de seu sucesso para aplicá-la em nosso próprio meio.

Ditas ideias foram depois desestimadas, argumentando que a natureza humana e a animal são diametralmente opostas por nossa suposta capacidade de decisão, de liberdade, da qual carecem os seres que, dizem, agem só por instinto.

Incrível apresentação multi-trilha do tema central de Star Wars


No último 4 de maio os geeks comemoraram com alegria o dia de Star Wars. Para celebrá-lo, o genial Nick McKaig interpretou o tema central de Star Wars sozinho, criando todas as 90 trilhas. Um trabalho colossal e es-pe-ta-lu-car que demorou mais de 300 horas para ser finalizada, o que nos dá uma ideia do empenho e disciplina do bom Nick.

Que a força esteja com todos nós!

Pit Bull salva sua dona de morrer atropellada por um trem


Sei que não é assunto para o NDig, mas, expediente encerrado, me emocionei e queria compartilhar a história, que acabo de ler na CNN. Historia que por verdade só reafirma o mote dados aos cães, "os melhores amigos do homem".

Uma mulher identificada como Christine Espana desmaiou enquanto caminhava e seu corpo caiu justamente sobre os trilhos de uma ferrovia. Ninguém sabe ao certo o tempo que ela ficou ali inconsciente até o momento em que um trem de carga se dirigia para ela. Foi então quando o maquinista da locomotiva observou como um cão tentava arrastar um corpo humano para retirá-lo dos trilhos, nesse momento tratou de parar os vagões, mas já era tarde demais e não conseguiu evitar o impacto com o animal.

Lilly sofreu múltiplas ferimentos, fratura da pélvis e perdeu uma pata direita que foi cortada no momento que o trem passou. No entanto, a heróica Pit Bull, que foi adotada há três anos por Christine, conseguiu evitar que sua dona fosse atropelada.

Quando os paramédicos chegaram ao local encontraram à cadela empapada de sangue, mas ainda mantendo guarda junto a sua dona que continuava sem a consciência. Lilly foi transladada a um hospital veterinário de Boston e toda a atenção de Christine agora está dedicada a garantir que sua mascote fique bem:

- "A recuperação de Lilly depois desta terrível experiência é minha prioridade neste momento e vou fazer todo o possível para levá-la de volta para casa e para nós".

Longa vida a Lilly e bom fim de semana a todos!

O traseiro robótico


As reações de um traseiro são objeto de interesse para os cientistas da Universidade de Eletro-Comunicação de Tóquio. A capacidade para expressar emoções e responder a tapas ou caricias poderiam levá-los diretamente para um novo nível em referência ao conhecimento do espírito humano.

"Por vosso traseiro vos conhecerei" poderia ser o lema desta pesquisa. No momento, as expressões básicas do cu robótico são rejeição e gosto. As de rejeição intervêm em tudo o que são golpes agressivos ou tentativas de colocar uma cueca muito cavada; uma reação de gosto costuma estar associada a massagens e sofás reclináveis do papai.

Não vou mentir para vocês: no vídeo é possível ver uma bunda se movendo. Os movimentos são... como eu poderia dizer... raros: desde umas travadas de cortar prego até uma espécie de "nádegas caminhando" que possivelmente levará a mais de um pensar em um exército anal marchando para a vitória. Bom, melhor ver.

Câmera robótica capta indecifrável criatura submarina


Com quase 700 mil visualizações em poucos dias, o vídeo de uma misterioso objeto andador não identificado vem intrigando cientistas e ao público em geral. O material, captado por uma câmera robótica de um poço de prospecção de petróleo nas profundezas marinhas -desconhece-se o local onde foi captado-, mostra uma espécie com corpo abstrato e movimentos hiper-flexíveis, similar ao das medusas, que desdobra estranhos braços ou protuberâncias em forma de gancho.

Entre as teorias levantada por usuários que comentam no YouTube, as mais populares são que poderia se tratar da placenta de uma baleia ou então de uma rara espécie de medusa conhecida como Deepstaria enigmata, encontrada na região sul do Oceano Atlântico. Mas eu tenho sérias convicções de ter enfim encontrado a cortina plástica do banheiro daqui de casa, ainda que tenham me chamado de troll quando comentei minha teoria.

Escâner cerebral revela os pensamentos de um cão


Ao que parece o dilema sobre a possibilidade de que os animais, em particular os cães, pensam ou não já é algo do passado. Partindo da premissa de que o "melhor amigo do homem" pode efetivamente acessar o intangível mundo dos pensamentos, pesquisadores da Universidade de Emory, implementaram uma série de análise utilizando um escâner cerebral para penetrar na mente de Fido.

Gregory Berns, que encabeça a pesquisa e ademais dirige o Emory University Center for Neuropolicy, demonstra sua emoção em torno deste histórico exercício que busca aprofundar no estudo da relação entre cães e humanos:

- "Quando observamos as primeiras imagens foi algo incomparável. Ninguém que eu saiba havia capturado imagens do cérebro de um cão que não estivesse sedado. Este era um exemplar completamente consciente e aqui temos a primeiro imagem jamais capturada de seu cérebro em plena atividade".

A ideia é criar um arquivo referencial de imagens que, associadas ao comportamento e estado de ânimo que o cão denota em determinado momento, permita construir uma rede de padrões que eventualmente nos permitam interpretar seu pensamento. Em caso do desenvolvimento ser bem sucedido, esta investigação abrirá novos horizontes ante os processos cognitivos dos cães e na cognição social de outras espécies.

Via | Live Science.

Ovo Kinder com surpreendente surpresa


O garotinho foi bonzinho e comeu todo o legume do prato, o que ele merece? Sim garotos que se portam bem, ganham presentes de seus pais, já os outros...

Este aí deve ser hours concours na disputa de Pai do ano.

Além de corromper, o poder é tão viciante quanto a cocaína, assegura pesquisador



Silvio Berlusconi
A capacidade corruptora do poder é lendária, uma espécie de veneno que se infiltra na mente daqueles que o exercem e termina por modificar seus pensamentos, seus valores, sua maneira de comportar em frente aos demais e também em frente a si mesmos.

Há um par de dias Ian Robertson, professor de psicologia no Trinity College de Dublin e diretor do Instituto de Neurociência da mesma universidade, publicou um interessante editorial no qual explica algumas das descobertas em ditos campos que apontam a um vício manifestado e desenvolvido a nível neuronal e hormonal que o poder desperta naqueles que se expõem a seu exercício.

Primeiramente Robertson recorda que o poder incrementa os níveis de testosterona tanto em homem como em mulheres, do qual se sabe que tanto este hormônio quanto um de seus derivados, o androstanediol-3, um esferóide, são altamente viciantes porque geram um aumento de dopamina na zona de recompensas do cérebro, o núcleo accumbens. Este efeito, conta o cientista, guarda enorme semelhança com os provocados pela cocaína: um prazer imediato que resulta em vício a longo prazo.

Nos babuínos, por exemplo, comprovaram que os indivíduos que se encontravam nos níveis mais inferiores da hierarquia grupal também eram os que tinham menos presença de dopamina nas áreas do cérebro correspondente e, ao contrário, quando estes eram "promovidos" a posições superiores, a dopamina também aumentava.

O ser humano compartilha com ditos primatas ao menos uma semelhança de comportamento: maior poder (mais dopamina) gera mais agressividade e mais atividade sexual. Ademais em nossa espécie, diz Robertson, o poder também torna as pessoas mais inteligentes porque a dopamina melhora as funções do cérebro no lóbulo frontal. Mas um decréscimo na hierarquia, que se traduz em menores níveis de dopamina, incrementa o estresse e reduz as habilidades cognitivas. Robertson conclui:

- "Muito poder -e portanto muita dopamina- pode perturbar a normalidade da cognição e da emoção, levando a grandes erros de julgamento e reticente ao sentido de risco, sem mencionar um enorme egocentrismo e falta de empatia com os outros".

Via | Telegraph.

O mais espantoso do Universo, cortesia de Neil DeGrasse Tyson


Um leitor da revista Time perguntou ao astrofísico Neil DeGrasse Tyson "Qual é o fato mais espantoso que possa compartilhar conosco sobre o Universo?"

O vídeo que ilustra este post foi a sua resposta. Uma bela amostra do que será o esperado novo Cosmos.

Via | Reddit.

Como deveriam ser as telecomunicações nos anos 90 profetizadas no final dos 60


Estes vídeos de um passado distante têm todos os detalhes dos grandes clássicos: a voz plana e sem emoção do narrador -para não falar dos atores–; a musiquinha dos títulos, a introdução e o fechamento; as telas com efeitos especiais mal montadas e... ah sim, esses penteados inesquecíveis!

Algumas das curiosas predições tecnológicas deste vídeo são gravadores de cassetes com protuberantes botões, faxes que funcionam como as Polaroids e jovens pedindo um crédito a um banqueiro, que age com lógica matemática e sem avareza nem usura depois de consultar o computador.

E isto, crianças, é um telefone


Que faziam as pessoas antes do telefone ser inventado? Como se comunicavam se tinham pressa? We Learn About The Telephone é um pequeno filme de 1965 no qual repassam como funciona e como se usa o telefone ainda que, claro, sendo daquela época atribui sua invenção a Alexander Graham Bell em vez de Antonio Meucci.

Inclui coisas tão úteis como a forma de usar um telefone de disco, algo que a estas alturas muitas crianças –e nem tão crianças- já não conheceram em sua vida, e a recomendação de usar uma agenda para apontar os telefones.

Quem é o Peter Pan do mar?


Se trata do axolote mexicano (Ambystoma mexicanum), um estranho e curioso anfíbio que nunca cresce, conserva durante toda a vida seu aspecto de girino e, se perder, sua cauda cresce rápida e novamente. Daí que é considerado "eternamente jovem" e receba o apelido de "Peter Pan do mar".

O fato de que não experimente metamorfose e não envelheça se deve a que sua glândula hipófise não libera um hormônio que ativa as glândulas tiróides. Administrando-lhe hormônios tireoidianos, concretamente tiroxina, os cientistas conseguiram fazer com envelheça, desenvolva pulmões e se transforme em uma forma adulta que não existe na natureza.

Ataque de um linfócito T a uma célula cancerosa


O protagonista deste filme é um linfócito TCD8 ou citotóxico, um dos muitos "soldados" de nosso sistema imunológico contra os elementos estranhos. A seqüência aconteceu em um laboratório da Universidade de Cambridge e o linfócito mede ao redor de 10 microns, um décimo da espessura de um fio de cabelo.

O instante exato em que uma tribo faz seu primeiro contato com o homem branco


Este é certamente um dos mais sensíveis e bacanas documentários já realizados a respeito. Filmado pelo jornalista de vida selvagem Jean Pierre Dutilleux em 1976, mostra o primeiro encontro do homem branco com a tribo dos Toulambis, em Papua-Nova Guiné. A curiosidade e o receio de ambos os protagonistas é simplesmente incrível e latente. Ainda que Jean Pierre se mostre receptivo e não faça nenhum movimento brusco, a qualquer momento existe a possibilidade de que se armem e ataquem a expedição.

Este primeiro vídeo é um extrato com trilha sonora de parte do documentário que pode ser visto em sua totalidade (narrado em inglês) depois do contatado salto.

O maior espetáculo na Terra


The Greatest Show on Earth é o vídeo número 13 da série Symphony of Science, uma celebração musical das maravilhas da biologia, incluindo a evolução, seleção natural, DNA, e todo o demais. O cantores auto-tunados da vez são David Attenborough, Richard Dawkins e Nye Bill.

Couch Attempts World Record -- Ice Break Add A Motor To It