Blog

Blog

6 de mai. de 2012

Sistema de projeção cilíndrico capaz de reproduzir verdadeiras imagens holográficas em 3D


Um grupo de investigadores do laboratório Human Media Lab daUniversidade  de Queen, no Canada, está a desenvolver um novo sistemade projeção cilíndrico, em tamanho real, capaz de oferecer uma perspetival tridimensional total de uma pessoa.
Os investigadores tinham como objetivo criar um dispositivo holográfico, que nos permitisse observar (em tempo real) a imagem tridimensional de uma pessoa. Desta forma, é possível caminhar em torno do projetor cilíndrico, permitindo vislumbrar a imagem, neste caso a pessoa, a partir de qualquer angulo.
Como poderão ver no vídeo seguinte, o projetor cilíndrico TeleHuman, integra 6 sensores Kinect no topo, contudo, os investigadores colocaram mais 4 sensores em torno da sala, para captar as costas do utilizador, perfazendo um total de 10 sensores Kinect.

Pelo que podemos ver deste vídeo, a imagem projetada baseia-se apenas na perspetival de um utilizador, o que significa que outras pessoas que se encontrem na mesma sala, não poderão ver a imagem em 3D, a parti de outra perspetiva que não seja a do utilizador.

O grupo de investigadores desenvolveu ainda o sistema BodiPod, um modelo anatómico virtual 3D, que com a ajudo do sistema de reconhecimento de gestos do sensor Kinect, permite que o utilizador interaja com o modelo.
O conceito é bastante interessante, contudo são necessários “pequenos” ajustes, para que este sistema tridimensional holográfico se aproxime um pouco mais do nível dos futuristas sistema holográficos dos filmes de ficção, como o Star Wars por exemplo.
Fique com o vídeo de apresentação do projetor cilíndrico TeleHuman.




Fonte: Queens