Blog

Blog

18 de mai. de 2012

Revivendo os anos 90: Atrações inesquecíveis do SBT


Quem não se lembra do “Em nome do Amor”, “Passa ou Repassa”, ou ainda, “Aqui Agora”. Pois é, todos esses programas marcaram época no SBT, e são lembrados com carinho pelo público brasileiro. Relembre conosco, um pouquinho mais destas e outras atrações da emissora.
Em nome do amor: Apresentado por Silvio Santos, o “Em nome do Amor”, era exibido após o programa “Tentação”. A atração em si, era composta de dois quadros principais: O primeiro, quando o participante se declarava para seu grande amor em rede nacional, e o segundo, quando os casais se conheciam durante uma espécie de baile.

Curiosidades


- O programa ficou bastante conhecido pelo bordão “É namoro ou amizade?"
- Durante o baile, os participantes podiam se conhecer melhor, tendo como plano de fundo, músicas do cantor Julio Iglesias.
- Diversos artistas foram homenageados na atração, destaque para os nomes de Dercy Gonçalves, Thalia, Leandro e Leonardo, Clodovil, etc.

Passa ou Repassa: Exibido a partir de 1987, o “Passa ou Repassa”, se tornou uma verdadeira febre nos anos 90. Comandado por Gugu Liberato, o programa era exibido semanalmente, a principio aos domingos, ganhando uma exibição diária com o passar dos anos. A atração em si, era basicamente focada na disputa de dois colégios. Dentro desse contexto, eram selecionados os participantes que deveriam responder as perguntas do programa. Não obtendo êxito, o convidado corria o risco de levar uma torta na cara.

Curiosidades


- Além de Gugu Liberato, o programa ainda chegou a ser apresentado por Celso Portiolli e Angélica.
- As tortas do programa eram feitas de chantili, o que acabava agradando, de certa forma, o participante que não respondesse as perguntas da atração.

Aqui Agora

“Um jornal vibrante, uma arma do povo, que mostra na TV a vida como ela é”. Era este o slogan de um dos programas mais tradicionais do SBT, o telejornal “Aqui Agora”. Exibido a partir de 1991, a atração logo se tornou um sucesso, atingindo elevados índices de audiência na faixa das 18h00. Entre os apresentadores, destaque para os nomes de Christina Rocha, Ivo Morganti, Celso Russomano e Felisberto Duarte, o Feliz, responsável pelo quadro da previsão do tempo.



Curiosidades


O telejornal ainda contava com os nomes de Gil Gomes, Wagner Montes e Sonia Abrão.
- Os profissionais do programa chegaram a cobrir diversos eventos, entre eles: O impeachment do presidente Fernando Collor, o acidente e a morte do piloto Ayrton Senna, a final da Copa do Mundo de 1994, e as Olimpíadas de Atlanta de 1996.
- O programa retornaria ao vídeo em 2008, dessa vez sob o comando de Luiz Bacci, Herberth de Souza, Joyce Ribeiro e Christina Rocha.

Programa Livre


Comandado por Serginho Groisman, o programa era focado no público jovem. Durante a atração, exibida entre os anos de 1991 a 2001, várias bandas e personalidades marcaram presença. Entre os grupos de sucesso, destaque para as apresentações das bandas Smashing Pumpkins, Midnight Oil, Scorpions, Legião Urbana, Skank, Titãs, Capital Inicial, etc.



Fantasia

Inspirado no programa “50 Mulheres”, da TV italiana, o “Fantasia”, estreava oficialmente em 1997 no SBT. O programa era composto de diversas gincanas, e tinha como diferencial, o fato de ser apresentado por diversas apresentadoras. Em sua primeira fase, o “Fantasia” foi apresentado por Adriana Colin, Débora Rodrigues, Jackeline Petkovic, Amanda Françozo e Valéria Balbi.
Curiosidades
- O programa ainda seria apresentado pela dançarina Carla Perez, que, aliás, protagonizaria um dos momentos mais divertidos da atração.

- De modo inusitado, após permanecer um longo período fora da telinha, o programa retornaria ao vídeo em 2007, dessa vez, sendo apresentado por Helen Ganzarolli, Caco Rodrigues e Luiz Bacci. Bacci, por sua vez, deixaria a atração apenas um dia após a reestreia. Dessa forma, caberia a Caco e Hellen darem continuidade ao programa.


- Nessa fase, o “Fantasia”, chegou a ser apresentado nas madrugadas de segunda a sábado, das 01h00 às 03h00. Em seu horário de exibição, a atração garantia a vice-liderança, com uma média de 03 pontos no Ibope.

um ano
raca-negra_pioneiros-sambrega
Liderado pelo vocalista Luiz Carlos, o Raça Negra, é sem dúvida, um dos grupos mais queridos do pagode nacional. Em 27 anos de carreira, seus integrantes foram responsáveis por uma maior popularização do estilo, emplacando uma série de hits ao longo de sua trajetória. Relembre conosco, um pouquinho mais do conjunto.

Paralelamente ao sucesso conquistado, o grupo passa a excursionar em diferentes regiões do país, participando de entrevistas e realizando shows. Um ano mais tarde, em 1992, são lançados dois álbuns, “Raça Negra - Volume 2” e “Raça Negra - Volume 3”. Do primeiro, destaque para as músicas “Jeito Felino”, Cigana” e “Cheia de Manias”.



Em “Raça Negra - Volume 3”, seus integrantes ganhavam uma popularidade jamais vista. Entre os destaque do álbum, “É o Amor” e “Desculpe, mas eu vou chorar, covers das duplas Zezé Di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo, respectivamente.




Raça Negra – Volume 4



Lançado em 1993, o novo trabalho seria marcado pelas músicas “Tempo Perdido”, “Jeito de Ser” e “Ciúme de Você”. Meses depois, o grupo já se reunia para a gravação de seu quinto LP. O disco, entre outras coisas, trazia uma regravação de “Pro Dia Nascer Feliz” de Cazuza. Nesse mesmo período, seus integrantes participam de uma campanha de prevenção contra a Aids.



Em 1996, mais um trabalho é lançado. Deste, destacamos as faixas “A Vida Inteira” e “É Tarde Demais”. Em alta, certo tempo depois, a RGE opta por lançar um disco ao vivo, apresentando alguns dos sucessos mais conhecidos do grupo. Nesse mesmo período, é iniciada uma grande turnê pelo Japão e Estados Unidos.



No final da década, em 1998, a banda regra alguns de seus sucessos, entre eles “Deus Me Livre” e “Estou Mal.

Curiosidades

timmaia_dadacardoso_FI
- Entre as influências diretas de Luiz Carlos, vocalista do Raça Negra, estão: Tim Maia e Roberto Carlos.
- Como já citado, a banda teve papel importante na popularização do pagode. Tanto isto é verdade, que no começo dos anos 90, poucas eram as mídias que divulgavam o estilo.



- Ao longo da carreira, foram diversas as participações do Raça Negra em programas de tv.
- Em 2002, o grupo participou de um dueto com o compositor Neguinho de Beija Flor, na canção “Talismã”.



- Em 2004, é lançado em Fortaleza, Ceará, o primeiro DVD do grupo.

Revivendo os anos 90: Bandas brasileiras que desapareceram 




Penélope, Virgulóides e Rumbora. Estes são apenas alguns exemplos de bandas nacionais que marcaram época, mais que acabaram desaparecendo após o sucesso. Confira abaixo, uma breve descrição de cada uma. Boa leitura!

Penélope: Formada na metade dos anos 90, a Pénelope, liderada por Érika Martins, foi uma das bandas mais queridas de sua geração. Entre seus principais hits, destaque para as músicas “Holiday” e “Namorinho de Portão”, esta segunda, uma regravação de um sucesso da cantora Gal Costa.


Álbuns

 
Penélope: 1999
 
Buganvilia: 2001
 
Rock, Meu Amor (2003)

“Namorinho de Portão”, por sua vez, ainda faria parte da trilha sonora da novela Malhação, da Rede Globo. Com o sucesso do grupo, a vocalista da Penélope seria convidada pelos Raimundos para participar da faixa “A Mais Pedida”.
Formação: Érika Martins (voz e guitarra), Josane (guitarra), Érika Nande (baixo), Constança Scofield (teclado, flauta e vocais) e Mário Jorge (bateria).

Virgulóides
image
É, é, é, eu acho que o bagulho é de quem tá de pé! Quem não se lembra deste trechinho? Ele faz parte da música “Bagulho no Bumba”, da banda Virgulóides. Formada em 1995, a banda paulistana, era na verdade, caracterizada por suas letras bem humoradas, permeadas de sarcasmo. Seu nome, nada mais era do que uma homenagem para Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, juntamente com o desenho “Herculóides”. Além de “Bagulho no Bumba”, a banda ainda chegou a emplacar outros hits nas rádios brasileiras, destaque para a música “Festa da Dona Teta”.


Álbuns

 
Virgulóides: 1997
 
Só pra quem tem dinheiro: 1998
virg
As aventuras dos Virgulóides: 2000

Formação: Henrique Lima - voz, violão e guitarra, Beto Demoreaux - baixo e voz. Paulinho Jiraya: bateria, percussão e cavaquinho.


Rumbora

Formado em 1997, em Brasília, o grupo foi responsável pela disseminação de diversos hits em todo país. Entre os destaques, as músicas “Skaô”, “O Mapa da Mina” e “Veste o Uniforme” não poderiam ser ignoradas. A banda ainda participaria do Rock in Rio 3, sendo aclamada pelo público presente no evento. O Rumbora encerraria suas atividades no ano de 2005, com cada integrante seguindo novos projetos.


Álbuns

rumb
71 - 1999
rum b 2
Exército Positivo e Operante: 2000
 
Trio Elétrico (2003)
Formação: Alf (Luiz Eduardo), Beto, Baca e Biu.