Blog

Blog

20 de mai. de 2012

Plantas Medicinais - Medicina da Floresta




Maguen David - Estrela Macrocósmica que representa a Lei -

A ORDEM TEOCRÁTICA NA TERRA

A ORDEM DE MELKI-TSEDEK

Floresta virgem

Fitoterapia - Homeopatia

Cogumelo do Sol
Jamacarú, ou, Mandacarú (Cereus giganteus)

Jamacarú (Cereus giganteus) Complemento Nutricional Cardíaco; atua sobre o coração, aumentando a força das contrações musculares do mesmo, assim como a tensão arterial cardíaca; diminui a dor e a sensação de transfixação, a palpitação e hipertrofia cardíaca, sem produzir efeitos adversos como por exemplo a digitalina. Não é tóxico. Além de cardiotônica tem ação diurética e atua no Sistema Nervoso, principalmente sobre a substância cinzenta da medula, da qual aumenta a excitabilidade refléxa.
Jasmin
O chá das flores tem ação tônica, emenagoga e refrescante.

Jurubeba
Tônico geral. Muito usado nos casos de anemias e debilidade física em geral.


Kuntzé (Pfaffia Paniculatta)

Kuntzé
(Pfaffia paniculatta)
Planta cuja raiz, assim como o o ginseng, se parece com o corpo humano e, talvez devido tal aparência, erroneamente associada ao ginseng coreano. Indevidamente conhecida como “ginseng brasileiro”, a pfaffia é conhecida a milênios pelos povos nativos (os índios), dos quais recebeu o nome de Kuntzé. Ultimamente tem sido exportada, principalmente para o Japão. Originária da Amazônia, é um Complemento Nutricional para todo o Sistema Orgânico, proporcionando equilíbrio e vitalidade; melhora intensamente a memória e melhora a atividade sexual devido à sua ação estimulante e tônica das glândulas endócrinas. Devido à presença de ácido pfáfico, é um poderoso inibidor de tumores e células malignas, sendo portanto indicada em todos os casos de câncer e leucemia. Estudos realizados demonstram que o seu uso nestes casos tem produzido resultados surpreendentes, com o restabelecimento inclusive de casos finais em que o paciente parece não mais poder recuperar-se. Fortalece o organismo, evita o envelhecimento acelerado, trata a arteriosclerose, ativa a circulação sanguínea, incrementa a resistência biológica, trata infecções e inflamações; é antidiabético de efeito notável; é desintoxicante, depurativo e diurético; trata o fígado e os rins; trata o reumatismo, a artrite e o ácido úrico; trata doenças crônicas e degenerativas de qualquer espécie; é coadjuvante no tratamento da obesidade e das doenças nervosas. Como já mencionei a propósito da Estévia, o Kuntzé tem sido constantemente falsificado com outros tipos de plantas de efeitos inferiores, como por exemplo o cipó-sumo (que imita o sabor do Kuntzé, mas não tem quase nenhuma propriedade medicinal semelhante ao mesmo). Há inclusive a distribuição de cápsulas de pfáffia de verdade, porém com o nome e o preço de ginseng Coreano. É bom estar atentos para estas fraudes.
Lecitina de Soja
Elimina o excesso de colesterol triglicérides, rejuvenescedor da pele, aumenta a capacidade física e de aprendizado, diurético. É um emulsificador biológico que dissolve as gorduras. Agem no organismo através da ação isolada dos seus principais componentes que são a colina, o fósforo, o inosifol, os ácidos graxos polinsaturados e outros princípios ativos. A colina é uma das mais importantes vitaminas do complexo B, que o nosso organismo exige em maior quantidade. A sua função principal é impedir a acumulação de gorduras em nosso corpo. É essencial para funcionamento saudável do sistema nervoso, sendo um dos ingredientes da acetilcolina, uma espécie de fluídos dos nervos. O fósforo tem mais funções no corpo humano do que qualquer outro mineral e desempenha um papel importante no metabolismo energético do músculo, no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras no sangue, crescimento do esqueleto, dentes e no transporte de ácidos graxos.

Levêdo de Cerveja
São cogumelos unicelulares formadores da fermentação dos carboidratos. Complemento Nutricional para os Sistemas Nervoso e Muscular, poderoso desintoxicante, ativa as funções hepáticas, elimina as impurezas da pele, atua contra a depressão, fraqueza muscular, irritação, cansaço mental, falta de memória. É um poderoso reconstituinte do organismo, contém todas as vitaminas do Complexo B. Protege a flora intestinal e defende o organismo contra irradiações e poluições.

Losna (Absinto)
Digestiva, estimulante do apetite, vermífuga, diarréia, combate à gota.

Lúpulo
Afecções linfáticas, moléstias da pele, vermes, calmante, facilita o sono.

Maçaranduba
Poderoso depurativo; combate às doenças de pele equilibrando a circulação linfática e Sistema Imunológico. Hanseníase.

Macela
Usada como digestiva. É antidiarréica e estomáquica. Auxiliar das perturbações gástricas como desinteria e diarréia.

Malva
Emoliente, acalma a tosse e a bronquite, laxante suave, calmante, reduz a inflamação das vias urinárias respiratórias e digestivas.

Manjericão
Sedativo, anti-reumático, combate dores de cabeça nervosas e gastrite, elimina os gases do estômago e dos intestinos, aumenta a lactação, aftas.

Manjerona
Cólicas menstruais, estimulante intestinal, carminativo, afrodisíaco, tônico. Manchas da pele, sardas, herpes.

Maracujá (Passiflora)
É calmante e antiepasmódico. Indicado na inquietude, menopausa e insônia.

Marapuama
Muito usado no tratamento de depressões, calmante natural, usado no tratamento do esgotamento físico. Afrodisíaco de uso muito popular.

Maravilha
Diarréias, cólicas abdominais, sífilis, purgativa, diurética. Não é indicado o uso das sementes, por sua toxidez.

Mentruz, ou Mastruço (Erva de Santa Maria)
Afecções dos pulmões, laringite, catarros, bronquites, tosses, tuberculose.

Melão-deSão-Caetano
Menstruações difíceis, leucorréia, cólicas, diabetes, afecções do fígado, purgativo.

Melissa
Sedativa, estomáquica, carminativa, colerética, antiespasmódica, emenagoga, antivirótica, indutor do sono e cefaléia.

Menta - Veja na frente: PÍLPEL NANA.
Cólicas, enxaqueca, asma, sinusite.

Mentrasto
Cólicas menstruais, cólicas produzidas por gases, diarréias, reumatismo.

Mil Folhas
Urina solta, diarréia, gases do estômago e intestinos, cólicas, febre intestinal, hemorróidas, ulcerações, calmante, tônica, depurativa. Uso externo: Anti-hemorrágica, cicatrizante, anti-inflamatória.

Mulungu
Acalma o sistema nervoso, combate à histeria e a insônia. Sedativo, indicado contra as tosses nervosas, agitações, dores musculares e doenças do fígado.

Murta
Debilidade orgânica, expectorante, adstringente.

Mutamba
Sudorífero, afecções do fígado, tosses, bronquites, asma. Banhos: feridas e úlceras.


Neem

Neem -(Azadirachta indica)
Sementes: complemento nutricional do Sistema Circulatório; Artérias e veias, varizes e hemorróidas. Vermes. Lepra. Óleo: uso externo para Erisipela, eczema, úlceras e feridas. Folhas; para dores neuro-musculares; poderoso desintoxicante; purifica o sangue e neutraliza os radicais livres do organismo; fortalece o Sistema Imunológico; é Antivirótico, tendo bons resultados até mesmo no combate ao HIV; beneficia o fígado, pâncreas, trata maravilhosamente a Diabete; trata o estômago e as úlceras, inclusive as causadas pelo Stress; regulariza os intestinos melhorando o trânsito intestinal; movimenta os rins.
Nogueira
Depurativa, cicatrizante, antidiarréica, vermífuga, hipoglicemiante.
O chá das folhas, por decocção (2 xícaras grandes, duas vezes ao dia), é um bom tratamento para feridas, erupções cutâneas e tumores. Deve ser usado por tempo prolongado. Na Idade Média, o chá de nogueira era um famoso tratamento contra a sífilis. A casca da raiz é um forte antídoto para vários venenos e cura as inflamações da boca, além de ser vomitiva.



Noz de Cola

As sementes de Noz de Cola
Noz de Cola
Faz perder o hábito da bebida, abre o apetite e facilita digestão, estimulante do sistema nervoso, da circulação e dos músculos. Aumenta a capacidade de trabalho, evita a fadiga, o sono e é antidiarréico.

Noz Moscada
Acalma cólicas renais, estimulando também a menstruação e ativando a ovulação, é digestiva, contra anemia e diarréia crônica.

Óleo de Alho
Possui um princípio ativo que lhe é próprio: o hálito, essência sulfurada volátil, com enxofre, silício e iodo, que preserva o organismo de muitas doenças e propícia a vida longa, evita gripes, corizas, desintoxicante, varizes, pressão alta, é vermífugo natural, anti-inflamatório, ajuda a preservar contra doenças cardíacas e aterosclerose por reduzir o colesterol no sangue e aumentar atividade anti-coagulante das plaquetas sanguíneas.

Óleo de gérmen de Trigo
É a mais rica fonte de Vitamina E. a vitamina E é essencial à vida humana, tem ação revitalizante para pele, cabelos e todo o organismo, aumenta a fertilidade, é muito importante no transporte do oxigênio do corpo, retarda o processo de envelhecimento, mantendo os músculos tonificados e é essencial na ajuda do tratamento das doenças do coração; recomendado também para mulheres gestantes ou que pretendem engravidar, prevenindo anomalias congênitas do feto.

Óleo de Prímula (GLA = ácido gama-linoléico)
É um óleo essencial importante em uma série de reações metabólicas do organismo e, especialmente, na regulação hormonal. Pertence, de certa forma, à família dos óleos Omega 6 (ex. óleo de Oliva). Portanto, o óleo de Prímula é usado com grande eficiência no tratamento da TPM e nos distúrbios da menopausa, pois alivia tanto os sintomas físicos quanto psíquicos, sendo também um dos principais recursos terapêuticos conhecidos no tratamento das mastopatias funcionais.

Óleo do Fígado de Bacalhau
Fonte natural de vitamina A, indicada para o bom desempenho da visão, evitando a vista cansada, problema comum em intelectuais e em pessoas após os 40 anos, vitamina D que promove a assimilação de cálcio e fósforo, de vital importância para a criança e a gestante na formação dos ossos e esmalte dentário.

Ômega 3
Conjunto de ácidos graxos muito insaturados e leves, cujos componentes mais comuns são o DHA (ácido docosahexenóico) e o EPA (ácido eicosopentenóico), presente em abundância nos peixes que habitam regiões geladas do mar. A camada de gordura dos peixes das regiões geladas é muito desenvolvida graças à necessidade natural desses animais de se protegerem contra o frio excessivo; ela é encontrada em grande quantidade na pele, sob o couro e ao redor do fígado, onde fica reservada. A ingestão regular destes lipídios reduz a agregação das plaquetas, contribuindo para a diminuição dos riscos de coágulos, reduz as taxas de colesterol e de triglicerídeos, sendo, portanto, um importante coadjuvante no reequilibrio cardiovascular, como tratamento à prevenção de arteriosclerose, hipertensão arterial, a angina pectoris, infarto do miocárdio e aterosclerose; percebe-se também interessantes efeitos contra estados inflamatórios crônicos e cíclicos, como os distúrbios, reumáticos, a artrite comum e a artrite reumatóide.

Orégano
Tônico do aparelho digestivo, dos nervos e da circulação, estimulante, levemente laxativo.

Pacová
Reumatismo, dores lombares, artritismo, diarréias, cólicas intestinais, dispepsias, estomáquico e carminativo, antiofídico.

Panacéia
Diurético, depurativo, doenças de pele, reumatismo, afecções do fígado, hemostático.

Papoula
Acessos de tosse, asma, antiepasmódica, peitoral, sedativa, emoliente, hipnótica.

Parietária
Anti-inflamatória, emoliente, diurética, afecções do aparelho urinário, cistites, cálculos renais.
Pariparoba
Utilizado para problemas do fígado e do baço. Apresenta bons resultados na epilepsia e outros problemas neurológicos.

Pata de Vaca
Diabete, diurética.

Pau Amargo
Aumenta a secreção gástrica e biliar.

Pau Dálho
Reumatismo, hemorróidas, moléstias da próstata, pressão alta, abaixa a taxa de colesterol, vermífugo.

Pau Darco
Auxiliar no tratamento de infecções generalizadas e tumores malignos. Não recomendado na gestação.

Pau-Ferro
Diabetes, gota, reumatismo, sífilis, depurativo, sudorífero.

Pedra Ume KAA
Aumenta a queima dos hidratos de carbono, eliminando em pouco tempo o açúcar da urina, sendo por isso considerado o nutriente do Pâncreas, para o tratamento da diabete.

Perpétua
Tosses, bronquites, expectorante, afecções do aparelho respiratório.

Pfaffia Paniculatta (Popularmente: Ginseng Brasileiro)
Ver Kuntzé.

Picão
Hepatite, icterícia, depurativo, diabete, diurético. Banhos: Picadas de mosquito.

Picão Preto
Reumatismo, coceira, hemorróida e má digestão.

Poejo
Acidez do estômago, tosse, bronquite, mau hálito e pulmões.

Porangaba
Poderoso diurético; indicado no complemento nutricional do Sistema Urinário; nefrites, uretrites, cistites, bem como nas dietas de controle de peso.

Própolis
É uma substância resinosa coletada pelas abelhas das árvores e determinadas flores, usadas para revestir a colméia internamente e os favos, para protege-las contra micro-organismos. Os constituintes em maior quantidade são os flavinóides, seguindo-se os ácidos, álcoois, vitaminas (A,B1,B2,B6 C e E), e sais minerais. Estes constituintes em presença dos líquidos do organismo não prejudicam as suas defesas, aponta os agentes infecciosos sem danificar os leucócitos ou os tecidos. Possuem nível de segurança nas dosagens máximas usadas, não produzindo efeitos colaterais. Possuem um padrão de absorção, distribuição e excreção que asseguram os níveis bactericidas pelo tempo necessário à cura. É um antivirótico e bactericida natural.

Quebra - Pedra
Considerada uma das plantas ativas como diurética, sudorífera e desobstruente de cálculos renais. O decocto de suas folhas e sementes é popularmente indicado como auxiliar no tratamento da diabete.

Quina
Usada para combater as febres palustres, afecções do estômago e a debilidade orgânica resultante de enfermidades graves e longas.


A formosa e graciosa Flor de Lótus

Raiz de Lótus
Distúrbios respiratórios tosse, rouquidão, bronquite, asma, infecções da boca e garganta.
Romã
Casca dos frutos, por decocção: Adstringente, vermífuga. Gargarejos: Inflamações da boca e da garganta. Grande remédio da gastrite.

Rosa Branca
Laxante infantil e calmante. Prisão de ventre, diarréia, inflamações da boca e olhos.

Rosa Mosqueta
Rica em vitamina C contribui para a prevenção dos resfriados. Possui leve ação diurética, laxativa e revitalizante das funções capilares.

Ruibarbo
Colagoga, laxativa, adstringente, antiinflamatória, antiartritica e analgésica. Previne e trata a artrose.

Sabugueiro
Gripes, tosses, bronquites, sarampo, escarlatina, catapora. Purgativa e diurética.

Saião
Doenças do pulmão, tuberculose. Suco das Folhas, uso externo: aftas, calos, erisipela, feridas, frieiras, picadas de insetos, queimaduras, tumores, úlceras e verrugas.

Salsa
Cistite, nefrite, inflamação da uretra, icterícia, hidropisia, menstruações difíceis, cólicas, hemorragia uterina. Contra indicado para gestantes e lactantes.

Salsaparilha
Depurativa, diurética, sudorífera, sífilis, reumatismo, gota, doenças venéreas.

Sálvia
Energética, nos casos de esgotamento mental ou físico. Contra as cólicas estomacais, intestinais e menstruais. Combate às dores de cabeça, enjôo e vômito.

Samambaia
Antireumático e dores reumáticas em geral. Gripes, tosses, bronquites, doenças das vias respiratórias.
Sangue de Dragão (Croton Lechleri).
Para feridas e cortes; queimaduras, vaginites, como anti-séptico. Atua nas úlceras gástricas, diarréias, anemia, reumatismo crônico, hemorróidas, e auxilia no tratamento do Sistema Imunológico.
Sene
Utilizado como laxante suave nos casos de prisão de ventre, para controle das funções do aparelho digestivo e excretor, ajuda na digestão e é um excelente auxiliar no tratamento da obesidade, ajudando a eliminar as gorduras e impurezas do organismo. Contra-indicado para gestantes e durante a menstruação.

Serralha
Adstringente, depurativa, fortificante do sistema nervoso, estômago e olhos.

Sete Sangrias
Arteriosclerose, pressão alta, palpitação, febres, Depurativo do sangue, sífilis, estômago e intestinos, balsâmico.

Spirulina
É indicado para pessoas com insuficiência alimentar ou que não apreciam vegetais. Combate à fadiga e o envelhecimento e também dá sensação de saciedade podendo ser usada então como auxiliar nos tratamentos de dietas. Trata-se de um tipo especial de alga de água doce, muito rica em clorofila, apresentada como um pó verde. É uma das maiores fontes vegetais da necessária vitamina B12, sendo que ela contém duas vezes e meia mais esta vitamina do que o fígado bovino. É ainda uma grande fonte de beta-caroteno. Os astecas já conheciam a espirulina e a preparavam sob a forma de um caldo verde, que adicionavam aos demais alimentos. O seu principal efeito é de desintoxicar o organismo das impurezas habituais oriundas de uma alimentação desequilibrada e de remineralizar o organismo. Quando utilizada antes das refeições é útil para emagrecer e inibir o apetite. Juntamente com as refeições, torna-se um excelente tônico e complemento alimentar, dada a sua grande quantidade de nutrientes, vitaminas e, principalmente, sais minerais. Produz ótimos resultados no tratamento de criança anêmicas, descalcificadas e doentes. Pode até ser dada para bebês de colo. Tem composição semelhante, porém geralmente um pouco inferior, à clorella. É um importante suplemento alimentar.

Sucupira
Combate hemorragias, fraqueza orgânica, doenças do estômago e hidropisia. É um poderoso depurativo. Em cozimento, são empregadas contra eczemas, dartros, manchas da pele, urticária, feridas, úlceras, artritismo, reumatismo, escrofulose, blenorragia e impinges.

Tanchagem
Inflamações em geral, febres, gripes, afecções respiratórias, cólera, desinteria, cicatrizante, anti-hemorrágico. Gargarejos: afecções da gengiva, boca e garganta. Amigdalite.

Tayuyá
Reumatismo, diurético, depurativo, artrite, úlceras e manifestações sifilíticas.

Tília
Cansaço, esgotamento nervoso, epilepsia, dispepsia, sudorífera, brônquios. Sarampo e escarlatina.
Tomilho
Reumatismo, excitante das funções circulatórias e cerebrais, antiespasmódico, diurético, sudorífero, desinfetante, antitérmico.


Uña de Gato, um majestoso cipó espinhoso da Amazônia Peruana



Uña de Gato (Uncária tomentosa)

Uña de Gato (Uncária Tomentosa).
Faz parte da etnomedicina tradicional sul americana há milênios. Reparador do sistema imunológico e para os casos de desequilíbrios orgânicos que provocam a redução ou alteração da capacidade de defesa do organismo (gripe, viroses em geral e, atualmente, na AIDS), nas alergias em geral, nas doenças inflamatórias de “auto-agressão” (artrite reumatóide, etc.), bem como nas viroses mais diversas, principalmente o herpes simples e o herpes zoster. Pesquisas realizadas na Alemanha têm demonstrado a capacidade restauradora desta planta, não só para os casos citados, mas também no tratamento de diversos tipos de tumores malignos.

Urtiga
Adstringente, vaso constritora, antiseborréica e tonificante capilar, depurativa, anti-radicais livres, revitalizante.

Valeriana
Antiespasmódica, anticonvulsiva, insônia, sedativa, levemente vermífuga, cólicas, cefaléia, fadiga e vulneraria.

Vassoura
Emoliente, tosses, bronquites, tuberculose, doenças das vias respiratórias.

Vassourinha
Emoliente, peitoral, bronquite, catarros, regulariza a menstruação.

Violeta
Sarampo, coqueluche, tosses, bronquites, dores de garganta, artitismo. Folhas frescas, como cataplasma: Cicatrizante.

Vitamina E
Retarda o envelhecimento devido à sua característica antioxidante nas células, evita desordens arteriais, dinamiza a circulação sanguínea e rejuvenescem a pele. Alivia as perturbações da menopausa, aumenta a produção de esperma.

Zimbro
Diurético, mau hálito, doenças do estômago, hidropsia, reumatismo, febres, doenças da pele. Psoríase, anti-séptico, ciática. Asma.

Zedoária
Atua basicamente no sistema digestivo eliminando gases, no aparelho respiratório combatendo o resfriado e complicações gripais, diminui as taxas de colesterol.


COMPOSTOS FITOTERÁPICOS


Os compostos são composições com várias plantas que os leitores devem procurar no seu verbete próprio, as indicações relativas a cada uma. Nem todas as plantas que compõem o "Compostos Fitoterápicos" que manipulo com todo carinho, constam do repertório deste Blog. Estou organizando devagar.


Anti-Reuma
Composto com Garra do Diabo, Tayuyá, Salsa Parrilha, Pau Ferro, Velame do Campo, Manacá, Sassafraz, Impossível e Cipó Maravilha.



Calmotrim Pomada Alcanforada
Composta com Mentol, Cânfora, Óleo elétrico, Arnica, Salicilato de Metila (extraído de Violeta), Óleos essenciais de: Eucalipto glóbulos, Terebintina, Cedro, Citronella, Óleo de Andiroba, óleo de copaíba e Sebo de Carneiro. Apresentação: Potes com 15, com 30 e com 120 gramas.


Composto Renal
É uma composição com Douradinha, Cavalinha, Quebra-pedra, folhas de Abacate, Cana do Brejo (também conhecida como Cana de Macaco) e cabelo de Milho. Veja acima as indicações relativas à estas plantas.


Composto Expectorante
Composto com Tanchagem, Guaco, Alcaçuz, Umbaúba, Eucalipto, Agoniada, Gengibre, Alfafa, Melissa (Erva Cidreira), Camomila e Agrião.


Composto Hepático
Composição com Paratudo, Quina, Carqueja, Alcachofra, Chapéu de Couro, Calunga, Cipó milhomem e Boldo do Chile.


Garcínia Composta
Composto com Garcínia Cambodgia, porangaba, Quina, Carqueja, Fucus vesiculosus, Agar-agar, Alcachofra e Spirulina.

Ginkgo Gotu Kola
É uma composição em proporções iguais de Ginkgo biloba e Gotu Kola (Centella asiática).

Lipo-Regulador
Regula as gorduras (Colesterol). É composto com Alcachofra, Berinjela, Guatambú, Graviola, Laranja da Terra, Quina Cruzeiro, Quina vermelha e Tayuyá.

Plomérium
Um composto com Agoniada, Algodãozinho, Tanchagem, Melão de São Caetano, Uña de Gato, Ipê Roxo, Aroeira, Barbatimão, Pé de Perdiz, Sangra D'água, Algodão, Roseta, Catuaba, Kuntzé, Nó de Cachorro (Vernônia cognata).




Mombytu’u
Nome em Guarani, que significa: sedar, acalmar, curar. Composição feita com Mulungú, Passiflora, Estévia, Valeriana, Camomila, Melissa (Erva cidreira verdadeira), Hipéricum (Erva de São João) e Dama da Noite.

Ñemopotí
Vocábulo Guarani que significa: Depurativo. Composto com Tayuyá, Chapéu de Couro, Carobinha, Algodãosinho, Velame do Campo e Salsaparrilha.

Super-Algas
Composto com Spirulina, Agar-agar, Clorella e Fucus Vesiculosus.

Mongarú-Perevy
Vocábulos em Guaraní que significam: Nutrir o Pâncreas. Composto com Estévia, Laranja da Terra, Neem, Garcínia Cambodgia, Farinha de Maracujá, Pata de Vaca, Kuntzé, Carqueja, Polvilho de Lobeira e Guatambú.




Mongarú-Tajiguê
Palavras em Guarani que significa: Nutrição das Veias. Contém Castanha da Índia, Gotu Kola, Erva de Bicho e Hamamelis.

Mombaretéva
Palavra em Guarani que significa: Tônico, Energético, Fortificante. Composto com Ginkgo biloba, Guaraná, Kuntzé, Marapuama, Catuaba, Gengibre, Nó de Cachorro (Vernonia cognata) e Roseta.

Regulador Intestinal
Composto com Coentro, Cáscara Sagrada, Sene, Alcaçuz, Alfafa e Jalapa.

Tzomeach Nikaion
Vocábulos hebraicos que significam: Vegetal que faz limpeza. Composto com Alfafa, Alcaçuz, Hipéricum, Guaco, Passiflora, Jurubeba, Tanchagem, Umbaúba, Eucalipto, Gengibre, Uña de Gato e Agrião.

Fumotrim
Composto com Caulim coloidal, Argentum Nitricum, Cuprum Metalicum, Alcaçuz (Glicyrhiza glabra) e Tintura de Própolis.

Pílpel Nana
Vocábulos Hebraicos que significam: Hortelã Pimenta. Óleo essencial de Hortelã pimenta (Menta piperita), Veja na frente, matéria especial sobre o Pílpel Nana.


Gel Alcanforado
Composto com Mentol, Cânfora, Arnica, Castanha da Índia, Mentruz, Carbopol, Trieta e Glicerina.

Óleo Alcanforado
Composto com Cânfora, Mentol, Óleo Mineral e Vaselina líquida.

Tintura Ancanforada
Composta com Arnica, Erva de Bicho, Alecrim, Artemisia, Capim Cidreira, Arruda, Erva Cidreira, Gervão, Alfavaca, Cipreste, Canela, Confrey, Eucalipto, Cânfora, Mentol e Glicerina.

Tônico Aperiente
Composto com Guaraná, Nóz de Cola, Alfafa, Kuntzé e Quina.

PÍLPEL NANA (MENTÓLEO)
Produto preparado à base de óleo essencial forte, destilado da Mentha Piperita, que possui o mentol como seu princípio ativo mais importante. Existem mais de 20 espécies de menta (família da hortelã comum ou labiáceas), mas é a Mentha Piperita que possui maior concentração de mentol. É desta famosa e histórica planta que se extrai o conhecido óleo, utilizado pelo homem como um poderoso recurso medicinal e culinário desde os tempos mais remotos.
Na história norte-americana, a menta é descrita por Samuel Stearn, no The American Herbal, de 1801: "Essa plantinha simples, que nasce em nossos jardins, tem efeito estimulante, restaura a função do estômago, promove a digestão, combate o vômito, elimina o soluço, reduz a cólica e a flatulência, melhora a depressão histérica e outros males nervosos. Apesar da constituição, sabor e odores fortes, a menta não irrita o organismo como pode parecer".
As folhas frescas ou secas da menta, bem como o seu óleo essencial destilado, são recursos largamente utilizados como condimento alimentar, remédio, coméstico e na medicina popular. Mais comumente, a menta é aplicada contra a indigestão, a intolerância alimentar, as náuseas e a diarréia, as gripes e resfriados, dores de cabeça, enxaqueca, cólicas intestinais e uterinas. Segundo Leung, a menta tem as seguintes propriedades medicinais: aromática, estomáquica, estimulante e antiespasmódica. O óleo essencial é muito aplicado em cremes dentais e outros produtos medicinais e orais, gomas de mascar, produtos para massagem etc.
Estudos científicos mais modernos apontam que o óleo essencial da menta tem atividade antimicrobiana, sendo agora aplicado oralmente contra a doença Newcastle, o herpes simples (inclusive topicamente) e outras viroses.
O óleo essencial da menta vem sendo aplicado clinicamente há mais de cinco séculos no Ocidente. Num interessante estudo publicado em Londres, em 1902, Ellingwood mostra os efeitos notáveis do óleo no tratamento das cólicas flatulentas, na fraqueza do estômago, das náuseas em geral, das dores abdominais, das palpitações da indigestão, das tosses, das enxaquecas nervosas, da gonorréia dolorosa, incluindo cólera morbo. O mentol, presente na porcentagem de 29 a 48% no óleo de menta, não é o único responsável pelos efeitos medicinais da planta; outros componentes são o mentone (cerca de 31 %), o metil acetato (cerca de 10%), e o mentolfuran (cerca de 7%), o limonene; em menor quantidade estão ainda flavonóides, fitol, tocoferois, carotenóides, betaína, colina, azulenes, ácido rosmarínico, e taninos. O efeito antiespasmódico, contudo, pertence mais ao mentol. O óleo essencial da menta pode ser aplicado topicamente como emoliente, relaxante muscular e analgésico para dores comuns e contusões. Devido as suas propriedades neste campo de efeito imediato, o mentol participa de inúmeras formulações tópicas e preparados comerciais para o tratamento das contusões. Um bom recurso é aplicação de compressas quentes preparadas a partir de água fervida com algumas gotas do óleo. Outro recurso é a inalação de vapor onde se pingam algumas gotas do óleo (em inaladores e vaporizadores), com a qual se obtém um bom efeito descongestionante em rinites obstrutivas, gripes, resfriados, sinusites etc. Atualmente existe um tipo de mentol sintetizado, derivado da hidrogenização do timol, presente em muitas formulações, que deve ser evitado: Weiss & Leung (1980, 1985), mostraram os efeitos tóxicos do mentol artificial provando definitivamente que são bastante diferentes do óleo natural do mentol.
Composição
Óleo essencial natural purificado e concentrado de menta piperita.

Apresentação
Frasco de 10 ml

Indicações e uso
- Digestão difícil. Tomar 2 gotas em 1 copo de água ou chá. Via oral.
-Cólicas abdominais. Tomar 2 gotas em vi oral. Massagens locais.
- Gases, flatulência. Via oral.
- Soluços. Via oral; molha o dedo e 1 gota do óleo e passa na língua.
- Diarréias. Via oral.
- Gripes e resfriados. Fazer inalações; com as mãos e no nebulizador.
- Congestionamento e obstrução nasal. Fazer inalações com as mãos.
- Rinites e Sinusites. Inalações com as mãos e no nebulizador.
- Tosses. Via oral; passa na língua.
- Cefalalgia (dor de cabeça). Inalações e massagem na fronte.
- Enxaquecas. Inalações e via oral.
- Tensão nervosa e ansiedade. Inalações e via oral.
- Dores musculares. Massagens.
- Contusões. Aplicações tópicas.

Posologia
Via oral: 2 ou 3 gotas em 1 copo de água ou chá.
Inalações: Pingar 2 gotas na palma da mão e esfregar as duas mãos vigorosamente a fim de dinamizar e em seguida inalar profundamente. No nebulizador, coloque 2 gotas em soro fisiológico e faça aerosol (após o uso, limpe bem o copinho do nebulizador). Pode-se também pingar na água fervente e inalar o vapor.
Massagem: Pingar 5 gotas em outro óleo (ex.; óleo de amêndoas doces) e massagear.
Aplicações tópicas: Em água fervida e quente, se pinga algumas gotas, se molha um pano limpo e se aplica como compressas.