Blog

Blog

9 de mai. de 2012

Os Melhores Filmes de Guerra


Hoje, continuamos a nossa série de posts dedicados aos melhores filmes de cada género. Desta vez, o post é dedicado aos melhores filmes de guerra. Como sempre, estas listas são sempre subjectivas e dependem sempre um pouco do gosto de cada um pelo que, se acharem que existem títulos que mereçam estar na mesma, por favor comentem.


Apocalypse Now – 1979


Durante a Guerra do Vietname, o Capitão Willard é enviado numa perigosa missão ao Camboja, para assassinar um renegado que se colocou como um Deus numa tribo local.


Full Metal Jacket – Nascido para Matar – 1987


Um pragmático soldado americano observa os efeitos da desumanização da Guerra do Vietname nos seus próprios colegas, desde o brutal treino básico até as sangrentas lutas de rua em Hue, Vietname.


Platoon – Os Bravos do Pelotão – 1986


Um jovem recruta no Vietname tem de fazer face a uma crise moral quando é confrontado com os horrores da guerra e a dualidade do homem.


Tempo de Glória (Glory) – 1989


Robert Gould Shaw lidera a primeira companhia de soldados totalmente negros na Guerra Civil Americana, combatendo o preconceito do próprio exército da União, bem como da Confederação.


A Lista de Schindler (Schindler’s List) – 1993


Na Polónia, durante a Segunda Guerra Mundial, Oskar Schindler gradualmente fica preocupado com a sua força de trabalho de origem judeu, depois de ter testemunhado a sua perseguição pelos Nazis.


O Desafio do Guerreiro /Coração Valente (Braveheart) – 1995


William Wallace, um plebeu, consegue unir os escoceses na batalha contra o domínio inglês.


O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan) – 1998


Um grupo de soldados americanos atravessa a Normandia em busca de um outro soldado, cujos irmãos foram mortos em ação.


Cercados / Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down) – 2001


Um grupo de soldados de elite americanos vai para a Somália para resgatar dois tenentes de um “senhor da guerra” renegado, mas irão ter uma batalha desesperada com uma força militar inimiga mais forte.


Hotel Ruanda (Hotel Rwanda) – 2004


A história verídica de Paul Rusesabagina, o gerente de um hotel que “hospedou” mais de mil refugiados Tutsi durante a luta contra a milícia Hutu em Ruanda.


Flags of Our Fathers – As Bandeiras dos Nossos Pais / A Conquista da Honra (Flags of Our Fathers) – 2006


A história das vidas de seis homens que içaram a bandeira na Batalha de Iwo Jima, um ponto chave da Segunda Guerra Mundial.


Estado de Guerra / Guerra ao Terror (The Hurt Locker) – 2008


No caos da guerra do Iraque, uma unidade especial anti-bombas tem de lidar com a pressão, numa cidade onde todos são potenciais inimigos e qualquer objecto pode ser uma bomba.


Outros títulos recomendados:

O Pianista; A Queda: Hitler e o Fim do Terceiro Reich/A Queda! As Últimas Horas de Hitler; A Barreira Invisível/Além da Linha Vermelha; A Ponte do Rio Kwai; O Dia Mais Longo/O Mais Longo dos Dias; O Caçador/O Franco Atirador; Pearl Harbor; Máquina Zero/Soldado Anônimo.