Blog

Blog

4 de mai. de 2012

One Direction e The Wanted: Boy Bands na moda de novo



Existe um fenômeno na música pop para o qual poucas pessoas se atentam. De tempos em tempos, com um intervalo de mais ou menos 10 anos, uma febre de boy bands assola rádios, TVs e paradas de sucesso como um tsunami originado de alguma força desconhecida. Embora o termo boy band esteja associado, primariamente, aos New Kids on the Block ou Menudo, alguns críticos rotulam o Jackson 5, Temptations, Earth Wind and Fire e até os Bee Gees como boy bands. Como se vê, as boy bands na música pop não foi um fenômeno nascido na década de 90: desde a década de 60, rapazes se juntam para cantar, dançar e, eventualmente, tocar algum instrumento no palco, para delírio de pré-adolescentes por todo o mundo. E depois de um começo de década pobre em novidades nesse ramo da música pop, eis que aparecem pelo menos dois grupos ansiosos para conquistar seu lugar ao sol: One Direction e The Wanted.


One Direction: Pop para adolescentes


One Direction e The Wanted: Boy Bands na moda de novoTodas são filhas da mesma linhagem que nos brindou com bandas consagradas no universo da música pop, como os já citados Menudo e New Kids on the Block e mais recentemente, Backstreet Boys, Five, ‘N Sync, Boyzone, Take That e Westlife. Podemos citar também o Jonas Brothers, mas eles pregaram no deserto e por um bom tempo foi a única boy band de sucesso (circa 2005). E como quase toda boy band que se preze, o One Direction não surgiu de mero acaso: os 5 rapazes do grupo participaram do program caça-talentos X-Factor, na TV britânica, em 2009. Individualmente, eles não foram até o fim do programa, mas por sugestão de um dos jurados, eles acabaram formando a banda. Com a devida assessoria de empresários ingleses experientes em promover novos cantores, o primeiro hit do One Direction, intitulado What Makes You Beautiful, alcançou o topo das paradas em todo o mundo. Se você não conhece, veja o One Direction em ação nos clips abaixo:




Se você tem entre 12 e 16 anos e curte música pop, possivelmente se identificou com o estilo do One Direction. Cara de bons moços, letras fáceis de cantar e melodia grudenta são os ingredientes do sucesso dos rapazes. Isso continuará acontecendo a longo prazo? Só o tempo e a capacidade deles poderão responder isso. Ah, faltou escalar o One Direction, nome por nome:
  • Harry Styles
  • Liam Payne
  • Louis Tomlinson
  • Niall Horan
  • Zayn Malik

The Wanted: A boy band para maiores


Tal como o One Direction, The Wanted também é britânica, mas não precisou de um reality show para se formar. Apadrinhados pelo cantor Taio Cruz, eles foram descobertos após várias audições por todo o Reino Unido, quando afinal lançaram o álbum de estréia homônimo ao nome do grupo, em 2009. Tão logo foi lançado, eles alcançaram o topo da parada britânica com o hit All Time Low.
Mas foi com o segundo álbum, batizado de Battleground, que o reconhecimento internacional chegou com força. Além pontear a parada britânica por 17 semanas com a música Glad You Came, a música também ficou no topo do ranking das mais tocadas na Irlanda e na Austrália. Veja abaixo os singles que fizeram do The Wanted a nova revelação das boy bands inglesas:




A pegada é mais adulta, não acham? É o típico pop dance para ser tocado em boate que bem mixado, pode render um som muito empolgante. Diferentemente do One Direction, o som do The Wanted é mais maduro e pode agradar o público que não se identifica com a exagerada inocência do One Direction. Veja abaixo os nomes dos rapazes que fazem parte do The Wanted:
  • Max George
  • Jay McGuiness
  • Siva Kaneswaran
  • Tom Parker
  • Nathan Sykes