Israel 64 Anos de Independência!
A festa de independência de Israel começou ontem por volta das 20:00 hs com shows e fogos por todo o país. Hoje os israelenses lotaram os parques nacionais, praias e reservas florestais afim de realizarem o famoso churrasco da independência que leva milhões a participarem todos os anos.
Yom Ha'atzmaut ( hebraico : יום העצמאות yom ha-'aṣmā'ūṯ; árabe : الإستقلال 'Id al-عيد Istiqlal) é o Dia da Independência de Israel, que comemora sua declaração de independência no ano 1948.
Prununciamento de Netanyahu em Inglês
Comemorado anualmente no dia 5 do mês judaico de Iyar, que gira em torno da declaração do estado de Israel por David Ben Gurion, o primeiro chefe de estado, em Tel Aviv no dia 14 de maio de 1948( 5 Iyar, ano de 5708 ), e marca também o fim do Mandato Britânico da Palestina.
É sempre precedido pelo Yom Hazikaron, que lembra a memória dos soldados israelenses e das vítimas do terrorismo no dia 4 de Iyar.
Uma cerimônia oficial é realizada a cada ano no Monte Herzl em Jerusalém, na noite de Yom Ha'atzmaut. A cerimônia inclui um discurso do presidente do Knesset (o Parlamento israelense), uma apresentação dramática, uma marcha de soldados carregando bandeiras de Israel , formando estruturas elaboradas (como Menorah , Magen David e um número que representa a idade de Israel) e da acender de doze tochas (uma para cada uma das Tribos de Israel).
Todos os anos uma dezena de cidadãos israelenses que fizeram uma grande contribuição social em uma área selecionada, são convidados acender as tochas em cadeia nacional.
Outros eventos tradicionais do Yom Ha'atzmaut:
O Concurso Internacional de Bíblia
Cerimônia do Prêmio Israel
Apresentações militares aéreas
Visitação a bases militares
Os rituais específicos envolvidos na observância deste dia vem se desenvolvendo:O Rabino Chefe juntamente com outras autoridades religiosas declararam que Yom Ha'atzmaut é um dos feriados judaicos em que Hallel(cântico de louvor) deve ser dito.
O movimento religioso sionista criou uma liturgia para o feriado, o que por sua vezes inclui a recitação de alguns salmos, a leitura de uma parte dos Profetas ( Haftará ), na manhã de feriado.
Um segmento do campo religioso sionista, semelhante ao movimento de reforma, tem promovido a inclusão de uma versão de Al Hanisim (sobre os milagres). Este segmento incluiu o Rav David Bar Hayim do Machon Shilo e do Instituto do Templo. O Movimento da Reforma também sugeriu que essa adição.
Outras mudanças para as orações diárias incluem recitando Hallel , dizendo que a expansão Pesukei D'Zimrah do Shabat (a mesma prática que é observada na quase universal Hoshaná Rabá ), e / ou tocar o Shofar.
O Rabino Joseph Soloveitchik, que pronunciou o Hallel neste dia, ainda questionou o imperativo Halachic em canonizar essas mudanças. O Movimento Conservador instituiu a leitura da Torah em parte do dia, bem como a inclusão de uma versão de Al Hanisim (para os milagres ...), que normalmente é recitada em Chanucá e Purim. Alguns lugares também lê-se a Haftará em Isaías 10:32-12:6, que também é lido no último dia de Pessach.
O Movimento da Reforma sugere a inclusão de Ye'leh V'yavo. Uma adição à Amidá que também está incluído no Rosh Chodesh(o novo mês), Regalim Shalosh(os festivais de peregrinação), Rosh Hashanah e Yom Kippur.
Muitas famílias de Israel, independentemente do cumprimento ou filiação, comemoram este dia com piqueniques e churrascos (conhecido no jargão israelense como um mangal - a partir da palavra árabe منقل significa "estufa").
Na véspera do feriado, as pessoas cantam e dançam nas ruas. Varandas são decoradas com bandeiras de Israel , e bandeiras colocadas nas janelas dos carros. Alguns deixam as bandeiras içadas até após Yom Yerushalayim(Dia de Jerusalém).
Alguns Hasidim e judeus ortodoxos recitam Hallel, enquanto outros não fazem mudanças em suas orações diárias.
Alguns cidadãos árabes de Israel celebram o Yom Ha'atzmaut mas outros consideram-no um dia trágico de sua história e chamam-no de Al-Nakba ("a catástrofe"). Os drusos comemoram a independência de Israel desde o início. O Dia da Independência também foi comemorado pelo beduínos e os circassianos de Israel.
Alguns religiosos anti-sionistas judeus exibem uma bandeira preta e cinza e usam saco em sinal de luto. Os membros das seitas chassidicas Satmar, Aaron, Avraham Yitzchak , Munkatch e Vizhnitz -Monsey vêem como pecado o povo ter criado o Estado judaico antes da vinda do Messias.
Datas Gregorianas:
26 de abril de 2012 (quinta-feira; avançado um dia para Iyar 4)
16 de abril de 2013 (terça-feira, adiou um dia de Iyar 6)
Um dos dias mais importantes e felizes na nação de Israel
Exatamente em contraste e ao contrário do dia anterior, o Yom Hazikaron, no Yom Haatzmaut se comemora a Independência de Israel, após cerca de 2.000 anos de história, a nação judaica volta a ter a liberdade de cultuar em sua própria terra e de viver novamente uma vida de sociedade pluralista e tolerante em que a liberdade religiosa é garantida aos seus cidadões, principalmente aos judeus após o holocausto.
Descoberta do Túmulo de Herodes
O Herodion - Pálacio e Túmulo de Herodes o Grande
O Herodium
Cultura de Israel
A cultura de Israel é uma das
mais ricas no Mundo, nela se encontram um pouco de cada cultura existente no
planeta.
Os judeus a trouxeram da Europa, América, Brasil, Rússia e etc, os árabes a trouxeram de todo o Oriente Médio. Esta mistura e diversificação mágica veio a concentrar em Israel um micro-cosmo global cultural. |
A cultura de Israel se desenvolveu muito antes da fundação do Estado de
Israel em 1948 e combina a herança da vida secular e religiosa. Grande parte da
diversidade na cultura de Israel vem da diversidade de sua população.
Originárias de todo o mundo, os imigrantes chegaram com diversas origens culturais
o que contribuiu para o desenvolvimento da cultura israelense, que seguem as
tendências e mudanças culturais em todo o globo. A
Cultura israelense também reflete a história judaica na diáspora, especialmente
a ideologia do movimento sionista início no final do século XIX.
A tradições de Israel estão enraizadas em uma síntese das tradições étnicas e religiosas, e os artistas israelenses continuamente empurrar os limites nas suas formas de arte. Através de seu trabalho, os artistas de Israel provocam um auto-exame reflexivo e comunitário. Inspiram a mudança social, ao expressar a beleza do povo e da terra de Israel.
O sionismo é parcialmente baseado na tradição religiosa. Faz a ligação entre o povo judeu à Terra de Israel, onde o conceito de nação judaica se desenvolveu entre 1200 AC e 70 DC (fim da era do Segundo Templo). No entanto, o sionismo moderno evoluiu principalmente como secular. Na maior parte começou como uma resposta ao anti-semitismo presente em relação ao judaísmo europeu. Constituía um ramo do fenômeno mais amplo do nacionalismo moderno. Embora grupos sionistas competiram com outros movimentos políticos judeus, o sionismo tornou-se um equivalente ao judaísmo político durante e depois do Holocausto.
A tradições de Israel estão enraizadas em uma síntese das tradições étnicas e religiosas, e os artistas israelenses continuamente empurrar os limites nas suas formas de arte. Através de seu trabalho, os artistas de Israel provocam um auto-exame reflexivo e comunitário. Inspiram a mudança social, ao expressar a beleza do povo e da terra de Israel.
O sionismo é parcialmente baseado na tradição religiosa. Faz a ligação entre o povo judeu à Terra de Israel, onde o conceito de nação judaica se desenvolveu entre 1200 AC e 70 DC (fim da era do Segundo Templo). No entanto, o sionismo moderno evoluiu principalmente como secular. Na maior parte começou como uma resposta ao anti-semitismo presente em relação ao judaísmo europeu. Constituía um ramo do fenômeno mais amplo do nacionalismo moderno. Embora grupos sionistas competiram com outros movimentos políticos judeus, o sionismo tornou-se um equivalente ao judaísmo político durante e depois do Holocausto.
Mais detalhes aqui:
http://www.cafetorah.com/educacao-e-cultura-de-israel
http://www.cafetorah.com/educacao-e-cultura-de-israel
Música e Dança em Israel
http://www.cafetorah.com/musica-danca-israel
http://www.cafetorah.com/musica-danca-israel
Turismo em Israel
Turismo em IsraelLeia MaisIsrael é um dos menores países do Mundo, porém um dos mais variados em clima, geografia, sociedade, cultura e história, o que torna uma dos melhores países do planeta para quem deseja viajar a passeio. Suas curtas distâncias facilitam a quem desejar, percorrer o país inteiro em poucos dias. | Pontos Turisticos na Terra Santa |
O Monte Hermon em Video em HD
Desde
1981, com a ocupação por Israel das Colinas de Golã, o governo declarou
por lei o direito sobre a região. O Monte Hermon hospeda a única
estância de esqui no território mantido por Israel, incluindo uma grande
variedade de pistas de esqui para iniciantes, intermediários, e os
níveis de especialistas. Oferece também uma série de atividades de
inverno adicionais para as famílias, bem como trenó e esqui nórdico.
Aqueles que operam a área de esqui no Monte Hermon vivem nas
proximidades dos assentamentos israelenses de Neve Ativ e os drusos da
cidade de Majdal Shams. A estância de esqui tem uma escola de esqui,
patrulha de esqui, e vários restaurantes localizados na estação mais
baixa ou mesmo no pico da região.
O Mar da Galileia em Video HD
Este
video é uma produção exclusica do Cafetorah.com e parte dos videos de
arqueologia de Israel. Para aquisição dos DVD originais e completos,
acesse a nossa loja virtual: http://www.alezait.com
Cafetorah.com apresenta aqui um mapa com os principais locais
descritos no Novo Testamento. Ideal para que deseja fazer uma viagem de
carro em Israel e não sabe como chegar nos locais.
17 minutos e meio com cenas exclusivas de pescadores e passeio a
barco no Mar da Galileia, além de visões panorâmicas dos principais
montes na região.
Estrada 6 em Israel
Viajando
pela maior Auto-Estrada de Israel, conhecida como Kvish 6 que corta o
país de Norte a Sul, com pedágio eletrônico, sem a necessidade de para
para pagar, o pagamento vai direto para o cartão de crédito ou a conta
chega em casa.
Arqueologia Biblica em Massada HD
Arqueologia
Biblica em Massada - Masada. Este video é parte do DVD de arqueologia
biblica do Cafetorah.com que pode ser adquirido no site de produtos de
Israel: http://www.alezait.com
Massada (ou Metsadáh em Hebraico, מצדה) é uma fortaleza natural de
beleza majestática no Deserto da Judeia sobre o Mar Morto. É o símbolo
da destruição do antigo reino de Israel, da violenta destruição do
último reduto de patriotas judeus pelo exército romano no ano 73 a.C..
O local foi construído com um complexo de palácios, ao estilo
clássico do Império Romano antigo, por Herodes, o Grande, Rei da Judeia,
(37 a.C. – 4 a.C.). Os acampamentos, fortificações e rampa para ataques
que circundam o monumento constituem o mais completo conjunto de cerco
romano a sobreviver até aos dias de hoje.
É também um pontos turísticos mais visitados em Israel. Atrai
milhares por sua beleza única como uma fortaleza no meio do deserto e
pela história fascinante de seu passado.
Jerusalém - Arqueologia Biblica em HD
Primeira
parte do DVD de Arqueologia Biblica do Cafetorah.com e da Alezait.com
em Alta Definição - High Definition Biblical Arqueology of Jerusalem in
HD. Compre Aqui: http://www.alezait.com
Arqueologia Biblica na Cidade de Davi que é considerada a parte mais
antiga de Jerusalém. Ela está situada sobre uma formação montanhosa na
parte sudeste à atual cidade velha de Jerusalém nos dias de hoje.
A presença da nascente d'água chamada de Gião(Gion ou Gihon em
hebraico) foi o que impulsionou o desenvolvimento de uma civilização
agrícola na região através de seus primeiros habitantes, os
jebuseus(Yevussi em hebraico). Sendo assim o nome da vila existente
nestas colinas era Jebus, conforme citado nas escrituras em I Cronicas
11:4-6.
"E partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus; porque ali estavam os jebuseus, habitantes da terra.
E disseram os habitantes de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém
Davi conquistou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi.
Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe
e capitão. Então Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro à ela, pelo que
foi feito chefe."
A cidade dos jebuseus era composta de uma vila agrícola na parte
inferior e uma fortaleza no Monte Sião. Com a conquista, Davi se instala
na fortaleza de Sião e começa a construir desde Milo(colina no extremo
sul) até a fortaleza de Sião. Com o desenvolvimento da cidade, esta foi
se expandindo para o noroeste, na parte baixa e também na colina mais
próxima, a cidade superior. Sua localização estratégica entre os vales
de Cedron e Hinom permitiam uma boa defesa da cidade.
Arqueologia em Cafarnaum em HD
Cafarnaum,
(em grego Kαφαρναουμ, transl. Kapharnaoum; em hebraico: כפר נחום,
transl. Kfar Nachûm, "aldeia" ou "vila de Naum"), é uma cidade bíblica
que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida
(terra natal de Simão Pedro) e Corozaim.
Muito perto passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que
ligava o Egipto à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima.
O facto de possuir uma alfândega (Mateus 9:9) e uma guarnição romana
sugere que se tratava de uma cidade fronteiriça entre os estados de
Filipe e Herodes Antipas. O capitão da guarnição mostrou-se
particularmente amistoso para com os judeus, construindo-lhes a sinagoga
(Mateus 8:5-13; Lucas 7:1-10).
Jesus realizou vários milagres em Cafarnaum (Mateus 8:5-17; Marcos
1:21-28; Marcos 2:1-13; João 4:46-54; etc.) e aí ensinou frequentemente
(cf. João 6:24-71; Marcos 9:33-50). Na verdade, ficou conhecida como o
seu quartel-general e foi chamada a sua cidade, pelo fato de aí ter
fixado residência (Mateus 9:1; cf. Marcos 2:1). Contudo, apesar do real
impacto do seu ministério entre o povo, este acabará por se afastar; por
isso, Jesus predisse a completa destruição da cidade (Mateus 11:23-24;
Lucas 10:15).
A tradição situa-a em Khan Minyeh, 9,5 km a norte de Tiberíades, mas,
mais recentemente, foi identificada com Tell Hûm, a 4 km da nascente do
rio Jordão, na margem noroeste do Mar da Galileia, versão que tem sido
mais bem aceite. Foi escavada, em Tell Hûm, uma sinagoga judaica e
depois reconstruída parcialmente. Data do século IV, mas não é certo que
se situe no mesmo local daquela em que Cristo ensinou (Marcos 1:21).
Escavações, levadas a cabo por V. Corbo, desde 1968, puseram a
descoberto, em Cafarnaum, casas que remontam ao século I a.C., assim
como outras estruturas. Entre elas encontra-se uma igreja cristã
octogonal, contendo um baptistério (século V d.C.) e uma casa do século
IV d.C., que os arqueólogos acreditam ter sido construída no local em
que então se pensava que ficara a casa de Pedro.
Grafites gregos, aramaicos, siríacos e latinos testificam do facto de
a cidade ter sido frequentemente visitada por peregrinos cristãos no
século IV.
Arqueologia em Apolonia - Tel Arsuf em HD
Apollonia é um dos sítios arqueológicos mais próximos a região central de Israel, a grande metrópole de Tel Aviv. Ela está localizada hoje na moderna cidade de Hertzelyah, uma verdadeira Silicon Valley de Israel.
Na região de Apolônia existem indícios de uma civilização desde o período dos Mashmoneus, ou seja, os macabeus, porém, a região somente se tornou um local fortificado mesmo durante o período Muçulmano e dos Cruzados, quando diversas batalhas ocorreram na região.
Direção: Na estrada de Tel Aviv para Haifa, Estrada 2 rumo ao norte, pegue a saída para Kfar Shmaryahu Kfar. Ao chegar no sinal, dobre a sua esquerda e siga as placas marrons em direção a Tel Arsuf(Apolônia).
Horário de visitação: De 8:00 - 17:00, a entrada é somente até as 16:00hs
Telefone: 09-9550929(Atendimento em Hebraico e Inglês)