Blog

Blog

26 de mai. de 2012

Ilusões de óticas incríveis

Impressionante ilusão de óptica não engana esquizofrênicos

ilusão máscara vazia

Aparentemente, esquizofrênicos não são enganados pela ilusão de ótica chamada de “ilusão da máscara vazia”, como o resto de nós. Quando a máscara é virada, seu “verso” parece se tornar uma outra máscara, com relevo. Os esquizofrênicos não percebem isso porque, segundo cientistas, há alguns problemas com as conexões entre as áreas conceituais e sensoriais de seus cérebros.
Na ilusão da máscara vazia, as pessoas comuns percebem o verso da máscara, algo côncavo, como uma face convexa normal. A ilusão explora nossa necessidade de dar sentido a tudo o que vemos, unindo o que realmente vemos com o que esperamos ver. É um processo conhecido como Top Down.
“Nossa mente guarda memórias e as usa como base para entender o mundo. Sendo assim, quando vemos uma face, ela tem que ter relevo, ser convexa, como todas as outras que já vimos por aí” explica Danai Dima, co-autor de um estudo chamado NeuroImage e professor da Faculdade de Medicina de Hannover, na Alemanha.
Isso, para pacientes com esquizofrenia, é impossível. Eles vêem a face vazia exatamente como ela é. Alguns psicólogos acreditam que isso é devido à desconexão entre o que o esquizofrênico pretende ver e o seu processo Top Down. 

[Wired]