Blog

Blog

5 de mai. de 2012

Grandes trailers!... Filmes das décadas de 20 e 70

Filmes da década de (1920-1929)

Recomendaremos para os leitores do blog alguns filmes marcantes e que tiveram grande importância para o cinema. Cada tópico irá conter 7 filmes de uma década determinada. Sempre que completarmos todas as décadas, voltaremos a dar mais 7 dicas de cada década novamente.


O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari, 1920)

Direção: Robert Wiene. Roteiro: Hans Janowitz, Carl Mayer.

Gênero: Drama/Fantasia/Terror. Duração: 71 minutos.
País: Alemanha.


Sinopse: Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concertizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.




Inocente Pecadora (Way Down East, 1920)

Direção: D.W. Griffith.
Gênero: Drama/Romance. Duração: 145 minutos.
País: Estados Unidos.

Sinopse: Jovem inocente acaba se envolvendo com um mulherendo que a engana, simulando um casamento entre os dois para poder levá-la para a cama. Após o ato, ele revela a verdade destruindo-a moralmente, sobretudo quando o filho que nasce desse ato morre. Acaba encontrando  abrigo em uma grande fazenda, onde é acolhida com carinho pela família e amor pelo filho do dono. Mas as lembranças amargas de seu último romance farão  com que um novo envolvimento amoroso seja difícil de suportar.




 Nosferatu (Nosferatu, eine Symphonie des Graunes, 1922)

Direção: F.W. Murnau. Roteiro: Henrik Galeen.
Gênero: Fantasia/Suspense/Terror. Duração: 94 minutos.
País: Alemanha.

Sinopse: O Conde Orlok vive na Transilvânia e é um obcecado por Lucy, que teria sido sua esposa em encarnação anterior. O marido de Lucy, vai ao encontro do vampiro para comprar um imóvel, mas é surpreendido e preso por Orlok. Este, parte para conquistar sua amada.




Dr. Mabuse: O Jogador (Dr. Mabuse, der Spieler - Ein Bild der Zeit, 1922)

Direção: Fritz Lang. Roteiro: Fritz Lang, Thea von Harbou.
Gênero: Suspense. Duração: 297 minutos.
País: Alemanha.

Sinopse: Líder de uma quadrilha, Dr. Mabuse planeja um grande golpe: o roubo de informações privilegiadas da bolsa de valores. Depois de usar seus poderes psíquicos em um golpe no jogo de cartas, Mabuse começa a ser investigado pelo Comissário Von Wenk. Mas as poucas pistas fazem com que o comissário procure alguém para ajudá-lo no caso.




 O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera, 1925)

Direção: Rupert Julian. Roteiro: Gaston Leroux, Elliot Clawson, Raymond.
Gênero: Fantasia/Romance/Terror. Duração: 93 minutos.
País: Estados Unidos.

Sinopse: Erik, um compositor desfigurado em seu rosto, que vive nos subsolos de um grande teatro em Paris, apaixona-se por uma jovem cantora de ópera, e a convence a desistir de seu par, sequestrando-a em seus aposentos.


Um Cão Andaluz (Un Chien Andalou, 1929)

Direção: Luis Buñuel. Roteiro: Luis Buñuel, Salvador Dalí.
Gênero: Drama/Fantasia. Duração: 16 minutos.
País: França.


Sinopse: Marco inicial do surrealismo do cinema. Buñuel e Dalí exploram o inconsciente humano, numa sequência de cenas oníricas.


 Filmes da década de (1970-1979)

Recomendaremos para os leitores do blog alguns filmes marcantes e que tiveram grande importância para o cinema. Cada tópico irá conter 7 filmes de uma década determinada. Sempre que completarmos todas as décadas, voltaremos a dar mais 7 dicas de cada década novamente.


O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)

Direção: Francis Ford Coppola. Roteiro: Francis Ford Coppola, Mario Puzo.
Gênero: Drama/Policial. Duração: 175 minutos.
País: Estados Unidos.

Sinopse: “Don” Vito Corleone é o patriarca de uma poderosa família mafiosa de Nova York e espera passar os negócios para o filho Michael, recém-chegado da Segunda Guerra. O rapaz inicialmente tem outros planos, mas se vê forçado a assumir o império familiar quando o pai é quase morto por rivais que queriam apoio dos Corleone para começar a vender drogas em Nova York, mas não conseguiram. 


O Exorcista (The Exorcist, 1973)

Direção: William Friedkin. Roteiro: William Peter Blatty.
Gênero: Terror. Duração: 122 minutos.
País: Estados Unidos.


Sinopse: Uma jovem filha de uma atriz é possuída por um demônio, e um padre especialista em exorcismo é chamado para cuidar do caso.

O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre, 1974)

Direção: Tobe Hooper. Roteiro: Tobe Hooper, Kim Henkel.
Gênero: Terror. Duração: 83 minutos.
País: Estados Unidos.



Sinopse: Durante uma viagem de carro, um grupo de jovens acabam caindo no caminho de uma família de pessoas insanas, cujo filho utiliza uma serra elétrica para matar as pessoas, tratando-as como carne animal.
Tubarão (Jaws, 1975)

Direção: Steven Spielberg. Roteiro: Peter Benchley.
Gênero: Suspense. Duração: 123 minutos.
País: Estados Unidos.


Sinopse: Um ataque de um enorme tubarão em uma praia extremamente movimentada, levou pescadores locais a unirem-se para destrui-lo.


Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest, 1975)

Direção: Milos Forman. Roteiro: Bo Goldman, Lawrence Hauben.
Gênero: Drama. Duração: 133 minutos.
País: Estados Unidos.

Sinopse: McMurphy pensa poder fugir do trabalho na prisão figindo ser louco. Ele é então, enviado a um sanatório, onde deve lidar com uma realidade triste e dura, além de ter que encarar a enfermeira Mildred Ratched que dificulta as coisas para ele.

 Alien, O Oitavo Passageiro (Alien, 1979)

Direção: Ridley Scott. Roteiro: Dan O'Bannon.
Gênero: Ficção/Terror. Duração: 117 minutos.
País: Estados Unidos.


Sinopse: Os membros de uma nave espacial acordam do hiper-sono para investigar um sinal que vem de um planeta próximo. Logo descobrirão que o sinal era de perigo, não de S.O.S., como estavam pensando, pois o planeta é habitado por uma criatura monstruosa e incrivelmente forte.

 





Filme: O Poderoso Chefão: Parte 2 (The Godfather: Part II, 1974).

Direção: Francis Ford Coppola,
Roteiro: Francis Ford Coppola, Mario Puzo.
Gênero: Drama/Policial.
Origem: Estados Unidos
Duração: 200 minutos.

Sinopse: Durante os anos 50, Michael Corleone está agora a frente da família e tenta expandir seus negócios por Las Vegas, Hollywood e Cuba. Paralelamente, conhecemos a interessante história de Vito Corleone, ainda jovem na Sicília, em 1910, e como ele chegou a Nova York e começou a contruir o seu império.




Filme: Rocky: Um Lutador (Rocky, 1976).

Direção: John G. Avildsen.
Roteiro: Sylvester Stallone.
Gênero: Drama/Romance.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 119 minutos.

Sinopse: Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um boxeador considerado medíocre, tem a grande chance de sua vida quando lhe oferecem uma luta pelo título mundial, contra o grande campeão americano, Apollo Creed.




Filme: Taxi Driver(Taxi Driver, 1976).

Direção: Martin Scorsese.
Roteiro: Paul Schrader.
Gênero: Drama/Policial.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 113 minutos.


Sinopse: Travis Bickle (Robert DeNiro) é um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi. Conhecendo melhor todos os podres das vielas da cidade, seu caminho se cruza com o das jovens Betsy (Cybill Sheperd) e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos, o que o faz se revoltar com tudo e com todos, explodindo sua raiva e violência que sempre demonstrou ter.




Filme: Carrie - A Estranha (Carrie, 1976).

Direção: Brian De Palma.
Roteiro: Lawrence D. Cohen.

Gênero: Drama/Suspense/Terror.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 98 minutos.

Sinopse: Carry White é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth, sua mãe é uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Além disso, é monosprezada pelos alunos de sua sala. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell, uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross, seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma armadilha para Carrie.






Filme: Star Wars Episódio IV - Uma Nova Esperança (Star Wars Episode IV - A New Hope, 1977).

Direção: George Lucas.
Roteiro: George Lucas.
Gênero: Ficção Científica.
País: Estados Unidos.
Duração: 121 minutos.

Sinopse: No caminho de ampliar o império intergaláctico, as hostes do Lado Negro da Força comandadas pelo sinistro Darth Vader e pelo Imperador Palpatine seqüestram a princesa Leia Organa e destroem o seu planeta. No entanto, dois robôs, R2D2 e C3PO , conseguem escapar. No planeta Tatooine, Owen Lars, o tio de Luke Skywalker, compra os dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia para o jedi Obi-Wan Kenobi sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta.







Filme: Halloween - A Noite do Terror (Halloween, 1978).

Direção: John Carpenter.
Roteiro: John Carpenter, Debra Hill.
Gênero: Suspense/Terror.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 91 minutos.
Sinopse: Um garoto que foi mandado ao manicônio após assassinar sua irmã foge da instituição agora que é adulto. O terror está prestes a começar na comunidade em que ele morava, onde ele começa a matar os adolescentes. Sua psiquiatra é a única que está atrás dele, por acreditar no seu poder de fazer o mal.




Siga o Blog no twitter - AQUI