Blog

Blog

5 de mai. de 2012

Fique por dentro!...

Um passeio pela Lua


Este especial passeio por nosso satélite mostra o Mar Oriental, um dos maiores impactos visíveis na superfície da lua; a cratera Shackleton, onde uma luz artificial revela a topografia que não vê a luz solar em bilhões de anos; o pico central da cratera Tycho, o Mar da Serenidade e o vale Taurus Littrow, onde a tripulação da Apollo 17 pousou em dezembro de 1972; entre outros.

Quais alimentos que incrementam nossa inteligência?


Alimentos que incrementam nossa inteligência
  • - Colina: presente nos ovos, leite, bacalhau e couve-flor.
  • - Monofosfato de uridina: presente na beterraba.
  • - Ácido docosa-hexaenoico (DHA): presente em peixes de água fria (como o salmão, arenque e a anchova) e segundo estudos recentes por médicos e cientistas da Europa, em um atum de qualidade especial, no azeite de fígado de bacalhau e em algumas microalgas.
Estes são três alimentos que, segundo um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), fortalecem as sinapses (conexões entre neurônios) e incrementam as habilidades cognitivas depois de consumi-las habitualmente durante apenas quatro semanas.

Os experimentos foram feitos com roedores e sua ingestão não só melhorou suas habilidades cognitivas, senão que produziu mudanças bioquímicas evidentes nas sinapses neuronais.

Experiência: água + ondas de som a 24 Hz = magia!


Neste curioso vídeo que Brusspup subiu ao YouTube é possível ver o efeito produzido pelas câmeras de vídeo ao gravar, a uma velocidade de quadros determinada, uma cena perfeitamente "sincronizada".

O assunto é fazer a água passar diante de um alto-falante através de um tubinho, gerar então uma onda de som de 24 Hz que possa impulsionar um pouco as gotas e ao mesmo tempo configurar a câmera de vídeo para que grave a 24 frames por segundo. O resultado? A água parece "magicamente" parar no ar, ao ficar perfeitamente sincronizada com a captura de imagens.

Ao modificar as ondas e em vez de usar 24, usar 23 ou 25, a água parece mover-se para diante e para trás (o efeito é muito legal). A montagem lembra um pouco o efeito estroboscópico, que faz as rodas de carros parecerem estáticas enquanto giram. Também é o mesmo efeito óptico apreciado em helicópteros, hélices e outro tipo de cenas nas quais as freqüências dos objetos em movimento sejam um múltiplo exato dos frames por segundo que esteja sendo gravado pela câmera de vídeo.

Um passeio por Júpiter e Saturno


Com dezenas de imagens originais das missões Cassini e Voyager, Sander van den Berg realizou esta montagem absolutamente espetacular. Outra pequena amostra das maravilhas de nosso sistema solar.

NASA elabora mapa para saber onde os próximos raios cairão

LuisaoCS
NASA elabora mapa para saber onde os próximos raios cairão
Os raios ganharam ao longo da história a reputação mais que merecida de ser imprevisível, a ponto de que se converteram em metáfora da casualidade e da fatalidade que escapam ao controle humano. Mas esta percepção poderia mudar graças a um mapa elaborado pela Agência Espacial Estadunidense, a NASA, que permite um prognóstico sobre onde ocorrerá o próximo impacto de um destes fenômenos.

Trata-se de uma cuidadosa recopilação que relaciona o momento e o lugar em que ocorreram a maioria destes eventos sobre a superfície terrestre, desde 1995 até 2002. Por cálculos probabilísticos e de outra índole, esta informação obtida via satélite permite aos cientistas predizer com relativo grau de certeza onde cairá a próxima centelha.

Como dado curioso, a NASA afirma que a maior quantidade de raios nos últimos anos aconteceu sobre o Rio Catumbo na Venezuela, onde, em média, foram registrados 40 mil raios por noite. Kifuka, uma cidade montanhesa do Congo, possui um recorde parecido. Isto sugere por sua vez, em combinação com outras conclusões que podem extrair deste exercício cartográfico, que as áreas mais quentes atraem mais destas descargas elétricas.

Via | io9.

Stink Different: a fragrância da atração irracional dos produtos Apple


Stink Different: a fragrância da atração irracional dos produtos Apple
Em uma das manifestações que com maior lucidez criticam o inexplicável apelo que ressumam os produtos Apple, três artistas avizinhados em Melbourne destilaram o aroma de um Macbook novo recém retirado da embalagem, engarrafando-o em uma essência sui generis que leva o "imelhorável" nome Stink Different -em clara alusão ao slogan mais recente da companhia californiana que convida a "pensar diferente"-.

Misturando com a paciência de um artesão as delicadas fragrâncias de cola, plástico, papelão e borracha, os designer australianos conhecidos coletivamente como "Greatest Hits" deram o toque final com a ajuda de fabricantes de perfume do sudeste da França.

Para desgraça de muitos, que desesperados já tentavam encomendar, o perfume não será colocado à venda senão simplesmente exibido em uma galeria de arte da referida cidade australiana.

Não tenho dúvida que se engarrafassem flatos de Jobs, estes tolos macfags consumistas acabariam logo com o estoque.

Via | Huff Post.

Sanduíche com 1.050 fatias de bacon


O Burger King do Japão está realizando uma promoção: por apenas 2,50 reais acrescentam 15 fatias de bacon a seu whopper. Lógico que não demorou para que surgisse um desafio demente de um big sanduíche com 1.050 fatias de bacon, 175 reais, para quem estivesse disposto a forçar os limites do estômago.

O tipo que se ofereceu como voluntário para devorar semelhante brutalidade parece não ter apreciado muito o resultado, como é possível comprovar no vídeo. Só pela forma que ele fica olhando à torre, já vale pelo vídeo todo.

O carro do futuro... voador?


A empresa holandesa PAL-V tornou realidade a fantasia de muitos em criar um carro voador, cuja versão comercial poderia ser comercializada a partir de 2014. Um veículo que, depois de um demorado período de teste, realizou um bem sucedido voo inaugural com o qual fechou a parte experimental da iniciativa e abriu período preparatório ao mercado.

O carro pessoal de ar e terra, PH-PAV (suas siglas em inglês), funciona como um esportivo em terra, capaz de atingir até os 180 km/h e com um desenho peculiar e aerodinâmico. No ar voa graças ao movimento gerado por asas situadas na parte superior e pelo empuxo de uma hélice posterior que é dobrável, também atinge uma velocidade máxima de 180 km/h e uma autonomia de vôo entre 350 e 500 km.

Para poder conduzi-lo não são necessários estruturas especiais, cumpre com as normas existentes e não requer de outro combustível diferente da gasolina. Mas para aqueles que desejarem pilotá-lo devem tirar a carteira de motorista tipo B e também uma licença particular de vôo. Ainda que o mais complicado de tudo poderia ser o preço, já que o custo estimado de 600 mil reais não está ao alcance de qualquer bolso.

Babuínos que aprendem a ler dão pistas sobre os códigos cerebrais da leitura


Babuínos que aprendem a ler dão pistas sobre os códigos cerebrais da leitura
A linguagem humana é sem dúvida uma das manifestações mais refinadas de nossa inteligência como espécie, um dos inventos mais decisivos para dar o salto que nos separou do resto dos animais. Mas por isto mesmo é também um dos elementos mais enigmáticos de nossa natureza e que ademais estamos muito envolvidos estudando na busca de obter explicações efetivas sobre seus fundamentos mais essenciais.

Por isso as pesquisas científicas sobre a linguagem humana passam por um rodeio do qual participam nossos parentes evolutivos mais próximos, primatas com os quais seguimos compartilhando o tronco comum da evolução biológica.

A lata de Pringles do futuro


A lata de Pringles do futuro
As batatas fritas -na verdade bolachas, já que sua composição tem menos de 50% de batata- Pringles são peculiares por seu sabor, por sua forma e hoje em dia, sobretudo na área nerd, por sua embalagem em forma tubular, que se tornou popular por ser uma ferramenta muito adequada para fabricar antenas wi-fi, mas a verdade é que, para comer batatinhas, é pouco prático.

Ou a gente tem que meter a mão ou os dedos para tentar tirar alguma folha de batata ou virar a embalagem para que caiam e, lógico, esparrama também as malditas migalhas, que por falta de coragem de passar a língua a gente sopra para o canto.

Foi pensando nisso que Dohyuk Kwon decidiu propor uma engenhosa solução, que por enquanto serviu-lhe para ganhar um prêmio de design Red Dot Design Award. Trata-se de uma lata que originalmente apresenta as mesmas medidas que a original, mas que, quando retiramos o selo que a rodeia, se expande convertendo-se em uma prática e elegante tigela. Mas isso não é tudo, serve também para ser utilizada como antena wi-fi com maior ganho.

Como colocar um barco em uma garrafa


Neste ínterim a maioria já sabe como são feitos aqueles souvenires com barquinhos dentro de garrafas, mas sempre existe quem ainda não viu o truque e este vídeo, em verdade, também ficou muito bacana.

Basta dar play e dirimir de uma vez por todas essa dúvida existencial que remoia sua massa cinzenta (ou não). Depois dizem que a Internet não é educativa. ;-)

Como aterrissamos em Marte?


A reposta mais adequada seria: - "Com muito cuidado!" Mas o pessoal do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL criou esta fantástica animação para mostrar as formas de como amartissar no planeta vermelho.

P.S.: Sitezinho medíocre este da NASA que ao invés de tratar o tráfego que recebe para filtrar, simplesmente bloqueia uma faixa de spam para não ter problema, a mais de mês só consigo entrar no APOD via proxy.

Poderíamos nos desfazer dos resíduos radioativos vertendo-os nos vulcões?


Poderíamos nos desfazer dos resíduos radioativos vertendo-os nos vulcões?
Dias atrás zapeava por fóruns, conhecidos por sua temática cosnpioranóica, à busca de riso fácil, quando me deparei com um post onde um dos participantes mostrava sua ideia de como eliminar os resíduos radiativos da atualidade. Apesar das teorias absurdas encontradas neste meio, existem também boas ideias brotando e decidi me aprofundar no que era proposto: usar este enorme forno que é um vulcão como uma eficaz maneira de desfazer das aproximadamente 26.000 toneladas de barras de combustível de urânio esgotadas armazenadas em todo mundo. A ideia parece boa inicialmente, mas um vulcão seria o suficientemente quente para fundir as barras e também neutralizar a radioatividade do urânio?

Estrelas que não se movem


Neste vídeo realizado nos Alpes suíços, desde o restaurante giratório mas alto do mundo, é possível ver uma fantástica noite estrelada. Em primeiro plano destaca-se o monte Allalinhorn na região do Valais, e se nos fixarmos bem no lado esquerdo (imprescindível ver em HD), é possível observar como algumas poucas estrelas alinhadas não se movem e se mantêm estacionárias.

Esses pontos luminosos que permanecem quietinhos não são estrelas, senão satélites geoestacionários. Satélites que permanecem em uma órbita fixa, imóveis em um determinado ponto sobre o equador terrestre.

Recorde Guinness da máquina de Rube Goldberg mais complexa


É bem possível que já tenha visto no cinema, TV ou aqui mesmo no site uma dessas máquinas que começam com a queda de uma bola de golfe e terminam fazendo suco de laranja ou ligando o rádio. Esses dispositivos rebuscados conhecidos como "Máquinas de Rube Goldberg", são uma espécie de Santo Graal para os nerds como alguns alunos de engenharia da Universidade de Purdue que levaram muito além este conceito construindo um aparelho que realiza uma simples tarefa em 300 passos, superando a marca anterior que era de 232.

O dispositivo faz parte do Concurso de Máquinas de Rube Goldberg que realizado a cada ano na instituição. O objetivo é que se fabrique uma máquina que realize tantas tarefas possíveis sem ter um só erro durante o processo. Seguramente estará perguntando qual o objetivo de fabricar tão complicado aparelho? A resposta é: encher um balão e estourá-lo.

Via | Geekologie.

Estourando oito metros de papel bolha com uma prensa hidráulica


Alto-falantes no talo! Isto provavelmente pode ser o clímax do prazer para todo fanático por estourar as bolhinhas de plástico das embalagens. Vê-lo já impressiona, mas o ouvir dá um vontade incrível de...

Ok... se o vídeo só serviu para despertar o impulso de apertar a maior quantidade de bolhas para desestressar, talvez a animação depois do salto possa ajudá-lo.