Blog

Blog

6 de mai. de 2012

Explosão Solar (uma das mais brilhantes)




A mancha solar 1121 desencadeou uma das mais brilhantes explosões solares em anos, classe M5.4. 

A radiação do "flare" criou uma onda de ionização na parte superior da atmosfera da Terra, que alterou a propagação de ondas de rádio de baixa freqüência. Este é o terceiro flare de categoria M a partis desta mancha que está cada vez mais ativa.  Até agora nenhuma das erupções foi dirigido diretamente à Terra, mas isso pode mudar nos próximos dias devido a rotação do Sol, que pode deixar a região ativa na direção do nosso planeta. 

Vídeo







http://spaceweather.com/





Nenhuma das explosões produziu uma ejeção expressiva de massa coronal como a registrada pela Nasa

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou nesta quinta-feira em seu site a imagem da supermancha solar batizada de 1112, no exato momento em que lançava labaredas no espaço.

Até hoje, nenhuma explosão produziu uma ejeção expressiva de massa coronal (partículas de altas energias) em direção ao planeta Terra.

Outro dado importante é a existência de um grande filamento magnético cortando o hemisfério sul do Sol. Ele é tão extenso, que ultrapassa a distância que separa a Terra da Lua --cerca de 380 mil quilômetros.

É possível identificar um ponto brilhante um pouco acima do filamento --a radiação ultravioleta da supermancha solar. Se ocorresse uma explosão, toda a estrutura entraria em erupção.

Fonte: Folha 

Vamos continuar de olho no nosso amigo "furioso"!