Blog

Blog

14 de mai. de 2012

ESA: telescópio europeu encontra buraco no espaço


Imagem combinada de três observações diferentes do telescópio  Herschel mostra a nuvem NGC 1999 em verdade. O espaço escuro deveria  ser, conforme se ... Foto: ESA/Divulgação
Imagem combinada de três observações diferentes do telescópio Herschel mostra a nuvem NGC 1999 em verde. O espaço escuro deveria ser, conforme se previa, uma região mais densa da nuvem. Contudo, os cientistas descobriram que aquele trecho era um grande buraco, certamente aberto por uma estrela recém formada
Foto: ESA/Divulgação

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira uma imagem gerada em infravermelho pelo telescópio espacial Herschel do que diz ser um buraco no espaço. Segundo a agência, o buraco deu um "surpreendente vislumbre do final do processo de formação estelar".
As estrelas nascem em densas nuvens de gás e poeira. Apesar de jatos de gás terem sido vistos vindos de jovens estrelas no passado, os cientistas não entendem exatamente como a estrela joga para longe esse gás ao nascer. Agora, os cientistas acreditam que o Herschel registrou um passo inesperado nesse processo.
Os astrônomos decidiram direcionar o telescópio para uma nuvem de gás conhecida como NGC 1999, mais exatamente em uma parte que parecia escura ao olho humano. Por anos acreditou-se que esses trechos escuros dessas nuvens eram áreas mais densas de poeira e gás que impediam a passagem de luz, por isso apareciam negras. Contudo, o Herschel, que deveria registrar em infravermelho essas partes, não viu nada. De acordo com a ESA, mesmo se a nuvem estivesse imensamente densa, algo estava errado.
Em uma investigação mais detalhada, com a ajuda de telescópios na Terra, eles obtiveram os mesmos registros, ou seja, não conseguiam ver a nuvem que supostamente deveria estar ali. Contudo, eles chegaram à conclusão que esse trecho não estava escuro por causa da densidade da nuvem, mas porque estava realmente vazio.
"Ninguém nunca havia visto um buraco como esse", diz Tom Megeath,da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos. "É tão surpreendente quanto saber que minhocas estão fazendo túneis no seu jardim, mas um dia encontrar um enorme abismo", afirma o astrônomo à ESA.
Ainda segundo a agência espacial, os astrônomos acreditam que o buraco foi aberto por jatos de gás de uma jovem estrela na região. Além disso, uma poderosa radiação de uma estrela mais madura pode ter ajudado a abrir o buraco. Apesar de misterioso, o buraco no céu pode ajudar os cientistas a entenderem melhor o processo de formação das estrelas.

Não sei até que ponto este vídeo é verdadeiro pois não encontrei pesquisa a respeito.Como tem céticos que acreditam que o homem nunca eteve na lua,( (principalmente certos religiosos) estas imagens bem que poderiam ser verdadeiras,por outro lado pq as imagens de Et e outras são sempre borradas? Estas questões me intrigam muito...