Blog

Blog

18 de mai. de 2012

Cantores e bandas de uma música só: Versão internacional


Há alguns dias publicamos um post onde mostramos alguns dos mais famosos cantores e bandas brasileiros cujo sucesso não passou de uma única música. Claro, não coloquei no rolo aquelas músicas de carnaval cuja validade vai até a Quarta-Feira de cinzas e sim, músicas com abrangência nacional e que, em algum momento, foram a mais tocadas em rádios por todo o Brasil. Saciando vossa sede de conhecimento, não poderia deixar de dedicar uma postagem exclusiva para aqueles cantores internacionais, que chegaram ao topo da música pop, mas cujo sucesso só durou uma estação.
Cantores e bandas de uma música só: Versão internacional

Músicas com data de validade certa


Aliás, mencionar essas músicas como representantes da música pop é ser simplista demais na análise. Temos aqui músicas latinas, europop, funk (não aquele lixo feito no Brasil). E como dito na postagem anterior, o sucesso necessita de doses precisas de sorte, talento e estar no lugar certo, na hora certa. Esse pessoal conseguiu isso, mas também não teve o rebolado suficiente para manter-se no topo da Billboard. Vamos conhecê-los?


Macarena (Los Del Rio): presença garantida em qualquer playlist de qualquer festa em meados dos anos 90, o hit da dupla espanhola chegou ao topo das paradas em vários países do mundo pelo ritmo contagiante e também pela indefectível dança, obra de uma instrutora de dança venezuelana. E o sucesso do Los Del Rio ficou nisso. Pelo menos eles emplacaram um clássico.


I’m Too Sexy (Right Said Fred): trilha sonora escolhida em 90% das vezes que algum engraçadinho se mete a fazer um strip-tease, a música  sobrevive ao tempo e é até hoje uma das mais pedidas pelos frequentadores de casas noturnas. O mesmo não se pode dizer da dupla, hoje na obscuridade.


Who Let’s Dogs Out? (Baha Men): esse funk é sucesso garantido quando começa a tocar, desde seu lançamento em 2002. Ninguém mais lembra da banda das Bahamas, mas o funk dos cachorros está aí até hoje, inclusive fazendo parte da playlist do jogo de video game Just Dance.


It’s Raining Men (The Weather Girls): outra música que quando começa a tocar na pista deixa muita gente eufórica. Considerado um hino pela comunidade gay, a música entra fácil em qualquer coletânea de sucessos marcantes dos ano 70/80. Pena que o destino das intérpretes não foi o mesmo e o sucesso não as acompanha mais.


Mambo nº 5 (Lou Bega): de mambo a música não tinha muita coisa, pois é uma regravação mais dançante em cima de um sucesso de Pérez Prado, de 1949. Mas é fato que esse remix alcançou nívis incríveis de popularidade. Lou Bega ainda emplacou um ou outro hit, mas seu maior sucesso, a ser lembrado para a posteridade, é mesmo Mambo nº 5.


Barbie Girl (Aqua): outra direto das pistas de eurodance, o grupo dinamarquês recheado de sintetizadores arrasou em 1997 com a batida grudenta de Barbie Girl. A Dinamarca, antes conhecida no cenário musical apenas por suas bandas de metal, foi o centro da música pop enquanto o Aqua esteve no topo da parada.


Uma música para a fama



Dentre as milhares de one-hit bands, são essas as que considero mais famosas. Opiniões discordantes serão sempre bem acolhidas, desde que feitas com educação e polidez. E você, quem incluiria nessa lista? Comentários, por favor.