Blog

Blog

1 de mai. de 2012

A Babilônia que poucos conhecem


Jardins suspensos da Babilônia

 

A Babilônia que poucos conhecem

Torre de Babel
Babilônia - provavelmente fundada em 1950 a.C. - foi a capital da Suméria, região que hoje é o Iraque. A cidade localizava-se aproximadamente a 80km ao sul de Bagdá. O povo babilônico era muito avançado para a sua época. O Rei Hamurabi por exemplo é considerado o primeiro rei a codificar leis. A cultura babilônica influenciou em muitos aspectos a cultura moderna.

A cidade da Babilônia tornou-se um renomado centro de aprendizado, especialmente em ciências, matemática e astronomia. Os estudiosos babilônicos desenvolveram um sistema de numeração, baseado em grupos de 60 minutos, divisão do dia em 24 horas e ao círculo de 360 graus. 

Jardins Suspensos
O antigo historiador grego Heródoto declarou que a Babilônia "é tão esplêndida que nenhuma cidade na terra pode ser comparada a ela". A cidade era conhecida como A Rainha da Ásia, que em seu período de prosperidade e hegemonia, possuiu um conjunto arquitetônico famoso até os dias de hoje, que era constituído      pela Torre de Babel, os Jardins Suspensos e um canal de defesa ligando os rios Tigres e Eufrates (Muro dos Medas).

 Seus muros e famosos jardins suspensos estavam entre as sete maravilhas do mundo antigo e a Babilônia tornou-se sinônimo de excelência e talento. Porém na tradição judaico-cristã, contudo, a cidade é considerada como a antítese do paraíso e da sagrada Jerusalém, simbolizando o profano.


Jardins Suspensos da Babilônia