Blog

Blog

11 de fev. de 2012

Unidas pelo corpo: Abby e Brittany Hensel

 

A natureza mostra sempre a sua perfeição, bondade e sabedoria, algo que sem dúvida foi  cuidadosamente planejado. Tanto que não existem coisas como doenças e má-formações genéticas, sendo que muitas delas carregamos desde o nascimento até a morte. As simpáticas e belas irmãs siamesas - do tipo parapagus - Abby e Brittany Hensel ao lado são uma, ou melhor duas, provas disso. Duas pessoas diferentes vivendo felizes em um mesmo corpo há 21 anos, compartilhando quase tudo que se pode compartilhar na vida, de bom ou de ruim. Inspirado pelo recente nascimento de um bebê de duas cabeças no Pará, decidi falar sobre isso aqui.
Abigail Loraine e Brittany Lee Hensel nasceram em 07/03/1990 nos EUA, tornando-se  mundialmente conhecidas, pois casos de gêmeos siameses parapagus são extremamente raros, e destes, são poucos os que sobrevivem por muito tempo, mas nenhum par de gêmeos deste tipo sobreviveu tanto tempo quanto elas. Não se trata apenas de uma pessoa com duas cabeças, mas sim de duas pessoas diferentes vivendo em um mesmo corpo, cada uma com o seu próprio cérebro e demais órgãos, no entanto alguns deles são únicos e compartilhados. No entanto o corpo delas é o resultado de dois corpos diferentes que nasceram colados um no outro, só que como os corpos delas são simétricos, o resultado foi um único corpo, quase perfeito - exceto por um braço, que é mais comprido que o outro. Ou seja, podemos dizer que ironicamente a natureza ainda pode acertar mesmo errando.


Abby e Brittany cada uma tem o seu próprio cérebro, coração, coluna vertebral (que se junta com a outra no tórax) estômago, par de pulmões (os do meio são levemente fundidos um no outro), mas apenas uma delas possui o par de rins enquanto a outra só possui um. Além destes, elas possuem alguns outros órgãos menores duplicados e vários compartilhados, como o intestino e o diafragma, que são únicos. Elas também nasceram com um terceiro braço mal formado no peito que foi removido cirurgicamente. Outra cirurgia também foi feita para corrigir escoliose lombar. Depois do nascimento das gêmeas, os seus pais optaram por não se realizar a cirurgia para tentar separá-las, pois os médicos disseram que havia muito pouca chance delas sobreviverem ao procedimento.


órgãos
Distribuição dos órgãos das gêmeas Hensel

Cada uma das irmãs controla a sua metade do "corpo", com o respectivo braço e perna, portanto atividades como andar e nadar, que para nós são simples, exigem um certo treinamento e coordenação entre elas. Ainda assim elas conseguiram tirar a carteira de motorista, sendo que as provas teórica e prática foram feitas duas vezes, uma por cada irmã. No automóvel, Abby controla os instrumentos, rádio e  pedais no lado direito, enquanto Brittany fica com as luzes e a seta; e ambas manejam o volante ao mesmo tempo. Como são duas pessoas diferentes, tem personalidades, gostos diferentes e na maioria das vezes respondem como pessoas diferentes (mencionando seus próprios nomes e na terceira pessoa do singular), exceto quando conveniente. Por exemplo, usam apenas um e-mail. Fora essas pequenas diferenças, elas levam uma vida normal, indo inclusive à escola e evitando aparecer muito na mídia, recusando-se inclusive a serem cobaias se submeterem a testes científicos. No entanto, teme-se que a saúde delas, principalmente a cardíaca, esteja comprometida no futuro.


Abby e Brittany pretendem se casar um dia e ter filhos. Só fico imaginando como será esse casamento, se poderá ser considerado como "poligamia", ou o maridão tendo que levar a cunhada de brinde e sustentá-la caso ela não tenha uma renda própria, pois é mais uma boca para alimentar. Se forem dois casamentos, um para cada irmã, pior ainda, pois os dois  maridos e as duas irmãs terão inevitavelmente que lidar com o ciúme, nada muito diferente dos relacionamentos poligâmicos. Para cada filho que nascer, terá que ser feito um ou mais exames de DNA para apresentar no programa do Raaatiiinhoooo para se determinar quem é a mãe  - e o pai, no caso de haver  dois maridos - ao se registrar a criança. As especulações em cima do assunto vão longe, e alguns precedentes jurídicos poderão surgir.


Confira um vídeo sobre as gêmeas, aos 16 anos