Blog

Blog

6 de fev. de 2012

Reconhecimento de escrita à mão em tempo real


Experimente online esse conjunto de aplicativos, feito para ser integrado a outros softwares, com o qual podemos usar a entrada manuscrita em desktops, notebooks, tablets e smartphones usando canetas do tipo stylus, o dedo e até mesmo escrever com o mouse em telas que não sejam de toque.

Combinada em um mashup. Uma versátil ferramenta de tradução.

Trata-se da empresa francesa Vision Objects, que por meio de suas soluções, especialmente utilizando a tecnologia MyScript (também disponível para a SmartPen da LightScribe), concebeu uma série de ferramentas para desenvolvedores, que permitirá que os produtos desenvolvidos possibilitem ao usuário  desenhar, escrever, preencher formulários, anotar, traduzir, e muitas outras ações usando a escrita natural.



As onze línguas mais faladas e
o suporte a elas pelo MyScript
Segundo o site do produto, das mais de 6800 línguas e dialetos existentes apenas 600 são escritas. Os produtos da Vision Objects suportam 85 delas reconhecendo caracter a caracter e 30 em escrita cursiva, entre eles os 11 idiomas mais falados no mundo, com exceção do bengali (esse idioma deve ser o cão chupando manga em matéria de reconhecimento da escrita cursiva).

Já existem aplicativos para iPad e Android usando a tecnologia, porém para o Android ainda não há nada no Market. Apenas em embutidos em aparelhos que já vêm com o app de fábrica.


Para o iOS está disponível o MyScript Memo. Um bloco de anotações digital que permite exportar os textos reconhecidos.

Para experimentar as maravilhas do reconhecimento de caracteres visite o webdemos da empresa. Onde você pode experimentar todo o poder do reconhecimento da sua "caligrafia" através do mouse.

Lá você terá oportunidade de ver a escrita reconhecida por meio de desenho de formas geométricas, preenchimento de formulários, tradução, pesquisa na web e até mesmo jogos de perguntas e respostas.


Destaque para o reconhecimento de equações manuscritas. Que além de disponibilizar uma imagem do que foi reconhecido (muito útil para que vai ilustrar textos com suas equações) ainda mostra o resultado em Latex (linguagem de marcação largamente usada em textos acadêmicos) e MathML (uma variante do HTML para a representação de fórmulas matemáticas).

Via BBA