Blog

Blog

10 de fev. de 2012

Os maiores fails de cantores fazendo playback


O mundo da música pop é cruel, em diversas oportunidades. Para se destacar nesse meio não basta apenas cantar e interpretar as músicas como um legítimo popstar. A dança é parte fundamental do show, e convenhamos, poucas pessoas têm a capacidade de cantar e dançar ao mesmo tempo sem dar aquela desafinada ou engasgada na voz. Por isso, o apelo à técnica do playback é inevitável para 90% das artistas pop. Dublar uma música, ao invés de cantá-la no gogó, não é uma atitude tão repreensível se o músico for honesto o suficiente com o público e deixar claro que se trata de uma gravação. Mas o risco embutido nessa técnica de apresentação é o músico pagar o mico no palco por esquecer de fazer o playback do jeitinho que foi ensaiado.
Os maiores fails de cantores fazendo playback

Playback na televisão


Em apresentações em programas de televisão o playback acontece em 90% dos casos, mesmo com bandas experientes e adeptas das interpretações ao vivo. Isso é justificável pelo fato de a televisão ter um tempo rigidamente controlado, sendo mais fácil programar as atrações através deste tempo. Até artistas renomados, como os Beattles, já usaram o playback em suas aparições televisivas. Mas como nem tudo são flores, o showbizz está recheado de exemplos onde o playback arranha (na melhor das hipóteses) a reputação daquele seu artista favorito.

Todo artista faz playback


Katy Perry, Madonna, Britney Spears, Mariah Carey e quase todas as boy bands conhecidas (N’Sync, Backstreet Boys, Five), todos eles, um dia, foram traídos pelo playback. Nos momentos mais imprórios, a dublagem não encaixa com a música e a vergonha alheia está estabelecida. E para não deixar passar em branco, alguns dos mais célebres fails destes cantores causados pelo playback estão reunidos neste post.





Agora imagine de alguns destes artistas fariam playback uma vez na vida:
  • Paul McCartney
  • Rolling Stones
  • Beyoncé
  • Adele
Impossível de imaginar, não é?