Blog

Blog

7 de fev. de 2012

O monte Hermon - IIsrael


Monte Hermon ( árabe : جبل الشيخ / ALA-LC : Jabal al-Shaykh / "Montanha do Chefe"; hebraico : הר חרמון, Har Hermon, "Monte Hermon" ou Monte Rigido) é um agrupamento de montanhas na cordilheira Anti-Líbano. Seu cume fica na fronteira entre Israel, Síria e Líbano chegando a altitude de 2.814 m (9.232 pés) acima do nível do mar, o ponto mais alto está localizado na Síria. No topo está localizado um local chamado de "Hotel Hermon", na zona de separação entre a Síria e Israel, onde está localizada uma das maiores forças permanentes das Nações Unidas no mundo. As encostas em direção ao sul do Monte Hermon se estendem em direção as Colinas de Golã, onde há uma estação de eski do Monte Hermon. O pico nesta área chega a 2.236 m (7.336 pés) é a maior elevação em todo o território controlado por Israel.

O Monte Hermon é na verdade um conjunto de montanhas com três diferentes cordilheiras, cada um com a mesma altitude. A faixa do Anti-Líbano se estende por cerca de 150 km (93 milhas) em uma direção nordeste e sudoeste, paralelo à faixa do Líbano, a oeste. A faixa do Hermon em si abrange uma área de cerca de 1000 quilômetros quadrados, dos quais apenas cerca de 70 km ² estão sob controle israelense. A maior parte do Monte Hermon no lado israelense está ligado as Colinas de Golã e constitui a reserva natural do Hermon .
A montanha constitui um dos maiores recursos geográficos e hidrográficos da região. Por causa de sua altitude, ele capta uma grande quantidade de precipitações em uma área muito seca do mundo. A pedra calcária da região se racha formando faltas o que se transformam em canais naturais na topografia local. O Monte Hermon tem um inverno sazonal e na primavera as neves podem continuar a cair, mantendo coberto os seus três picos durante a maior parte do ano. Ao derreter da neve, a água se infiltra pelo oeste e sul da montanha para as bases dos canais e poros da rocha, alimentando as fontes na base da montanha, que formam riachos e rios. Estes se fundem em um tornando-se o rio Jordão. Além disso, o escoamento facilita a vida das plantas nas regiões férteis abaixo da linha de neve, onde vinhas, pinheiros, carvalhos e cedros são abundantes.
As fontes e a montanha em si, são muito contestados pelos países da região por causa da necessidade da água. O Monte Hermon também é conhecido como "montanha de neve", ou a "montanha de cabelos grisalhos,". É também chamado de "os olhos da nação" em Israel, por causa de sua elevação ele se torna um dos principais sistemas de alerta estratégico de Israel.
A estória de Gilgamesh se passou perto do monte Hermon na Epopéia de Gilgamesh, onde era chamado de Saria pelos sumérios, "Saria e Líbano tremem ao corte dos cedros". No Livro apócrifo de Enoque, o Monte Hermon é o lugar onde o Grigori ("O Sentinela") da classe de anjos caídos desceu para a Terra. Eles juraram alí sobre o monte que tomariam como esposas de dentre as filhas dos homens( Livro de Enoque 6 ). O cume da montanha é referido como Saphon ou Tzafon em textos ugaríticos, onde estaria localizado o palácio de Baal em uma das lendas.
O Monte Hermon foi chamado de Senir pelos amorreus e Sirion ou Shirion pelo sidônios ( Deuteronômio 03:09 e ver o comentário de Rashi ad loc; Salmos 29:6 ; 1 Crônicas 5:23 ; Cânticos dos Cânticos 4:08 ; Ezequiel 27:5 ), um dos significados pode ser "Armadura". A montanha serviu como o limite norte da Terra Prometida ( Deuteronômio 03:08 ) e também foi o limite norte da conquista de Josué ( Josué 11:17 , 12:01 , 13:05 ). Os altos do Monte Hermon foram usados pelos cananeus em rituais pagãos. Eles se referiam à montanha como o Monte Baal-Hermon ( Juizes 03:03 ). O monte também recebe o nome de Monte Sião cujo significado é O Monte do Marco ou do Limite( Deuteronômio 04:48 ).
Os Evangelhos falam de Jesus e seus discípulos caminhando para o norte de Betsaida no Mar da Galiléia para a cidade de Cesaréia de Filipe na base sul do Monte Hermon ( Mateus 16:13 ; Marcos 8:27 ). Alí Jesus lhes revelou seu propósito de construir a sua Igreja sobre a Rocha, e dalí partiu para a Jerusalém para morrer e ressuscitar ( Mateus 16:18-21 ). O Monte Hermon é provavelmente o local da Transfiguração, onde Jesus , segundo os evangelhos, levou a três dos seus discípulos, Pedro, Tiago e João, em cima de uma montanha para orar. Jesus tornou-se radiante e brilhante, conversando com Moisés e Elias, que tinham aparecido ao seu lado.
O setor israelense controlado foi capturado por Israel na Guerra dos Seis Dias em junho de 1967. Ele foi recuperado pela Síria em 6 de outubro de 1973, o primeiro dia da Guerra do Yom Kippur, após a Primeira Batalha sobre o Monte Hermon. Israel recapturou o setor anteriormente controlado desde a Guerra do Yom Kippur em 21 de outubro, durante a Operação Sobremesa. O setor controlado pela Síria antes da guerra foi devolvido por Israel após o conflito.
O setor de Israel na montanha é patrulhado pelas Forças de Defesa de Israel e pela Polícia de Israel. As forças de segurança israelenses mantem um posto estratégico de observação para monitorar as atividades militares na Síria e no Líbano desde Mitzpe Shlagim ("Mirante das Neves"), que está em um elevação de cerca de 2.224 m (7.300 pés). Seu pico vizinho, a uma altitude de 2.236 m acima do nível do mar é a maior elevação no território controlado israelense.
Estância de Esqui nas encostas sudeste da serra  do Monte Hermon
Desde 1981, com a ocupada por Israel das Colinas de Golã, o governo declarou por lei o direito sobre a região. O Monte Hermon hospeda a única estância de esqui no território mantido por Israel, incluindo uma grande variedade de pistas de esqui para iniciantes, intermediários, e os níveis de especialistas. Oferece também uma série de atividades de inverno adicionais para as famílias, bem como trenó e esqui nórdico. Aqueles que operam a área de esqui no Monte Hermon vivem nas proximidades dos assentamentos israelenses de Neve Ativ e os drusos da cidade de Majdal Shams. A estância de esqui tem uma escola de esqui, patrulha de esqui, e vários restaurantes localizados na estação mais baixa ou mesmo no pico da região.


Diretor do Cafetorah