Blog

Blog

8 de fev. de 2012

O maior “cagão” do mundo


Olha, eu sei que prece muito bizarro. Tão bizarro que chega a ser difícil de acreditar, mas é verdade. Na Espanha, há uma tradição que surgiu por volta de 1700 de celebrar uma figura folclórica do tipo papai noel no natal, mas ao contrario do bom velhinho barrigudo que se veste de vermelho e dá presentes, o personagem chama-se “El caganer”, que eu traduzi como “o cagão”. Basicamente, é um cara ou menino, soltando um “barro”.

3110091057 b1629fda72 z O maior cagão do mundo
O "cagão" é um item usado em decoração de presépios na Espanha
O cagão é uma figura que aparece em muitos presépios na região da Catalunha. Originalmente, o cagão aparece no cantinho, perto de um regato ou uma moita.
Eu não sei que tipo de doido achou que seria maneiro fazer esculturas de alguém defecando para compor um presépio, mas a coisa pegou e o maior cagão do mundo foi usado como decoração de natal na praça central do Maremagnum Shopping Center, em Barcelona, no ano passado. Olha só:

838827largest caganer 550x828 O maior cagão do mundo
Ao que parece, não há uma definição precisa do conceito de el caganer. Alguns sustentam que é apenas piada, outros dizem que pode ser uma referência a ideia de que ele está fertilizando a terra, o que seria de uma certa forma, um conceito que simboliza o trabalho para melhorar o mundo. No meu ponto de vista El caganer traz por tabela uma irremediável lembrança da qualidade da política brasileira.
largest caganer2 550x828 O maior cagão do mundo