Blog

Blog

8 de fev. de 2012

Mundo do sentimento acordou sombrio com a morte de Wando


O mundo do sentimento hoje acorda sombrio. Um dos feixes de luz se apaga no leito de morte com o desaparecimento da voz de Wando. O cantor das calcinhas, do romantismo e, sobretudo, do toque singelo na alma, sucumbe à ironia pregada pela vida: o coração calejado de criar tantas emoções decide descansar. Infelizmente, para sempre. 
Nascido em Minas Gerais, Wando trilhou o caminho tortuoso da batalha pelo talento até se tornar o sedutor incansável sobre os palcos. Vendeu jornal, trabalhou em feira, dirigiu caminhão. A trajetória errante parou nas cordas de um violão. A música clássica não lhe seduziu. A ponte para o amor das moças deveria ser construída com as composições românticas, populares. E ele soube percorrer cada palmo de uma estrada chamada paixão.
Wando logo se apoderou do objeto de desejo para traduzir o magnetismo da voz disparada aos corações. A calcinha, símbolo mais erótico e íntimo, virou moda em suas mãos. Atiradas aos montes sobre o palco, eram a mais sincera prova de conexão entre ídolo e fãs. União abençoada por canções capazes de se eternizar na memória e nos corações.
Veio “Moça”. E a entrega à pessoa amada para além do passado manchado pela condenação social e pelo fracasso na arte do relacionamento. O amor indiferente às críticas, ao julgamento alheio, elo exclusivo entre amantes. A sublimação da vida pela idealização. “Sei que já não és pura. Teu passado é tão forte, pode até machucar...Dobre as mangas do tempo. Jogue teu sentimento todo em minhas mãos”. 


Wando sofreu com petardos atirados por uma crítica implacável, que reduz a fracasso e brega o sucesso inexplicável de quem se afiança no gosto do povo. Pela cegueira dos críticos, foi tachado de popularesco. Fustigado pelo preconceito, virou sinônimo de pieguice, cafajestagem, mau gosto. Padeceu com a indiferença dos ignorantes acostumados a valorizar unicamente a música de teor combativo a sistemas políticos ou qualquer outra manifestação de cantores a quem eram simpáticos. Na geografia das classificações injustas, tornou-se ridículo ser Wando. 
Alijado do limbo da música popular brasileira, para onde seguem apenas os eleitos pelo crivo mesquinho e obtuso da crítica, Wando trilhou caminho semelhante ao de artistas consagrados pelos votos de quem realmente importa: os fãs, a massa, o povo. Deu os braços musicais a Agnaldo Timóteo, Amado Batista, Odair José, Reginaldo Rossi e tantos outros cujos carinho, sucesso e admiração desprezaram páginas de jornais, programas de televisão, resenhas de revistas e outros instrumentos criados tão somente para tentar (em vão) validar sua própria opinião. 


O tempo, no entanto, calou a desatenção e reparou o equívoco. As composições de Wando se instalaram no espírito do público brasileiro. “Fogo e Paixão” queima ainda na boca até mesmo de quem nunca o viu cantá-la. “Você é luz, raio, estrela e luar. Manhã de sol, meu Iaiá, meu ioiô”. Versos entoados de festas de formaturas a churrascos. De bailes de gala a programas de auditório. Cantados abertamente ou sentidos no cochilo do cansaço pelo choro após um trágico desfecho amoroso. 
O coração silenciou a voz de um dos maiores nomes da música do país. Calou a voz rouca e o estilo inconfundível sobre o palco. Mas a música dele ainda pulsa dentro de quem tem uma alma para sentir. Wando nunca foi brega. Brega foi desprezar Wando.


Artistas famosos lamentam a morte do cantor Wando

Assim que a notícia da morte do cantor Wando, foi confirmada na manhã desta quarta-feira, vários artistas exprimiram seu pesar pelo Twitter. O tom, claro, não podia ser outro. Muita lamentação e desejos de força para amigos e familiares e lembranças de momentos felizes.

O casal Angélica e Luciano Huck puxou a fila. "Tive momentos hilários, alto astral em meus programas com Wando! Fique em paz", disse a loira. Luciano lembrou de uma das últimas gravações do cantor. "Sinto muitíssimo pelo Wando. Mando meu carinho a sua familia. Gravei com ele no fim do ano em Angola. Era um gente fina", recordou.

A cantora Claudia Leitte tambem lamentou a notícia. "O queridíssimo Wando descansou em paz e deixou muita saudade! Espero em Deus que sua linda família tenha força e conforto nesse momento", desejou a loira. Ivete Sangalo revelou que era fã do cantor. "Carisma, alegria e sorriso, marcas registradas do querido Wando. Sou muito fã. Deus guarde essa figura massa", declarou.

Mais festeiro, Latino exaltou o cantor e sugeriu uma última homenagem. "Mulherada de calcinha preta pra homenagear meu camarada! Vamos tocar um remix Fogo e Paixão em homenagem ao Wando", garantiu.

Confira as frases

Angélica
"Muito paz no coração dos familiares do nosso querido Wando! Muito triste essa notícia... Tive momentos hilarios, alto astral em meus programas com Wando! Fique em paz..."

Latino
"Luto! Mulherada de calcinha preta pra homenagear meu camarada #RIPWando!!!! Vamos tocar um remix Fogo e Paixão em homenagem ao Wando. Isso é certo. A festa é nossa!!

Ivete Sangalo
"Carisma, alegria e sorriso, marcas registradas do querido Wando. Sou muito fã. Deus guarde essa figura massa"

Luciano Huck
"Sinto muitíssimo pelo Wando. Mando meu carinho a sua familia. Gravei c/ ele no fim do ano em Angola. Era um gente fina"

Claudia Leitte
"O queridíssimo Wando descansou em paz e deixou muita saudade! Espero em Deus que sua linda família tenha força e conforto nesse momento"

Tom Cavalcante
"Descanse em paz Wando"

Carolina Dieckmann
"Você é luz, é raio estrela e luar... #wandoforever"

Astrid Fontenelle
"RIP Wando!!! Agora vc é Luz!!!! O Brega mais amado do Brasil. Seus shows em puteiros pelos interiores eram programaços!!! Quero dizer pra uns e outros que aqui não se aceita caretice nem falsos moralismos. Viva Wando!!!!"

Por João Rento Faria, do Portal Uai


Entupimento de vasos sanguíneos causou morte de Wando 

O cantor sofreu uma parada cardíaca. A equipe tentou técnicas de ressuscitação, inclusive usando um desfibrilador, mas o paciente não resistiu
Entrevista coletiva no Hospital Biocor, em Nova Lima, sobre morte de Wando  (Jackson Romanelli/EM DA Press)


                Entrevista coletiva no Hospital Biocor, em Nova Lima, sobre morte de Wando



Os médicos do Hospital Biocor que cuidaram do cantor Wando informaram na manhã desta quarta-feira que a causa da morte do artista foi o entupimento de vasos sanguíneos (doença aterosclerótica). Esse foi o quadro clínico com o qual Wando deu entrada no hospital no último dia 27. 


Segundo os médicos, o cantor se recuperava bem. Chegou a ficar sem o tubo de oxigênio, que auxiliava a respiração, por cerca de oito horas.
 (Eugenio Gurgel/Especial para o EM)

Confira detalhes da carreira do cantor


O músico se alimentou bem na terça-feira, mas o quadro piorou subitamente na madrugada desta quarta quando ele teve uma parada cardíaca. 

A equipe tentou técnicas de ressuscitação, inclusive usando um desfibrilador, mas o cantor não resistiu. A morte foi constatada às 8h. 



Fãs do cantor Wando poderão prestar as últimas homenagens ao artista em Belo Horizonte. O velório será aberto ao público e acontecerá a partir de 17h de hoje no Cemitério Bosque da Esperança, Regão Norte da capital. O sepultamento está marcado 11h de quinta-feira.
Wando será velado e sepultado em Belo Horizonte O velório acontecerá a partir de 17h de hoje no Cemitério Bosque da Esperança e não será aberto ao público. O sepultamento está marcado para a manhã de quinta-feira

Luana Cruz -

Iana Coimbra - TV Alterosa

Publicação: 08/02/2012 11:07 Atualização: 08/02/2012 14:35

 (Cristina Horta/EM/D.A Press)
O cantor Wando será velado a partir das 17h desta quarta-feira no Cemitério Bosque da Esperança, Regão Norte de Belo Horizonte. O sepultamento está marcado 11h de quinta-feira. Mais cedo, foi informado que o velório seria aberto ao público mas, segundo a assessoria de imprensa do cantor, a família de Wando mudou de ideia. 
O músico morreu às 8h desta quarta-feira depois de uma parada respiratória. Segundo a equipe médica, “houve um súbito agravamento do grave quadro”. A notícia surpreendeu fãs e familiares porque o artista vinha se recuperando bem de um infarto que sofreu no dia 27 de janeiro. A família chegou ao Hospital Biocor muito abalada com a morte, pois acreditavam na recuperação dele. A equipe médica deu mais informações sobre a morte nesta manhã. 
O padre e amigo da família, Jeferson Moreira Lima, que deu apoio para a família do cantor no hospital, disse que nesse momento fãs devem rezar pelos parentes. “Wando era visto como bom pai, irmão e companheiro. Tinha amor pelas músicas, mas também amor por Deus”, disse o padre. 
Natural de Cajuri, na Zona da Mata, Vanderley Alves dos Reis, 66, era pai de quatro filhos e tinha oito netos. Morava no Bairro Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte. O apelido, Wando, foi dado carinhosamente pela avó. Começou a carreira em 1969 e o sucesso veio em 1973 com a música mais conhecida, Fogo e Paixão.
Veja alguns sucessos de Wando

     homenagem a Wando- Fogo e paixao - adoro suas musicas tudo de bom pra vc''

     Wando - Deus Te Proteja De Mim

     MOÇA - WANDO - (1975)

     Wando Canta seus Sucessos no Manhattan Café Theatro

 

     Wando Canta seus Sucessos no Manhattan Café Theatro