Blog

Blog

3 de fev. de 2012

Florestas que todo turista deveria conhecer


As florestas tropicais são as grandes divas do ecossistema planetário. E devido à grande diversidade da fauna e flora presentes, essas regiões tornaram-se o sonho dos ecoturistas do mundo todo. Confira a lista, feita pela Forbes Traveller, das florestas tropicais que deveriam ser visitadas por qualquer amante da natureza:

Floresta Amazônica, Brasil

 

A Amazônia é imbatível - e nem precisa explicar por que! É o grande celeiro da biodiversidade na Terra. Um décimo das espécies de todo o mundo estão espalhados pelas densas mata, onde cada metro quadrado pode comportar até 75 mil diferentes plantas.

Apesar do desmatamento, ainda existem 1,4 bilhões hectares de mata nativa sobrevivente. O ecoturismo sustentável vem sendo um dos principais responsáveis pelos esforços de conversação da floresta.

 Cathedral Grove, MacMillan Provincial Park, Canadá

A Cathedral Grove prova que não é preciso se afastar de tudo para chegar uma bela vegetação. Localizada na província Island’s MacMillan, Vancouver, a mata é formada basicamente por gigantes e antigas Pseudotsugas (tipo de conífera). Algumas já passaram da faixa dos 800 anos. Existem ótimas trilhas no local, e quem visita deve estar preparado para topar com perigosos animais, como pumas e ursos, mas também com simpáticos bichos, como o pica-pau.

 Lamington National Park, Austrália

 

Além de possuir algumas das espécies de pássaros mais interesses e coloridas do mundo, ainda é possível encontrar de cachoeiras a cangurus nesse parque a cerca de 35 quilômetros do Oceano Pacífico. Seus planaltos verdes e falésias são resultados de um antigo vulcão. Há diversas opções de trilhas, e a mais interessante é uma ponte suspensa a 50 metros do chão da floresta.

 Cockscomb Basin Wildlife Sanctuary, Belize

Aqui o protagonista é o jaguar: alguns privilegiados relatam encontros com estes bichos fascinantes. Mas por serem animais furtivos, é mais provável que você vá se deparar com macacos alouatta, rãs de olhos vermelhos, pumas, jaquatiricas, tatus e algumas da mais de 290 espécies de pássaros locais. A forte chuva e as corredeiras fazem do rafting um must na região.

 Hana Rainforest, Maui, Havaí, EUA

 

A estrada para se chegar a Hana é perigosa, mas o resultado vale qualquer esforço. O prêmio será um misto de cachoeiras de tirar o fôlego, penhascos impressionantes e praias de areia preta com piscinas de águas naturais. A floresta pode ser facilmente explorada sem tours, mas os guias locais poderão mostrar lugares que provavelmente sozinhos não serão descobertos.

 Koke'e State Park, Kauai, Havaí, EUA

 

Um dos locais mais indicados para quem gosta de uma boa caminhada, num local exótico e de rara beleza. Diversas trilhas levam para as mais diferentes vistas panorâmicas da ilha de Kauai, Havaí. Um dos destaques é um elevado de 1.200 metros virado para o Vale Kalalau. Existem vários alojamentos, campings e áreas para piquenique selvagem dentro do parque.

 Yakushima Island, Kagoshima, Japão

 

Essa pequena ilha japonesa possui montanhas que atingem até 2 mil metros, macacos, veados, cães-guaxinim e cedros de mais de 2 mil anos, de altura exorbitante e de formas bizarras. Para os mergulhadores, existem as opções de uma fonte térmica próxima ao oceano e o recife de corais, ideal para os colecionadores de conchas-marinhas.




8 - Monteverde Cloud Forest Reserve, Costa Rica

 

Costa Rica se transformou em referência de ecoturismo. Com 120 metros cúbicos anuais, a chuva ajuda a fazer do país a capital mundial das orquídeas. Além disso, diversas aves como quetzals, 30 diferentes tipos de colibris e sapos dourados são importantes representantes da fauna local. Para explorar Monteverde percorra as nove trilhas e descanse nos alojamentos espalhados pela reserva.



9 - Erawan National Park, Tailândia 

 

Talvez seja um dos principais pólos de biodiversidade do Oriente. Aqui encontram-se gibãos, cobras, macacos-rhesus e até elefantes.A principal atração local fica por conta das cachoeiras Erawan Falls. As quedas formam piscinas naturais, onde está permitido o banho. Trilhas levam turistas para diversas cavernas com estalactites, estalagmites e morcegos.

10 - Tarkine, Tasmânia, Austrália

 

A exótica ilha da Tasmânia abriga no seu noroeste a maior faixa de floresta tropical de toda a Austrália. Dentro da densa mata, acha-se mais de 60 espécies raras incluindo o famoso diabo da Tasmânia, lagostas gigantes e a ave de rapina Aquila Audax. Diferente dos outros lugares, aqui é possível encontrar dunas de areia gigantes e longas e paradisíacas praias.