Blog

Blog

8 de fev. de 2012

Clint Eastwood ajuda a revelar segredos da evolução do cérebro


A contribuição de Clint Eastwood para o mundo vai além do cinema; pode também ajudar a investigar a evolução do nosso cérebro.
Pesquisadores descobriram que as regiões cerebrais que fazem o mesmo tipo de trabalho em macacos e seres humanos nem sempre são encontradas na mesma parte do crânio nessas duas espécies.
Estudos anteriores que compararam os cérebros de humanos e macacos tenderam a assumir que cérebros humanos eram apenas versões “melhores” do cérebro de macacos, e que as funções eram realizadas por áreas anatomicamente semelhantes.
Para testar essa ideia, cientistas escanearam os cérebros de 24 pessoas e 4 macacos rhesus enquanto eles assistiam “The Good, The Bad e The Ugly” (“O bom, o Mau e o Feio”, filme com Clint de 1966).
Eles compararam as respostas do cérebro de cada indivíduo para a mesma estimulação sensorial, e identificaram quais áreas do cérebro exerciam funções semelhantes.
A maioria dos mapas cerebrais de humanos e macacos eram parecidos, mas algumas áreas com função semelhante estavam em lugares completamente diferentes.
A equipe diz que a descoberta é crucial para a construção de modelos mais precisos de nossa evolução. 

NewScientist