Blog

Blog

15 de jan. de 2012

Vídeos legais!...



Passador de páginas de baixa tecnologia ao estilo Rube Goldberg


Um invento tosco e primitivo de qualquer forma que o veja, ainda que efetivo e divertido. É um talento de Joseph Herscher criador de máquinas de Rube Goldberg, cujo trabalho é descrito por um interativo do New York Times: Turning a Page, the Joseph Herscher Way.

Macaco descobre o fogo e cozinha

hambúrgueres


O fogo e a linguagem são coisas primordiais que permitiram ao homem dar um salto evolutivo; vemos agora o bonobo Kanzi paquerando com este desprendimento. Este macaco da família dos chimpanzés aprendeu a utilizar isqueiros e a manipular a lenha para poder fazer fogo por sua própria conta e agora é capaz de cozinhar alimentos.

A mulher que aparece no vídeo, Susan Savage-Rumbaug, se converteu em um potencial Prometeu para os macacos. Segundo a pesquisadora, desde pequeno Kanzi foi exposto à TV e o primeiro filme que gostou muito foi o sensacional Guerra do Fogo, que, segundo a pesquisadora "acendeu" o desejo deste bonobo de fazer seus próprio fogo. Kanzi sabe que quanto mais lenha mais rápido os alimentos são cozidos. Seu prato preferido são os hambúrgueres.

Uma batalha épica: 30 marimbondos vs 30.000 abelhas


30 marimbondos asiáticos assaltam uma colmeia com 30 mil abelhas européias e literalmente as massacram. O marimbondo asiático é muito corpulento e dotado de um potente veneno capaz de dissolver os tecidos. Muito agressivo, possui mandíbulas super potentes, armaduras protetoras e unhas tarsais para sujeitar à vítima.

Este vespão é 5 vezes maior que a vespa normal e, quando atacam uma colmeia, ainda que as defensoras superam em grande número os marimbondos, não conseguem se salvar porque apenas trinta destes são capazes de trucidar 30 mil abelhas em 3 horas. Não é uma batalha, é um massacre, cortam as pobres ao meio, deixando-as moribundas. Os poucos soldados que restam não podem com eles, de modo que chegam até o mel, as crisálidas e as larvas, que lhes servem de alimento durante semanas. Um vídeo assustador.

A teoria e prática do ventilador do Batman


Pensar em Batman faz com que a gente diretamente pense em Curinga, por sua vez este faz parte no pôquer que nos leva ao Strip Poker. E como isso pode deixar o ambiente um pouquinho mais quente, será necessário um ventilador para esfriar o ambiente. Isto é, o ventilador do Batman tinha que existir por uma questão de coerência com a realidade.

Esta lógica demonstra, por uma parte, que nas segundas meus neurônios ainda estão de folga e não estou em plena posse de minhas faculdades e, por outra, que este invento resulta difícil de justificar. Mas na parte prática do vídeo mostrado depois do ventilado salto, é possível ver outros usos do objeto em questão permitirão um entendimento mais formal.

Cem anos em 10 minutos


O usuário derDon1234 do YouTube fez um desses trabalhos épicos que por verdade deveria ser assistido por todos. Um inestimável vídeo compilatório de cunho histórico, com os acontecimentos mais importantes da história do mundo nos últimos cem anos (desde 1911 até 2011) em dez minutos, e ênfase para os conflitos bélicos. Imperdível!

Gatari: um homem, uma console, um show


Os presentes no 2011 Blip Festival de Tóquio entusiasmaram-se quando um tal cTrix subiu ao palco com uma guitarra estrambótica e apresentou uma "canção" que provoca, digamos, sensações e imagens estranhas que se misturam e acabam na necessidade urgente de "correr para as montanhas".

cTrix é, além de um showman nato, o criador da Gatari, uma "guitarra" que extrai sons de um Atari 2600, os filtra com pedais de efeito e os dispara com sequenciadores de loops e outros artefatos de nomes impronunciáveis.

Ao que parece o artista oferece-se para casamentos, batizados, comunhões, festas na empresa e funerais de gente odiada em vida. Questão de negociar o preço.

O incrível encontro sexual entre dois polvos imitadores


Entre a violência e a magia, justo aí poderíamos situar esta incrível cena sexual entre dois polvos que se desdobram energicamente. Estes octópodes contam com múltiplas habilidades cognitivas e uma admirável maestria para executar malabares ópticos que lhes permitem camuflar-se em inumeráveis meios, o que resulta de um controle absoluto sobre sua pele.

Neste vídeo, captado no Estreito de Lembeh, na Indonésia, podemos apreciar um ato de cópula entre um macho e uma fêmea desta espécie. Durante este diálogo sexual, os polvos mutam em estranhos corpos que emanam inesperadas texturas. A interação resulta em uma abstrata coreografia que termina por consumar uma orgástica demonstração de amor octópode.


O polvo mímico recebe este nome porque além imitar a aparência de outras espécies, também o faz com seus movimentos. Dependendo do predador que está espreitando-o, ele irá imitar uma serpente marinha, um peixe-leão, um linguado, estrela do mar, concha marinha, medusa, e um grandessíssimo et cetera como poderá ver no outro vídeo depois do "polvoado" salto.

Quinze anos sem Carl Sagan


Hoje faz quinze anos que Carl Sagan nos deixou, um dos mais conhecidos e bacanas divulgadores científicos dos últimos anos, que nos fez ver que é possível explicar coisas complicadas de maneira simples e acessível, em especial graças a Cosmos: uma viagem pessoal. Calcula-se que esta série foi vista nos anos 80 por mais de 400 milhões de pessoas em 60 países diferentes; e por isso muitos esperamos ansiosos a atualização da série, prevista para 2012, que será apresentada por Neil DeGrasse Tyson.