Blog

Blog

6 de jan. de 2012

Vídeo: a construção do observatório do SOAR em 34s


Vídeo mostra em tempo acelerado como foi a construção da cúpula do telescópio, nos Andes.


Inaugurado em abril de 2004, o SOAR (Southern Observatory for Astrophysical Research - Observatório do Sul para Pesquisa Astrofísica) é um telescópio óptico, com um espelho primário de 4,1 m de diâmetro, construido por um consórcio formado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, pelo National Optical Observatories (EUA), pela Universidade da Carolina do Norte e pela Universidade do Estado de Michigan.



Seu espelho é menor que os maiores telescópios do mundo que são os dois Gemini (Norte e Sul que o Brasil pode usar 4% do tempo por ter patrocinado a construção nessa mesma proporção), de 8 m, os quatro VLT, de 8 m cada (Paranal-Chile), os dois Kecks, de 10 m cada (Mauna Kea/Havaí), o Telescópio Gigante das Ilhas Canárias (Espanha), recém-inaugurado com 10,4 m e o Hubble, que apesar dos seus 2,4 m de espelho, obtém imagens melhores que os terrestres, pois está em órbita e não sofre as distorções da atmosfera.



Apesar do tamanho, as imagens do SOAR possui ótima qualidade (98% de qualidade da imagem original após ultrapassar todos os espelhos) e o país é o investidor majoritário do consórcio, podendo usar 30% do tempo do telescópio.

A astronomia do Brasil passou de 15 doutores na década de 1970 para 250 hoje, graças a utilização de telescópios como o de Brazópolis. Mas já há alguns anos, que os dados de ponta vêm, em geral, de telescópios estrangeiros, através de colaborações internacionais. Agora (com a nova geração de equipamentos) a comunidade brasileira volta a ter um equipamento de ponta para suas pesquisas.
Prof. Keppler de Souza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)


O vídeo foi produzido pela equipe que construiu o telescópio.

Para saber mais:
ComCiência, Site do SOAR, Webcams do SOAR