Blog

Blog

4 de jan. de 2012

Verdade ou mentira


Tecnologia (do grego teknós = “técnica, arte, ofício” e logía = “estudo”). É uma palavra que envolve o conhecimento técnico, científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia são:
  •  As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas.
  •  As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou, pelo menos, para facilitar a sua solução.
  •  Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial).
  •  A aplicação de recursos para a resolução de problemas.
  •  O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico,matemático e técnico de uma determinada cultura.
  •  Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. É um termo que inclui, desde as ferramentas e processos simples (tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva), até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tais como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações, como o desemprego, a poluição e outras questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.
(Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre)

Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: aqui estão 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, através das suas respostas, no final de cada post. Nos posts seguintes, divulgaremos as respostas certas para você saber quantos pontos fez.


1. A invenção da roda e a descoberta de como fazer fogo não podem ser consideradas como tecnologias.
2. “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei o mundo.” Esta frase foi dita pelo grande sábio inglês Sir Isaac Newton, depois de observar a queda de uma maçã de uma macieira.
3. A Microsoft está liberando ferramentas digitais de graça, oferecendo PCs, cursos de software, serviço de banda larga com desconto e treinamento de trabalho para quem precisa.
4. Foi depois da Revolução Industrial, ocorrida no século XVII, na Alemanha, que teve início uma época de grandes invenções tecnológicas.
5. Um motor a vapor, alimentado principalmente com carvão, pesquisado e aprimorado pelo cientista escocês James Watt, impulsionou a Revolução Industrial no Reino Unido e no mundo.
6. A primeira calculadora mecânica foi inventada no século XIX.
7. Santos-Dumont foi quem inventou o relógio de pulso masculino.
8. O primeiro livro eletrônico só foi criado recentemente, em 1999, quando Steve Jobs, da Apple, digitalizou toda a Bíblia.

9. O primeiro telefone foi construído por Alexander Graham Bell.
10. Uma empresa japonesa lançou no mercado o DVD descartável, que só pode ser usado por 48 horas.

GABARITO VERDADE OU MENTIRA: CULTURA GERAL



1. É verdade. Há quem coloque o cinema como a 7ª Arte e exclua a poesia. Existem também classificações alternativas, mencionando a fotografia, por exemplo, mas, classicamente, essa é a mais aceita.


2. É mentira. Eça de Queirós, Almeida Garrett e Fernando Pessoa pertencem à literatura portuguesa. Machado de Assis e Humberto de Campos, sim, estes são brasileiros.


3. Mentira braba. Ambas as peças são de autoria de um dramaturgo inglês, com certeza. Mas o nome dele é William Shakespeare e não Bernard Shaw.


4. Mentira. Piotr Ilitch Tchaikovsky ia ficar muito chateado, porque o famosíssimo balé é de autoria dele, embora os dois compositores fossem russos.


5. Verdade. E as duas mais conhecidas são possivelmente a 5ª e a 9ª.


6. É verdade que as capitais da Romênia e da Bulgária são, respectivamente, Bucarest e Sófia. Mas é mentira que a capital da Hungria é Bruxelas. Bruxelas é a capital da Bélgica. A capital da Hungria é Budapest.


7. Mentira cabeluda e barbuda. Os vikings eram um povo que habitava a península da Escandinávia (extremo Norte da Europa), na Antiguidade e na Idade Média). Eram também chamados de normandos.


8. Verdade. A ONU foi fundada em 1945, após a segunda guerra mundial, em substituição à Liga das Nações, com o objetivo de deter guerras entre países e fornecer plataformas para o diálogo. A Organização conta atualmente 193 países-membros.


9. É verdade.


10. Verdade. Portanto, cuidado com gente simpática demais, prestativa demais e gentil demais. Você pode estar diante de um monstro.