Blog

Blog

17 de jan. de 2012

Sandra Annenberg foi uma das passarinhas do Rá-tim-bum



Circula pela rede que a jornalista Sandra Annenberg fez o papel de uma das passarinhas do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Será verdade?
Em janeiro de 2012, a história apareceu na web: A jornalista e apresentadora do Jornal Hoje, na Rede Globo de televisão foi uma das patativas, personagens do infantil Castelo Rá-Tim-Bum que foi ao ar de 1994 a 1997, pela TV Cultura de televisão. Mas será que isso é real ou mais um boato da web?
No Facebook, por exemplo, algumas fotos e links apontavam para possível participação da jornalista no programa da TV Cultura:
Imagem postada no facebook sobre Annenberg e o Castelo Rá-tim-bum
Imagem postada no facebook associa Annenberg ao Castelo Rá-Tim-Bum

Outra das imagens postadas no facebook sobre Annenberg e o Castelo Rá-Tim-Bum
Outra das imagens postadas no facebook sobre Annenberg e o Castelo Rá-Tim-Bum
No quadro, a cada episódio um músico (passarinho) trazia um instrumento musical diferente e duas passarinhas perguntavam qual era o nome do aparelho.
Alguns blogs exibiram vídeos com trechos do Rá-Tim-Bum, com o quadro em que supostamente Annenberg teria trabalhado:

Verdadeiro ou falso?

É falso! Sandra Annenberg não foi uma das passarinhas do Castelo Rá-Tim-Bum.
As atrizes que participavam do Rá-Tim-Bum como as duas “passarinhas musicais” são Gabriela Lacerda e Ciça Meirelles.
Segundo o site Memória Globo, A jornalista, que trabalha na Rede Globo de Televisão desde 1991, estava em ascensão na emissora e no começo de 1993 já substituía os apresentadores do Jornal da Globo e do Jornal Hoje. Em abril do mesmo ano, passou a fazer parte do trio de apresentadores do dominical Fantástico – juntamente com Celso Freitas e Fátima Bernardes.
Em 1994, ganhou os prêmios Antena de Ouro e Supercap de Ouro e, a partir de 1996, Annenberg passa a ser a editora-executiva e apresentadora do Jornal Hoje.
O seriado Castelo Rá-Tim-Bum foi ao ar em 1994, ano em que a jornalista estava apresentando um dos programas de maior audiência da Rede Globo. É pouco provável que Sandra Annenberg – que estava em uma das melhores fases de sua carreira – fosse cedida a outras emissoras para fazer uma “pontinha”, substituindo uma das passarinhas do programa Castelo Rá-Tim-Bum.

Plantando um Boato

Além das redes sociais e de alguns blogs, o Wikipédia também contribuiu para disseminar a falsa informação.  Como a “enciclopédia livre” é livre, qualquer um pode inserir, excluir ou modificar informações nela contida.
Perceba que, de fato, na página referente à Sandra Annenberg havia um parágrafo mencionando a possível participação da jornalista no Castelo Rá-Tim-Bum:
Biografia de Sandra Annemberg com informações falsas no Wikipédia!
Biografia de Sandra Annenberg com informações falsas no Wikipédia!
Porém, no dia 10 de janeiro de 2010, a biografia da apresentadora foi atualizada e o trecho falso que fazia referencia à sua participação no programa infantil foi retirado, como podemos ver atualmente na Wikipédia.

Comerciais na TV

Antes da fama, Sandra Annenberg fez alguns comerciais e participou de outros programas de TV. Em 1987, por exemplo, Sandra mostrou seu carisma no comercial da rede de lanchonetes Mcdonalds:
Sandra Annenberg é casada com o repórter Ernesto Paglia com quem tem uma filha, de 8 anos de idade.

Conclusão

História falsa! Sandra Annenberg nunca foi uma das patativas do Castelo Rá-Tim-Bum.