Blog

Blog

8 de jan. de 2012

Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco

413 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e brancoA Jaqueline me mandou um Power Point que mostra uma série de incríveis fotos coloridas obtidas por volta de 1909 a 1912 na Rússia. São fotos sensacionais que mostram não apenas pessoas importantes da época como presos de guerra, máquinas e até um cachorrinho dormindo. O problema das fotos russas, é que elas são perfeitamente coloridas, quando uma foto padrão daquela época era assim:

Princesa Isabel, conde d’Eu e os netos na Normandia, 1919
Como você já deve ter percebido, eu não escolhi esta foto ao acaso. Como você pode ver na data, trata-se de um registro oficial da família imperial
brasileira
portuguesa, obtida em 1919, ou seja, cerca de uma década após as primeiras fotos coloridas na Russia. A escolha da família imperial se deu justamente porque quem trouxe a tecnologia da fotografia para a América do Sul foi o nosso -genial, culto, pesquisador e dono de uma visão além do alcance – Dom Pedro II.
O brasileiro Dom Pedro II, sempre foi um ponto fora da curva no que tange a um aristocrata imperial. Ele sempre se interessou muito mais por coletar fósseis, analisar moedas antigas encontradas em sítios arqueológicos, em importar tecnologias de ponta como o telefone, de estudar botânica e ler livros sobre física que os mundanos assuntos da corte. O cara nasceu pra ser cientista e tinha que cumprir uma obrigação de bancar de imperador e isso era muito frustrante pra ele.

Em janeiro de 1839, através de notícia publicada no “Jornal do Commercio”, soube da invenção do daguerreótipo. Um ano mais tarde, o abade Louis Compte, capelão de um navio-escola francês que aportara no Rio de Janeiro, fez uma demonstração do processo ao jovem D. Pedro II, então com 14 anos. Mais tarde D. Pedro adquiriu uma câmara e tornou-se o primeiro brasileiro e possivelmente o primeiro monarca do mundo a tirar uma foto. Entre 1851 e 1889 concedeu o título de “Fotógrafo da Casa Imperial” a mais de duas dezenas de fotógrafos.
D. Pedro II também ganhava ou comprava fotografias em suas viagens, tanto nas que realizou pelo interior do Brasil como nas três que fez ao estrangeiro. Encontram-se nessas fotografias, com freqüência, dedicatórias ou anotações de seu próprio punho.
Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga (este era o nome dele) foi colocado no trono do Brasil aos 15 anos, mas isso não impediu que ele estudasse muito, em grande parte por conta própria, e que em seu reinado ordenasse a abertura da primeira estrada de rodagem, a União e Indústria. Também em seu reinado, correu a primeira locomotiva a vapor; foi instalado o cabo submarino; inaugurado o telefone e instituído o selo postal  e além de tudo isso, ele contribuiu para que houvesse telégrafo no país.
Pode soar estranho imaginar o imperador do Brasil mais inclinado a uma vida como a do Indiana Jones do que a de um político, mas era bem assim que ele era.
Dom Pedro II se sentia melhor futucando uma tumba egípcia do que em jantares e festas de gala da realeza. Aos catorze anos, D. Pedro II falava quatro idiomas e lia tudo que podia.
Pedro II desde muito jovem foi sócio-correspondente de dezenas de instituições científicas, entre as quais o prestigiado Instituto da França. Manteve correspondência com diversas personalidades proeminentes da época, tendo se encontrado com alguns durante suas viagens ao exterior, entre os quais Nietzsche e Emerson, além de escritores famosos, como Lewis Carrol, Júlio Verne e até Victor Hugo. Dom Pedro II foi o primeiro financiador de Luis Pasteur e Charcot. Então o que temos aqui é uma figura histórica rica, não apenas intelectualmente mas financeiramente, que era ligado a pensadores, cientistas e aos primeiros fotógrafos mundiais. Dom Pedro II era não somente um amante da fotografia (O brasil teve a família real mais registrada em fotos do planeta) como se interessava por toda tecnologia de ponta disponível em seu tempo.
Como foi possível então que uma década antes da fotografia da princesa isabel em preto e branco, uma foto como esta fosse obtida na Rússia:

p87 7001 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco

Essa tecnologia incrível foi inventada por este sujeito aí na beira do ribeirão.
Esta é apenas a cabeça de uma grande coleção de fotografias, que vou mostrar a seguir. (como o post tem muitas imagens, aqui está o pulo)


p87 2067  00279  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 4499  00747  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 8052 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 8011 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 3065 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 6040 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 6500 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 2156 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 6219 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 8006a  01736  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 3002  00363  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 7311  01676  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 7225  01589  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 5277  01069  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 4553  00802  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 5251 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 8086 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 8062 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 8066  01861  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 150x  00130  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 7010  01477  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 7009  01476  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 7238  01602  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 2024 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 32x  00023  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 4012  00458  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 23x  00016  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 4240 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 8003 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 8001 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 111x  00093  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 7065  01532  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 8059a  01848  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 5215  01007  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
p87 7214  01578  Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
Incrível, não? Algumas dessas imagens parecem ter sido feitas semana passada com uma câmera digital comum. Mas aqui está o segredo dessas imagens. Chama-se técnica dos filtros sucessivos:
3 mancamera Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e brancoEntre 1909 e 1912, Serguéi Mijáilovich Prokudin-Gorskii, desenvolveu uma tecnologia única.
A câmera usada na época, tinha três lentes, cuidadosamente reguladas para registrar a mesma imagem.  Filtros de cristal colorido eram colocados na câmera, de maneira a formar uma chapa com três tons. Esses tons eram então somados para dar origem a imagem colorida.
Serguéi estudou com renomeados cientistas em São Petersburgo, Berlim e Paris, desenvolvendo as técnicas para as primeiras fotografias a cor.
Dos seus resultados surgiram as primeiras patentes de filmes positivos a cores e de projeção de filmes com movimento. Em 1905, Prokudin-Gorskii concebeu o grande projeto de documentar, com fotografias a cores, a enorme diversidade de história, cultura e avanços do Império russo, para ser utilizado nas escolas do Império. O seu processo utilizava uma câmara que tomava uma série de fotos monocromáticas em sequência muito rápida, cada uma através de um filtro de cor diferente. Ao projetar as três fotos monocromáticas com luz da cor adequada a cada imagem obtida, era possível reconstruir a cena com as cores originais. No entanto, embora fosse químico, ele não conseguiu produzir um mecanismo para realizar impressões das fotos assim obtidas.
Para o seu projeto, o Czar Nicolau II pôs à disposição de Prokudin-Gorskii, um vagão de trem equipado com uma câmara escura e os insumos necessários. O fotógrafo russo obteve todas as permissões para visitar áreas de acesso restrito e contar com o apoio da burocracia do Império. Assim equipado, Prokudin-Gorskii percorreu o império entre 1909 e 1915, documentando-o com as imagens que ilustram este post.
Em 1948, após a morte do fotógrafo, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos comprou as imagens e em 2001, organizou a exposição O Império Russo. Para essa ocasião, realizou-se a cópia digital das suas imagens a partir dos três originais monocromáticos de cada foto. E é por isso que podemos vê-las.
De fato, nos tempos do Imperador Dom Pedro II, já era possível fazer imagens coloridas, e foi uma pena que ele não tivesse descoberto isso.

Como as imagens foram produzidas:

3 strip 1 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
As imagens eram obtidas numa fina placa de vidro, e cada objetiva filtrava a imagem em vermelho, verde e azul.
As 3 imagens em tons de cinza eram reveladas e projetadas com luzes coloridas, de maneira que cada projeção batesse exatamente uma sobre a outra. O resultado era mais ou menos assim:
3 composite Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e brancoNaquele tempo, uma imagem assim já era considerada a coisa mais espetacular da face da Terra.  Só posteriormente, quando a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos comprou o direito às imagens, é que cada um dos 3 negativos de cada imagem foram escaneados. Então, no Photoshop ou programa similar, a cada um deles foi estabelecido um valor de cor baseado em síntese aditiva (o vulgo RGB):
3 rgb 2 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
Cada um dos negativos escaneados foi então ajustado para encaixar precisamente. Algumas imagens permitem isso mais facilmente, por conter pontos de referencia bem marcados:
3 anchors Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
Após fazer isso, foi necessário apenas corrigir  os negativos para obter o contraste, brilho e balanço de cor corretos.
3 adjusted Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
Isso foi necessário porque naquele tempo os produtos químicos e mecânicos usados para obter as chapas eram ainda bastante primitivos, o que gerava inconsistências como subexposição e defeitos decorrentes da degradação das emulsões. Como os negativos são muito antigos, falhas e desgaste natural pelo manuseio também inseriram pequenos defeitos nais imagens, que foram corrigidas usando a tecnologia atual (tipo a capa da Playboy) e assim, a tecnologia atual, somada ao espírito inventivo daquele russo visionário de 1909,  nos permitem ver hoje imagens muito próximas à realidade daquele tempo.
3 8086 left Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco
É interessante notar que em algumas fotos, alguns erros estão presentes, denunciando a sistemática. Uma das fotos que melhor retrata isso é a do homem no rio, onde podemos ver que a vara de madeira se moveu ao longo da captura, sendo registrada em posições ligeiramente diferentes, o que gerou um “fantasma” cromático ao redor da mesma. E o próprio rio, que incapaz de ficar parado, registrou um efeito de arco-íris.
p87 5006 Russia: O mistério das fotos coloridas num tempo em que só havia preto e branco