Blog

Blog

14 de jan. de 2012

Revivendo os anos 90: Raça Negra



raca-negra_pioneiros-sambrega
Liderado pelo vocalista Luiz Carlos, o Raça Negra, é sem dúvida, um dos grupos mais queridos do pagode nacional. Em 27 anos de carreira, seus integrantes foram responsáveis por uma maior popularização do estilo, emplacando uma série de hits ao longo de sua trajetória. Relembre conosco, um pouquinho mais do conjunto.

O início


O Raça Negra deu seus primeiros passos ainda em 1983, no bairro da Vila Nhocuné, zona leste de São Paulo. Com a popularidade conquistada, começam a chamar a atenção das gravadoras. No ano de 1991, assinam com a RGE, e lançam o primeiro disco. Intitulado “Raça Negra-Volume I”, o trabalho de 14 faixas, ficaria marcado pela canção “Caroline”.
Apagar as luzes


Paralelamente ao sucesso conquistado, o grupo passa a excursionar em diferentes regiões do país, participando de entrevistas e realizando shows. Um ano mais tarde, em 1992, são lançados dois álbuns, “Raça Negra - Volume 2” e “Raça Negra - Volume 3”. Do primeiro, destaque para as músicas “Jeito Felino”, Cigana” e “Cheia de Manias”.
Apagar as luzes


Em “Raça Negra - Volume 3”, seus integrantes ganhavam uma popularidade jamais vista. Entre os destaque do álbum, “É o Amor” e “Desculpe, mas eu vou chorar, covers das duplas Zezé Di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo, respectivamente.
Apagar as luzes



Raça Negra – Volume 4
Apagar as luzes


Lançado em 1993, o novo trabalho seria marcado pelas músicas “Tempo Perdido”, “Jeito de Ser” e “Ciúme de Você”. Meses depois, o grupo já se reunia para a gravação de seu quinto LP. O disco, entre outras coisas, trazia uma regravação de “Pro Dia Nascer Feliz” de Cazuza. Nesse mesmo período, seus integrantes participam de uma campanha de prevenção contra a Aids.
Apagar as luzes


Em 1996, mais um trabalho é lançado. Deste, destacamos as faixas “A Vida Inteira” e “É Tarde Demais”. Em alta, certo tempo depois, a RGE opta por lançar um disco ao vivo, apresentando alguns dos sucessos mais conhecidos do grupo. Nesse mesmo período, é iniciada uma grande turnê pelo Japão e Estados Unidos.
Apagar as luzes


No final da década, em 1998, a banda regra alguns de seus sucessos, entre eles “Deus Me Livre” e “Estou Mal.

Curiosidades

timmaia_dadacardoso_FI
- Entre as influências diretas de Luiz Carlos, vocalista do Raça Negra, estão: Tim Maia e Roberto Carlos.
- Como já citado, a banda teve papel importante na popularização do pagode. Tanto isto é verdade, que no começo dos anos 90, poucas eram as mídias que divulgavam o estilo.
Apagar as luzes


- Ao longo da carreira, foram diversas as participações do Raça Negra em programas de tv.
- Em 2002, o grupo participou de um dueto com o compositor Neguinho de Beija Flor, na canção “Talismã”.
Apagar as luzes