Blog

Blog

22 de jan. de 2012

Retrospectiva Baiser: As Quatro Primeiras Décadas



Seguindo com o especial Beijo no Cinema, apresento uma rápida análise das quatro primeiras décadas, sua experimentação e alguns de seus beijos memoráveis. Por certo que outros mais deveriam ser citados por aqui; Então, não se acanhem em sugerir e aumentar a lista.


Só para complementar o clima desta cronologia cinematográfica, deixo aqui uma de minhas músicas preferidas do período: As Time Goes By.

Anos 1900/1910
Começando a retrospectiva, valho-me da dica de Maxx, dono do excepcional blog Tele Cine Brasil, remetendo todos ao finalzinho do século XIX, mais precisamente em 1899, com o The Kiss in the Tunel.



Já nos Anos 1910, encontramos a maravilhosa Theda Bara e seu ar gótico trazendo a figura vampiresca no A Fool There Was de 1915; Foi neste filme que se imortalizou a frase: "Kiss me, my fool!". Aviso que o vídeo abaixo é composto por imagens da película, mas com edição diferenciada e a inclusão da música U.R.A. Fever do The Kills. Adorei o resultado, e como o beijo está ali, não resisti.
Anos 20
O ano de 1926 foi extremamente produtivo no quesito beijos apaixonados trazendo a clássica história de Don Juan - com um total de 191 beijos - e o Flesh and The Devil - este contendo a primeira cena com beijo de boca aberta, além do uso da posição horizontal para beijos, respectivamente.

Encontrei dois vídeos com compilações de beijos protagonizados por Rudolph Valentino - divo master - que valem conferir!


Anos 30
A primeira animação da lista é Branca de Neve e os sete Anos (1937), um beijo de conto de fadas!

O romace de Scarlett e Rhett em E o Vento Levou (1939) é um dos mais conhecidos da história do cinema, claro que seus beijos também.

Se nos anos 20 vimos o primeiro beijo entre homens, a década de 30 resolveu trazer alguns entre mulheres, sendo que o primeiro beijo lésbico foi protagonizado pela belíssima Marlene Dietrich em Morocco (1930); Vale o destaque também do alemão de 1931 Mädchen in UniformRainha Christina (1933), com Greta Garbo; Respectivamente:


Anos 40
Quem acompanha o blog sabe do meu carinho por Casablanca (1942), claro que o romance de Rick e Ilsa estaria na lista. 

Duel in the Sun (1946) faz uma linha bem dramática de romance num western - com "q" de novela mexicana. Apesar de não ser muito meu estilo, a cena final é uma das que mais me recordo:

Ingrid Bergman e Carry Grant protagonizam uma bela e sexy cena de beijo no ótimo Interlúdio (1946).