Blog

Blog

8 de jan. de 2012

Podemos confiar nas previsões de videntes?...

Pesquisamos algumas previsões feitas por videntes para o ano de 2011 e descobrimos como é fácil acertar mesmo quando se erra!
O ano de 2011, por mais estranho que possa parecer, foi igual ao demais: Tivemos 12 meses, 365 dias e quatro estações (ainda que essas estações tenham sido meio bagunçadas). O que muda de um ano para outro, é lógico, são os fatos que neles ocorrem.
Desde o início da civilização, o homem tem a necessidade de tentar prever o que irá acontecer com o seu futuro e com o de sua sociedade. Aquele grupo que conseguia antever, por exemplo, que o ano seguinte seria chuvoso tinha – pelo menos hipoteticamente – certa vantagem sobre os demais. Com certeza, isso ajudaria na agricultura e/ou na caça.
Curandeiros, xamãs, bruxos, videntes, charlatães, etc. Muitos surgiram (e ainda vão surgir) para realizar essa árdua tarefa de prever o futuro com o uso de cartas de tarô, borras de café, búzios, posição dos astros em relação ao signo do “cliente”. Na maioria das vezes, o vidente acerta suas previsões e, quando não acerta, acaba não errando. Entendeu?

Como fazer uma boa previsão

  1. Seja o mais abrangente possível, as chances de errar são nulas
  2. Apele para o lado emocional da platéia, ou – no caso – do leitor
  3. “Prever” morte de algum famoso sempre funciona!
  4. Quando for “prever” que alguém vai morrer, nunca cite nomes! (Veja item 1)
  5. Nunca deixe nada registrado sobre suas previsões. Algum chato pode querer conferi-las depois!
  6. Caso deixe suas previsões registradas em algum lugar, certifique-se de que possa modificá-las no futuro, antes que algum chato queira conferi-las depois! (Veja item 5)
  7. Deixe suas previsões guardadas e só as revele ao mundo depois delas acontecerem
  8. Mais importante de todas: Caso erre em suas previsões, diga apenas que o futuro é incerto e pode ser mudado!
Antes de prosseguirmos no texto, gostaríamos de convidá-lo para assistir a um pequeno trecho de uma palestra de James Randi sobre a fraude da Astrologia:

Previsões Furadas de 2011

No esporte

De acordo com o site do Globo Esporte, o tarólogo André Kadanr previu que no futebol, o Ceará seria o campeão Brasileiro de 2011.
Já o vidente Alexandre Cigano, consultado pelo jornal mineiro O Tempo foi mais abrangente nas suas firmações e previu que nenhum time paulista iria ganhar o campeonato Brasileiro de 2011.
Apenas lembrando que o Corinthians, time de São Paulo, foi o campeão de 2011.
Aliás, Alexandre Cigano também errou por não obedecer a regra numero 1 dos videntes (Seja o mais abrangente possível, as chances de errar são nulas) ao afirmar que o piloto Felipe Massa ganharia vários prêmios na Fórmula 1 esse ano. Como podemos ver no Portal Terra e no Corridas de Fórmula 1, a última vez que o piloto venceu uma corrida foi há 3 anos, em 2008.
Para leitura adicional, o E-farsas sugere o excelente texto do A Grande Abóbora sobre o uso das estatísticas para desmascarar a Astrologia!

Celebridades

É muito fácil fazer previsões sobre celebridades. Como muita gente tem curiosidade de saber tudo sobre seu artista favorito, aquele que conseguir prever o que irá acontecer com o artista fará muito sucesso. Todavia, nunca se esqueça da nossa lição numero 1: Seja o mais abrangente possível!
A cantora Ivete Sangalo, por exemplo, teve um ano de muito sucesso (aliás, como em todos os anos!). Prever que a estrela da musica brasileira iria ter um ano de sucesso é bem fácil e não há a necessidade de se consultar os astros e as estrelas para tal. Foi o que fizeram vários numerólogos, tarólogos e videntes em 2010.
O portal Zastros, a exemplo de vários outros sites especializados em “previsões”, anteviu em 2010 que Ivete teria um ano ótimo e que tudo daria certo para a cantora baiana.
Já, o site O Fuxico foi mais ousado e “previu” que Ivete Sangalo teria problemas de saúde, mas seriam possíveis fraturas em decorrência da enorme quantidade de ensaios feita pela cantora.
Reprodução do site O Fuxico - Previsões para Ivete Sangalo em 2011
No canal de entretenimento do MSN, o vidente Robério de Ogum previu que a moça continuaria a fazer sucesso não só aqui no Brasil, como no mundo todo, porém seria bom que a baiana prestasse um pouco mais de atenção nos “assuntos do coração” em 2011.
No entanto, ninguém conseguiu prever que Ivete Sangalo seria internada com meningite, em dezembro de 2011. Será que um acontecimento importante como esse não apareceu em nenhuma das fontes de previsão de nenhum dos videntes? Ou será que todos os videntes julgaram que a previsão sobre internação da cantora não era digna de nota?

Política

No finalzinho de 2010, alguns videntes fizeram várias previsões sobre o Brasil em 2011. O vidente Alexandre Cigano, por exemplo, previu queNo Brasil, em 2011, teremos muitas reformas partidárias melhorando o nosso nível governamental. A nossa presidenta, Dilma Rousseff, terá um ano de muitas mudanças em seu governo, mas ela vai lutar muito para melhoria deste país.”.
Será que ele acertou nessas previsões?

Previsões em entrevistas

Em janeiro de 2011, Oscar Quiroga deu uma entrevista à Marília Gabriela e fez várias previsões sobre o ano. Confira se ele acertou alguma das previsões!
Um pouco antes, em 2010, o babalorixá pernambucano Érico Lustosa fez algumas previsões para 2011, em entrevista ao Canal Mundo Mulher:
Em março de 2011, tivemos a oportunidade de entrevistar o professor Jucelino da Luz nos estúdios da JustTV. Como o professor tem a fama de prever o futuro em seus sonhos, aproveitamos para perguntar se ele tinha alguma previsão para 2011. Confira a entrevista abaixo e veja o que ele disse sobre o ano:

Conclusão

Os videntes falham, sempre! Se quiser virar um vidente de verdade, só faça previsões genéricas e bem amplas. As chances de erros são nulas. Caso erre em alguma previsão, diga que houve uma mudança no futuro!
Ah! E não se esqueça de ganhar dinheiro com o seu “dom”!