Blog

Blog

4 de jan. de 2012

Os memes e vídeos virais mais bombados do ano



Para quem vive o dia a dia da internet, 2011 foi um ano bastaste fértil em memes e vídeos virais. Sejam espontâneo ou não, gravados com produção caprichada ou feitos no arroubo do inusitado, os vídeos virais postados no Youtube e em outros sites de compartilhamento de vídeo mais uma vez deram o tom na internet em 2011, chegando até mesmo a pautar programas de TV em todas as emissoras (não se engane: aquele monte de vídeos mostrados nos programas dominicais de auditório para encher linguiça são descobertos na internet, salvando a produção dessas atrações do marasmo).

Os memes e vídeos virais mais bombados do ano


Webcelebridades no topo da internet


Com a consolidação do Twitter como ferramenta social da internet com um poder de espalhar notícias numa velocidade nunca antes presenciada pela humanidade, muitos vídeos alcançam o status de memes mundialmente famosos em questão de horas. Mas é preciso lembrar o fato de que, para cada 10 vídeos de destaque ao longo do ano, milhares e até milhões de outros semelhantes sobem para a internet sendo vistos apenas pelos amigos mais próximos e amigos do cinegrafista amador.

Vídeos e memes marcantes


Sem maiores arrodeios, vamos aos vídeos que transformaram seus personagens em memes no ano de 2011, fazendo do Youtube o mais importante palco para os candidatos a celebridades.


Rebecca Black cantando Friday – eleito como o pior clipe já postado no Youtube, o título dado à cantora adolescente americana e sua música entupida de Auto-Tune teve efeito contrário: logrou à moça sucesso justamente pela tosquice de sua interpretação, levando-a a cantar junto com Katy Perry outro hino das sextas-feiras: Last Friday Night.

Dheymerson Maia e o Pintinho Piu – o garoto cearense fez bonito e conseguiu empalcar seu Pintinho Piu entreo os vídeos mais assistidos na internet brasileira em 2011. Não foi de graça: a música é engraçadinha e tem aquela pegada infantil, não devendo ser levada tão a sério como fizeram certas pessoas: é apenas uma criança brincando de ser cantor, não um Pavarotti cantando a ária Habanera, de Georges Bizet.

Christiane Torloni ‘Hoje é dia de rock, bebê – nada como entrevistar um famoso visivelmente alterado por uns bons drink durante o Rock in Rio 2011, não é mesmo Multishow? Ainda bem que Christiane Torloni deu um show de simpatia e sinceridade ao declamar um dos bordões mais repetidos e imitados do ano: hoje é dia de rock, bebê!

System of a Dilma – também no rastro do Rock in Rio 2011, o System of a Down empolgou o público com seu show carregado de músicas de cunho político. Então alguém teve a brilhante idéia de faze um mash-up da música Chop Suey da banda americana, com excertos de discursos da presidente Dilma Rousseff. O resultado desse trabalho é o primeiro discurso rock ‘n roll de verdade da história política do Brasil.

Luiza Marilac e seus bons drink – as peripécias de uma imigrante brasileira pela costa espanhola dão o tom num vídeo despretensioso, mas com a maior concentração de memes e frases de efeito por minuto. Os bons drink de Luiza Marilac a tornaram famosa no Brasil e definitivamente mostraram a todos que, se isso está na pior, POHAN, o que quer dizer tá bem, né?

Sandra Annemberg ‘Que deselegante’ – depois de a repórter Monalisa Perrone ser empurrada por um doido varrido durante uma entrada ao vivo no Jornal Hoje, a perplexidade e a indignação da âncora Sandra Annemberg diante do fato foi resumida na singela frase ‘Que Deselegante!’, dita com tanta ênfase que ficou muito melhor do que qualquer xingamento cabível naquele momento.

Zangief Kid  – todo mundo que sofre bullying no mundo sentiu-se levemente vingado com a reação do garoto Casey Heynes aos insultos recebidos na escola, na Austrália. O pilão a la Zangief aplicado no magrelo agressor foi filmado e imediatamente alçou o garoto a herói mundial em defesa daqueles que sofrem agressões verbais e físicas.

Ah, e uma menção honrosa a mais alguns vídeos bem cotados, mas que ficaram um degrau abaixo no quesito hype de internet em 2011: