Blog

Blog

26 de jan. de 2012

Olhar 43: Garoto chinês nasce com olhos capazes de ver no escuro


chines olhosazuis tl 300x225 Olhar 43: Garoto chinês nasce com olhos capazes de ver no escuro
Essa é uma curiosa notícia sobre um menino chinês chamado Nong Youhui que nasceu com estranhos super poderes.

Ao nascer, seu pai observou que o bebê tinha os olhos profundamente azuis. E segundo afirma, os olhos brilhavam no escuro!

O pai pensou que à medida em que crescia, o menino perderia a estranha característica, mas não foi o que aconteceu. Hoje, o jovem consegue enxergar perfeitamente bem na completa escuridão. Agora essas características bizarras intrigam os médicos do hospital de Dahua, no sudoeste da China.

Incrédulos a princípio, buscando desmascarar as alegações, ou confirmar as afirmações do pai do garoto, os médicos fizeram um teste de leitura no escuro, o que Nong Youhui tirou de letra.

Nong Shihua, o pai dele, disse em entrevista à CCTV que os médicos acreditavam que a cor dos olhos de seu filho mudaria com a idade. Mas o que se vê ainda hoje é Nong com os “olhos de gato” e brincando ao ar livre, como uma criança normal. Como podemos ver, nem toda mutação é ruim. Talvez, ao estudar a genética do menino, seja possível determinar o que faz com que ele tenha a super visão, de modo que no futuro possamos eventualmente incorporar essas características nos bebês transgênicos que inexoravelmente virão aí.
Pessoalmente, eu não vi o olho do moleque brilhar no escuro. Como os jornais da China tem uma leve tendência ao sensacionalismo barato, não duvido que tenham inventado isso para dar um gás na notícia.
Em todo caso, achei uma referência ao menino quando ele ainda era bem mais novo e também uma foto. O tal do olho que brilha é uma estranha característica, presente em animais como o gato e o cão, que faz com que o fundo dos seus olhos emita uma luminescência de reflexão quando iluminados diretamente. O olho humano não faz isso, mas aparentemente o do menino sim. Veja:

imagen 300x198 Olhar 43: Garoto chinês nasce com olhos capazes de ver no escuro
Nada mal para um humano híbrido, né? O que você acha? É brilho mesmo ou um photoshop tosco? Seja como for, a característica dos “olhos de gato” é rara, mas olhos que refletem a luz  não são raros.  Aqui podemos ver um caso de retinoblastoma  (câncer) em um menino nascido na Índia.
amauroticCatsEye3 300x224 Olhar 43: Garoto chinês nasce com olhos capazes de ver no escuro