Blog

Blog

14 de jan. de 2012

Nirvana Greatest Hits


O Nirvana é, ainda hoje, uma das bandas mais importantes do Rock. Em sua formação principal, as figuras de Kurt Cobain e Krist Novoselic.
- Criada nos Estados Unidos, ela é originária de Aberdeen. Na cidade, a sua criação em 1987.
- Dois anos mais tarde, o lançamento de seu primeiro álbum. Chamado de “Bleach”, ele contaria com um dos maiores clássicos da banda: “About Girl”.
- Em crescente popularidade, o grupo se desenvolvia. Em seu país de origem, por exemplo, a realização de inúmeros shows.
- Tal fato, por sinal, apenas o início de uma bem sucedida carreira. Com o sucesso conquistado, novos trabalhos chegam ao mercado.
- Um dos mais conhecidos, “Nevermind”, responsável sua popularização no “mainstream”. Extremamente relevante, o trabalho contaria com diversos hits. Entre os quais: “Smells Like Teen Spirit” e “Come as You Are”.
- Ainda no álbum, as inesquecíveis: “In Bloom” e “Polly”. Em alta, ele abriria espaço para a cena Grunge. Mais do que isso, fortaleceria os grupos já pré-existentes.
Apagar as luzes

- A partir de “In Utero” (1993), a conquista de novos fãs. No Brasil, por sua vez, a sua massificação constante, seja através das rádios, ou ainda, da MTV.
- No auge do sucesso, o lançamento de um trabalho acústico. Neste, a versão feita para “The Man Who The Sold The World” (David Bowie).
- Viciado em heroína, Kurt, seria encontrado morto em 05 de abril de 1994. Em decorrência da sua morte, a tristeza de milhares de fãs.
- Soma-se a isso, a consternação gerada em seu colega de banda (Dave Ghrol) e em sua esposa, a vocalista do Hole, Courtney Love.
Principais Hits
1 - Smells Like Teen Spirit: Em “Nevermind”, o seu single mais famoso. Responsável, entre outras coisas, pela popularização do disco e da banda.
Apagar as luzes

2 - Come as You Are: No mundo todo, uma das músicas mais executivas. Difundida, sobretudo, em países como Estados Unidos e Brasil.
Apagar as luzes

3 - Lithium: Cultuada pelos fãs, ela faz referência ao elemento lítio. Este, por sua vez, relacionado a depressão bi-polar.
Apagar as luzes

4 - About a Girl: Nos anos 80, a sua rápida aceitação. Em sua base, uma antiga namorada de Kurt, Tracy.
Apagar as luzes

5 - Rape Me: Polêmica por definição. Controversa, ela fala sobre estupros e claro, sobre as suas reais conseqüências.
Apagar as luzes

6 - All Apologies: Poucos sabem, mas a música é dedicada a sua esposa, Courtney, e a sua filha, Francis. Ainda sobre ela, a sua execução em um dos álbuns mais importantes da banda: o “Unplugged MTV”.
Apagar as luzes

7 - The Man Who Sold the World: E por falar nele, destaque para a faixa título. Esta, como já citado, uma regravação de David Bowie.
Apagar as luzes



Apagar as luzes

10 - You Know You’re Right: Póstuma, ela seria lançada em 2002. No período, a sua permanente aceitação, em especial, na MTV e Play TV.
Apagar as luzes

Discografia
Bleach (1989)
Nevermind (1991)
In Utero (1993)
MTV Unplugged (1994)

From The Muddy Banks of The Wiskhan (1996)

Live at Reading (2009)
Coletâneas Principais
Incesticide (1992) 
Singles (1996)