Blog

Blog

19 de jan. de 2012

Ivrit (Hebraico), Idioma Sagrado e Primordial

Relógio Ecológico


Ivrit (Hebraico), Idioma Sagrado e Primordial


Maguen David - A Estrela Macrocósmica, que representa a LEI. A ORDEM TEOCRÁTICA NA TERRA. A ORDEM DE MELKI-TSEDEK. São seis pontas e sete "pontos" (considera-se o ponto central), representando as seis Leis entregues originalmente à Adam, com adição da sétima Lei por ocasião do PACTO UNIVERSAL feito pelo Eterno, Bendito Seja, com nosso Patriarca Noach após o dilúvio. É chamada "Estrela de David" porque no PACTO DO SINAI os B'nei Israel (Filhos de Israel) foram estabelecidos como "NAÇÃO SACERDOTAL" perante as nações do Planeta. O PACTO UNIVERSAL e o PACTO DO SINAI são reunidos através da TORAH em uma só fôrça Unitária e Universal. É a Estrela do Reinado de HaMashiach, que o Eterno, Bendito Seja, permita que ele chegue logo e em nossos dias.



As 22 letras do Alfabeto Hebraico e como se inserem e encaixam na

Maguém David

As dez Palavras


Tetragrama Sagrado,
transliterado para o alfabeto Romano


Os 72 Nomes do Divino




As três Sephirot superiores, que representam

Israel perante as Nações Noachídicas, representadas

por Malkut (O Reino, o Mundo), que é a

Sephirah inferior.

As Sete Sephirot inferiores rege aos B'nei Noach que obedecem

a Aliança Primordial, as Sheva Mitzvot (Sete Leis), cujo

Sinal é o Árco-Íris na Mãe Natureza.





Birkat Kohanim:
"Ivarechechá Adonai, Vishmerêcha Iaêr Adonai Panáv Elecha, Vi Chunêka".
Benção Sacerdotal, proferida pelos Cohanim, com as mãos dispostas conforme a ilustração acima

Realmente, o alfabeto Hebraico se reveste
de um Mistério insondável

Como eu já disse em outras matérias, o Hebraico é a língua original dos habitantes deste Planeta Azul de Ors. Após a ocorrência com a Torre de Babel, surgiram as setenta línguas primordiais. Destas se derivaram centenas de idiomas e dialetos.

Alfabeto Hebraico

O Hebraico (escrito em caracteres hebraicos עברית, "ivrit, ou também chamada de לשון הקודש Lĕshôn Ha-Qôdesh - Língua Sagrada, devido ao fato de ser a língua em que foi escrita a Torá ) é uma língua que pertence ao ramo das línguas semíticas, ao qual pertencem o árabe , o aramaico e o síriaco, sendo que os estudiosos crêem que sejam todas originadas de um mesmo idioma-raiz conhecido como paleo-semítico. 
Conta o Sêfer HaZôhar (Livro do Esplendor) que a razão pela qual o Sêfer Bereshit (Livro do Princípio – Gênesis) se inicia com a Lêtra “Beit”, ao invés de, como seria lógico (para a lógica humana, claro!), com a Letra Álef, que é a primeira Letra do Alfabeto Hebraico.
A razão é como segue a leitura do Zôhar: “Quando o Santo, Bendito seja, estava por fazer o mundo todas as letras do alfabeto eram apenas embrionárias e durante dois mil anos, o Santo, Bendito Seja, as tem contemplado e jogado com elas. Quando criou o Mundo, todas as letras se apresentaram perante Ele pela ordem inversa. A letra Tav se adiantou à frente e pediu: faz o que te apraz, oh Senhor do Mundo, coloca-me em primeiro lugar na Criação do Mundo; visto que sou a letra final de “Emet” (Verdade) que está gravada em teu selo e dado que Tu és chamado por esse nome, Emet é o mais apropriado para o Rei começar com a letra final de Emet e comigo Criar o Mundo. O Santo, Bendito Seja, lhe disse: és digna e tens mérito, porém, não é adequado que Eu comece por ti a Criação do Mundo, visto que estás destinada a servir como um Símbolo na fronte dos fiéis, os quais receberam a Lei desde Álef até Tav, e pela ausência deste Sinal os demais serão mortos e, além disso, tu constitui a conclusão de Mavet (morte). De modos que não cabe iniciar contigo a Criação do Mundo.


Hamsa - Shalom

Então a letra Shin se apresentou e pediu: oh Senhor do Mundo, que te alegres em começar por mim o Mundo, pois sou a letra inicial de teu nome Shaday (Todo-Poderoso), e é o mais adequado, criar o Mundo mediante este Santo Nome. Em resposta Ele disse: és digna, és boa, és verdadeira, porém não posso começar por ti a Criação do Mundo, pois fazes parte do grupo de letras que expressam falsidade (Sheker), que não és capaz de existir a menos que a Qof e a Resh te levem em sua companhia; daí é que uma mentira para ser acreditada deve sempre começar com algo verdadeiro. Pois a Shin é uma letra de verdade, essa letra pela qual os Patriarcas comungavam com D’us, porém Qof e Resh são letras que pertencem ao lado mau, que para permanecerem firmes se ligam à Shin formando assim uma conjuntura (Késher). Havendo ouvido tudo isto, a Shin partiu.

Sêfer Torah de Israel


Entra a letra Tzadik e diz: oh Senhor do Mundo, que te agrade criar por mim o Mundo, pois sou o sinal dos justos (Tzadikim) e de Ti mesmo, que és chamado Justo, como está escrito, “pois o Senhor é justo. Ele ama a justiça”, por isto se enquadra bem que o Mundo seja criado por mim. O Senhor lhe deu esta resposta: Tzadik, tu és Tzadik e significa justiça, porém deves ser escondida, e não deves sair abertamente enquanto possas dar ao Mundo causa para ofensa. Pois tu consistes da letra Nun levando por cima a letra Yud, que representam juntas o princípio masculino e feminino. E este é o mistério da criação do primeiro homem, que foi criado com dois rostos, masculino e feminino, combinados. Da mesma maneira a Nun e a Yud no Tzadik estão dirigidas de costas a costas e não de rosto a rosto, já que a Tzadik está dirigida para cima ou dada volta para baixo. O Santo, Bendito Seja, lhe disse logo: oportunamente te dividirei em duas de modo a aparecer rosto a rosto, porém tu ascenderás em outro lugar. Então ela partiu.

As Dez Sephirot e a Serpente

Letra Hebraica "Pei", formada como uma Serpente


A letra Pei se apresentou e pediu assim: Que te alegres, Senhor do Mundo, em Criar através de mim o Mundo, pois eu significo redenção e liberação (Purkaná, Pedut), que hás de outorgar ao Mundo. Daí que por mim o Mundo haveria de ser Criado. O Senhor contestou: tu és digna, porém tu representas transgressão (Peshá) e, mais ainda, estás formada como uma serpente que tem sua cabeça enrolada em seu corpo, simbolizando o homem culpado que oculta sua cabeça e estende sua mão.

A letra Ayin foi igualmente rechaçada devido a que com ela começa iniqüidade (Avon), apesar de sua alegação de que representa a humildade (Anavá).

Logo apareceu a Sâmech e disse: oh Senhor do Mundo, queira por favor criar através de mim o Mundo, pois represento o sustento (Semichá) dos caídos, como está escrito “O Senhor sustém a todos os caídos”. O Senhor lhe respondeu: esta é justamente a razão pela qual deves permanecer em teu sítio, e não abandoná-lo, pois, qual seria a sorte dos caídos ao verem que se encontram sustentados por ti? Ela partiu imediatamente.

A Nun entrou e alegou seus méritos como sendo a letra inicial de “tremendo” (Norá) em louvores, assim como “Formosa, em Nava, é o louvor para os justos”. O Senhor disse: oh Nun, retorna ao teu lugar, pois é em consideração a tí, como representante dos que caem (Nofelim), que a Sâmech voltou ao seu sítio. Permanece pois, debaixo da proteção dela. A Nun voltou imediatamente ao seu sítio.

A Mem apareceu e disse: oh Senhor do Mundo, por favor, cria através de mim o Mundo, pois eu começo a palavra MELECH (Rei) que é teu título. O Senhor replicou: seguramente assim é, porém não posso empregar-te na Criação do Mundo pelo fato de que o Mundo requer um Rei; retorna pois ao teu lugar, junto com a Lâmed e a Kaf, dado que o Mundo não pode existir sem Melech (Rei).


Revolução Cósmica das Letras Hebraicas

Mistérios da Criação

Neste momento a Kaf desceu de seu trono de glória, e estremecida, e temerosa disse: oh Senhor do Universo, queira começar através de mim a criação do Mundo, pois sou teu próprio KABOD (Honra). E quando Kaf desceu de seu trono de glória, começaram a sacudir duzentas mil palavras, o trono tremeu e todos os mundos estremeceram e estavam a ponto de cair em ruína. O Santo, Bendito Seja Seu Nome, lhe disse: Kaf, Kaf, que fazes aqui? Não criarei o Mundo contigo; retorna ao teu sítio, pois estás a ponto de extermínio (Kelayá). Retorna, pois, ao teu lugar e permanece ali. Imediatamente ela partiu e voltou ao seu sítio.

"Baruch HaShem".

Aqui se vê o Tetragrama Sagrado em Letras Hebraicas.

Nome IMPRONUNCIÁVEL.

A primeira letra é Yud.

A letra Yud se apresentou então e disse: por favor, oh Senhor, outorga-me o primeiro posto na Criação do Mundo, porque eu sou a primeira no Sagrado Nome (YHWH). O Senhor lhe disse: é suficiente para ti que te encontres gravado e marcado em Mim mesmo e que sejas o conduto de Minha Vontade; não haverá de ser separada de Meu Nome.




Hamsa - Hay (Vida).

Hamsa é um símbolo muito utilizado pelos Sefaradim. Símbolo místico-Kabalista. O Hamsa uma mão estilizada, representando os cinco níveis da alma. A mão é o órgão/canal através do qual abençoamos as pessoas; significa portanto, bençãos e proteção.

A Tet veio então e disse: oh Senhor do Universo, por favor, queira colocar-me na cabeça ao criar o Mundo, pois através de mim és chamado Bom (Tov) e Reto. Não criarei o Mundo por teu intermédio, porque a bondade que tu representas está escondida e guardada dentro de ti mesmo, como está escrito: “Quão grande é Tua bondade que há guardado os que Te temem...!” Desde então está entesourada em ti mesma, não tens parte no Mundo que estou para Criar, pois somente se encontra no Mundo por vir. E logo, isto é a causa de que tua bondade esteja escondida dentro de ti e que as portas do Templo estão fundidas no solo como está escrito “Fundidas (Tabe) na terra estão suas portas”. E ademais, a letra Het está ao teu lado, e quando vos juntais se forma pecado (Het). Por isto estas duas letras não se encontram no nome de nenhuma das tribos. Ela partiu imediatamente.

Então a Zain se apresentou e fez a exposição de suas pretenções, dizendo: oh Senhor do Mundo, queira por favor colocar-me à cabeça da Criação, pois eu represento a observância do Shabat como está escrito: “Recorda (Zachor) o dia do Shabat para o santificar”. O Senhor replicou: não criarei o Mundo através de ti, pois tu representas a guerra, porque a tua forma é como uma espada pontiaguda ou uma lança. A Zain partiu imediatamente de Sua Presença.
A Vav entrou e expôs a sua pretensão dizendo: oh Senhor do Mundo, por favor, empregue-me como primeira na Criação do Mundo, pois eu sou uma das letras de Teu Nome. O Senhor lhe disse: a ti, Vav como a He, que vos baste ser das letras de Meu Nome, gravadas e impressas em Meu Nome. Por isso não vos darei o primeiro lugar na Criação do Mundo.

Então apareceu a letra Dálet, e também a letra Guímel e apresentaram suas pretensões. O Senhor lhes deu uma resposta parecida dizendo: Há de bastar-vos o dever de permanecerem juntas, uma ao lado da outra, “porque não deixará de haver indigentes na Terra”, que assim necessitarão de benevolência. Pois a Dálet significa pobreza (Dalut) e a Guímel significa benevolência (Guemul). Por isto não vos separeis uma da outra e que vos baste com vos sustentarem mutuamente.


Bet significa "casa", "Templo", e muito... muito mais.
Dizem os Sábios que a letra Bet contém materia para cerca de cinco anos de estudo.

Então entrou a Bet e disse: oh Senhor do Mundo, por favor, queira colocar-me como primeira na Criação do Mundo, pois represento as bênçãos (Berachot) oferecidas a Ti, no alto e em baixo. O Santo, Bendito Seja, lhe disse: Seguramente contigo criarei o Mundo e tu formarás o começo na Criação do Mundo.

Álef

A letra Álef permaneceu em seu sítio sem apresentar-se. Disse o Santo, Bendito Seja Seu Nome: Álef, Álef, porque não vens tu diante de Mim como as demais letras? Ela respondeu: porque veio todas as outras letras, e abandonaram Tua Presença sem lograrem nenhum êxito. Que posso eu, lograr, então? E, ademais, desde que Tu dotaste a letra Bet com este grande dom, não é adequado para o Rei Supremo retirar o dom que já Tens dado à Tua servidora e outorgá-lo à outra. O Senhor lhe disse: Álef, Álef, mesmo começando a Criação do Mundo com a Bet, tu serás a primeira de todas as letras. Minha Unidade somente se expressará pela letra Álef.

Então o Santo, Bendito Seja Seu Nome, fez letras do Mundo Superior de um modelo grande e letras do mundo inferior de um modelo pequeno. Por isto temos duas palavras que começam com Bet (Bereshit bará) e logo seguidas por duas com a letra Álef (Elohim ET). Elas representam as letras do Mundo Superior e as letras do mundo inferior, as quais operam acima e abaixo, juntas e como uma.