Blog

Blog

10 de jan. de 2012

A história do Rock


“Sabe, nós podemos estar fazendo tanto com nossa música, quanto o governo em Washington, para quebrar as barreiras do racismo.” Chuck Berry.
chuckberrypromo11
Apagar as luzes

Por volta do ano de 1950, os Estados Unidos viviam praticamente uma guerra civil causada pelo racismo e nessa mesma época surgia o Rock’n’Roll, uma música que unia rhythm and blues, folk, blues, country music e muitas outras vertentes para criar um estilo musical que iria mudar o mundo.
i-love-rock-n-roll
O Rock no E.U.A foi a principal arma contra o racismo, sem ele talvez a guerra em brancos e negros tivesse durado muito mais tempo, porém essa musica que surgiu nos subúrbios pobres uniu os país de uma maneira jamais vista. Não importava a cor, brancos dançavam com as músicas dos negros e os negros com as músicas dos brancos, não importava a idade, classe social, nada, o Rock era maior do que tudo.
E foi assim que se iniciou uma revolução racial e musical nos Estados Unidos que logo se espalhou pelo mundo, mudando a vida de bilhões de pessoas e influenciando milhões de artista, sejam eles rockeiros ou não.
images

A história do Rock II

A história do rock vai chegar até você que poderá conhecer um pouco mais da história do Rock, conhecer os grandes artistas, os grandes momentos e tudo que envolve o maior e melhor estilo e musical de todos os tempos.

“Minha música quebrou as barreiras raciais! Eu tocava em lugares e tinha platéia branca. Os brancos ficavam em cima e os negros embaixo, pois minha banda era negra. No meio do show os brancos pulavam dos camarotes e a duas platéias se misturavam, por que a música não tem fronteiras raciais.” Little Richard.


Apagar as luzes

No final dos anos 40, inícios dos 50, a cena musical nos subúrbios americanos fervilhava, tendo como principal combustível a mistura de estilo que os negros tocavam. Não havia um vertente musical que eles não combinavam e dessas dezenas de combinações surgiu o Rock’n’Roll.
 FreedatWINSO momento exato do nascimento do rock é uma das coisas mais discutidas até hoje, sabe-se apenas que a primeira pessoa a usar a expressão “Rock’n’Roll” provavelmente foi discotecário Alan Freed no ano de 1951. Um fato importante, porém pouco conhecido, é que essa expressão não era algo novo, pois algumas músicas rhythm and blues já falavam de “rock’n’roll”, inclusive existem três canções com esse nome do fim dos anos 40. Mesmo assim Alan foi o primeiro a usar essa expressão para descrever uma música.
Já a primeira música de rock do mundo é uma dúvida totalmente em aberto, muito provavelmente ela pode nem ter sido gravada por nenhum artista. A canção mais aceita como sendo a “mãe do rock” é a "Rocket 88", de Jackie Brenston e os Delta Cats. Quem não conhece pode conferir essa grande música:
Apagar as luzes

imagem_dll1
Assim surgiu o Rock’n’roll no meio de uma guerra racial, lutando contra os governantes que diziam: “A obscenidade e a vulgaridade do Rock’n’Roll é claramente uma forma de fazer os homens brancos desçam ao nível dos pretos.”
Felizmente esses governantes ignorantes estão esquecidos e mortos, enquanto o rock fez história e continua vivendo.



A história do Rock III
“Deus nos deu o talento, mas foi o homem quem criou o Rock’n’Roll.” Little Richard.
vjlittlerichard64
Apagar as luzes

p09900f1e74Little Richard foi uma das figuras mais talentosas e mais polêmicas da história do rock. Ele, que nasceu em 1932 no estado da Georgia, era homossexual assumido, pastor e ainda se achava a pessoa mais importante do mundo: “Eu sou um presente de Deus para o planeta”, costumava dizer. Apesar de todas essas maluquices, ele possuía um talento que o tornou um dos maiores símbolos do Rock’n’Roll.
"O Rock and Roll é uma música negra. Caso fosse branca, eu diria. Mas não é nada além de Rhythm and Blues. E aquele "R&B" significa "real black". É o velho Blues, mas o que nós fizemos foi pegar o Boogie-Woogie, que os negros tocavam o tempo todo, e misturarmos o Blues. Rock and Roll." Little Richard.
little-richard1

little
Richard iniciou sua trajetória musical ainda adolescente, quando aprendeu a tocar piano. Com influências vindas da música gospel, Boogie-Woogie e Rhythm & Blues, ele conseguiu criar uma música muito contagiante. Juntando tudo isso a sua incrível voz e uma grande presença de palco, ele acabou se tornando um dos mais importantes músicos de sua época.

Depois de chegar ao topo de sua carreira no meados dos anos 50, Little Richard decidiu
abandonar a música no fim daquela década, para poder se dedicar a religião. Contudo, em 1962, ele retornou aos palcos, tocando ao lado de Beatles e do Rolling Stones. Ainda nos anos 60 ele tocou muito em terras inglesas.

Um dos maiores clássicos da história do rock:
Apagar as luzes

Na década de 70 sua carreira teve uma baixa, ainda mais após a morte de seu irmão, por isso Richard abandonou a música novamente, voltando a se dedicar exclusivamente a religião.
Já nos anos 80, ele voltou ao estrelato com a música “Great Gosh a Midnigth” e também entrou para o Rock 'n' Roll Hall of Fame. Na década de 90, Little Richard teve seu grande retorno aos palcos, fazendo uma turnê mundial, que deixou muita gente de queixo caído, pois sua disposição era a de um garoto de 20 anos, cantando Rock’n’Roll com toda a vontade, mostrando que rock não tem idade.
Apagar as luzes

Apagar as luzes

Apagar as luzes

LittleRichard_02572-355x255

A história do Rock IV
“Eu nunca me achei o melhor de todos, mas eu sou.” Jerry Lee Lewis.
Apagar as luzes

d76c3bd3301a21bfe444b4452d115f3dDo mesmo modo que a grande maioria dos astros de Rock daquela época, Jerry Lee Lewis vinha de uma família pobre, que hipotecou a própria casa para que o filho pudesse ter um piano no qual tocar. Felizmente essa foi umas das coisas mais certas que seus pais fizeram, pois ali estava nascendo um dos maiores nomes da história do Rock.
No ano de 1954, depois de uma adolescência musical, Jerry resolveu largar a música gospel e se dedicar totalmente ao Rock’n’Roll. Com influências boogie-woogie, rhythm and blues, country e gospel, ele criou seu próprio estilo de tocar piano, gravando uma versão de “Crazy Arms” que lhe abriu as primeiras portas rumo ao estrelato.
Dois anos mais tarde, ele tinha alcançado fama até mesmo fora dos E.U.A com a clássica “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On”, pouco tempo depois Jerry lançou outro sucesso, que consolidou sua carreira, “Great Balls Of Fire”. Até mesmo Elvis se rendeu a ele, dizendo: “Se um dia conseguir tocar piano igual a Jerry, jamais precisarei cantar de novo.”
Jerry-Lee-Lewis-pictures-1957-MXB-3001-049-l
Apagar as luzes

Depois desse começo de carreira incrível, Jerry Lee Lewis teve uma queda, pois sua vida pessoal lhe trouxe muitos problemas devido a escândalos com sua esposa, drogas e outras confusões nas quais ele se metia.

f1
“Há apenas um Jerry Lee Lewis e isto aqui vai ser um mundo muito triste quando eu tiver morrido” Jerry Lee Lewis.

Na década de 60, a popularidade dele nos Estados Unidos diminui bastante, mas na Europa ainda estava em alta. Já na década de 70, Jerry chegou ao fundo do poço, pois seus problemas com álcool e drogas pioraram depois da morte de seu filho. Somente quando sua quinta esposa morreu de overdose, foi que ele decidiu parar com tudo e ajeitar a vida.
Em 1986 ele teve sua volta triunfal ao mundo da música, gravando um CD chamado “Class of '55”, no qual Orbison, Cash e Perkins, tocaram também.
A década de 90 foi boa para Lee, apesar de não chegado nem perto do sucesso que ele havia feito no passado. Nos anos 2000 ele continuou com a corda toda, inclusive lançou um CD em 2006, que foi um grande sucesso de crítica e vendas, chamado "Last Man Standing" (“último homem em pé”, em tradução livre).
Les Legendes Du Rock and Roll 07eAc0pLXJTl
Em 2009 ele passou pelo Brasil em sua turnê, fazendo um grande show como sempre.
Apagar as luzes

Apagar as luzes

Apagar as luzes

Apagar as luzes

Apagar as luzes

Jerry_Lee_Lewis_2_-_Farm_Aid_2004_-_lg.6561195


A história do Rock VII
“Não sei uma nota de música. Nem preciso.” Elvis Presley.
PARTE 1
elvis-youngElvis Presley, o Rei do Rock. Um menino pobre nascido no interior do Mississipi, que saiu do nada para se tornar um dos, se não o maior nome da música de todos os tempos. Capaz de arrastar multidões tanto de brancos quanto de negros para seus shows, capaz de lutar contra toda burguesia do seu país que o chamava de depravado, capaz de vender mais de um bilhão e meios de discos e jamais ser esquecido. Esse é Elvis e jamais haverá outro.
Elvis Aaron Presley nasceu no dia 8 de janeiro em East Tupelo, no estado de Memphis, E.U.A. Foi o sobrevivente do parto, pois seu irmão que nasceu meia hora antes acabou falecendo. Essa perda fez com que a mãe de Elvis, Gladys Presley, se apegasse muito ao filho que conseguiu viver.
"Se você odeia um outro ser humano por causa de sua raça, esta odiando parte de você mesmo." Elvis Presley.

elvis-young_cp_10033238
A família Presley era muito religiosa, frequentando regularmente a Assembléia de Deus, onde Elvis deu seus primeiro passos na música. Outro fato importante sobre a família era sua pobreza, muitas vezes a mãe de do Rei Rock tinha que pedir ajuda aos vizinhos para ter o que dar de comer ao seu filho.

O pai de Elvis, Vernon Presley, era um trabalhador comum, sem grandes ambições, que vivia em trabalhos que não davam muito dinheiro. Mas as coisas ainda ficaram piores, quando ele acabou sendo preso em 1938, sob a acusação de falsificar um cheque, isso fez com que a família perdesse a casa e acabasse indo morar com parentes.
Em 1945, quando seu pai já havia saído da cadeia, Elvis participou de seu primeiro concurso de música, onde acabou ficando em segundo lugar e ganhando um prêmio de cinco dólares. Em 1948 sua família se mudou para Memphis, entre esse ano e 54, Elvis trabalhou em vários lugares.
elvis-presley(6)
Elvis Presley jamais poderia suspeitar, mas naquele ano de 1954, ele entraria no estúdio da Sun Records e gravaria um disco que mudaria o mundo.
Apagar as luzes

Apagar as luzes

Apagar as luzes
A história do Rock VIII
"A única coisa boa em ter dinheiro é que você não precisa se preocupar com ele. Se eu gastar tudo hoje amanhã ganho mais. Isso não importa. O que importa são as pessoas que temos a nossa volta." Elvis Presley.
elvis_presley
PARTE 2 (para ler a parte 1, clique aqui)
5 de julho de 1954 é considerado um dia histórico, pois simbolicamente ele é o marco zero da história do elvis_presley (2)Rock, pois foi nesse dia que o Rei cantou uma versão de "That’s All Right, Mama" que foi considerada uma das primeiras músicas de Rock da história.
Essa versão cantada por Elvis foi vista por Sam Phillips, que se empolgou com o potencial do jovem e resolveu ajudá-lo. Naquele mesmo dia foi gravado o primeiro single profissional do Rei do Rock.
Dois dias depois disso, as músicas de Elvis tocaram na rádio e o sucesso foi imediato. Em pouco tempo sua música chegou ao topo da Billboard (lista das mais tocadas) e já no dia 17 daquele mês de julho, ele fez sua primeira apresentação ao vivo. No dia 2 de outubro ele tocou em Nashville, cidade considerada a capital da música country. Seis dias mais tarde, Elvis estava fazendo sua primeira apresentação fora do estado do Tennessee.
elvis-presley
No início do ano de 1955, Elvis chega ao ápice da música americana, tendo uma de suas canções no topo da Billboard nacional, a canção era a famosa "I Forgot To Remember To Forget".
Apagar as luzes

No ano seguinte, Elvis Presley já havia se tornado uma estrela mundial da música, quebrando todas as barreiras do racismo e idéias conservadoras da época. Seu talento e sua beleza fizeram com que ele se tornasse o artista perfeito, criando um novo padrão para a música mundial.
"Quando não se está apaixonado, não se está vivo." Elvis.

elvis_presley_early_picture
Entre 1955 e 1958, além de alcançar um sucesso inimaginável, Elvis também gerava polêmica por todos os lugares que se apresentava, pois os mais conversadores da época lhe taxavam como um ser pornográfico, porque sua dança era algo totalmente inadmissível naqueles tempos. Mesmo assim o poder se sua música era maior do que qualquer crítica ou ataque da sociedade.

Em 1958, Elvis parou sua carreira musical, pois fora convocado para servir seu país no exército, convide que poderia ter sido recusado, mas não foi. Dessa forma sua carreia teve uma pausa dramática, porém seu retorno foi algo que o mundo jamais tinha visto.
Apagar as luzes

Apagar as luzes

Apagar as luzes

elvis_army

A história do Rock IX
"Ser feliz é o maior afrodisíaco que existe. Você só passa por essa vida uma vez. Não vai ter Bis." Elvis.


Apagar as luzes

Depois de dois anos longe dos palcos, Elvis voltou do Exército e fez sua primeira apresentação no "The 125_827-elvisFrank Sinatra Show – The Timex Special", batendo todos os recordes de audiência na TV daquele ano. Rapidamente ele retomou seu post de Rei e continuou ditando as regras da música no mundo.
Na primeira metade da década de 60 ele iniciou também sua carreira no cinema, tendo um bom sucesso com o público, mas a crítica não gostava muito de seu trabalho na frente das câmeras.
No ano de 1967, Elvis teve uma grande mudança de rumo na sua carreira, lançando seu primeiro álbum gospel “How Great Thou Art”, algo inesperado na época, porém caiu no gosto do publico transformando esse LP em um grande sucesso.
the-king-elvis-presley
Somente em 1969, Elvis resolveu voltar aos palcos na cidade de Las Vegas. Já na década de 70, ele
elvis1
renovou seu espetáculo, mostrando a todos que o Rei estava mais vivo do que nunca. Ainda nessa época ele fez uma tour de grande sucesso pelo E.U.A, batendo recorde de público por todos os lugares que passava.

No ano de 1973, Elvis protagonizou o primeiro show transmitido via satélite no mundo, infelizmente foi nessa época que ele começou a apresentar problemas pessoais e de saúde. No ano anterior, Elvis já havia se separado de sua mulher.
Depois disso, a carreira do Rei foi perdendo o brilho, até o dia de sua morte.
Apagar as luzes

Apagar as luzes

Apagar as luzes

Apagar as luzes