Blog

Blog

3 de jan. de 2012

Fogos de artifício: como evitar o sofrimento e o medo dos animais




O réveillon já passou, mas o medo que os animais de estimação sentem dos fogos de artifício tende a continuar se repetindo ao longo do ano.
O problema pode ser mais sério do que muita gente pensa, já que alguns bichos ficam em pânico durante as festa de fim de ano, jogos de futebol e outras datas marcadas por muito barulho.
A boa notícia é que algumas dicas podem diminuir e até evitar o sofrimento dos animais, veja:


Fogos de artifício: como evitar o sofrimento e o medo dos animais


1 – Crie um refúgio


Deixe o seu bichinho em um local onde ele se sinta seguro. Mantenha a luz acesa e, se ele estiver acostumado, deixe TV e rádio ligado. Converse um pouco, faça carinho e vá visitá-lo sempre que der, se não for possível ficar perto dele.


2 – Ajude-o a se sentir protegido


Além de criar um ambiente isolado, é importante tentar diminuir os ruídos. Vale usar cobertores pesados ou ate mesmo um colchão tampando a janela e outras frestas.
Fogos de artifício: como evitar o sofrimento e o medo dos animais


3 – Tampões
Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos, que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos.


4 – Não puna seu animal


A dica vale mesmo se ele fizer xixi no tapete ou tomar outra atitude extrema. É preciso considerar o estresse pelo qual ele está passando, sempre.
Fogos de artifício: como evitar o sofrimento e o medo dos animais


5 – Não dê atenção exagerada

As dicas que demos até aqui têm a função de minimizar o sofrimento que os fogos causam nos bichos e tentar minimizar ao máximo os transtornos. Mas não é indicado dar colo demais ou ficar grudado no bicho o tempo todo. Caso contrário, a tendência é ele ficar dependente do seu comportamento, não conseguir aprender a lidar com o medo e não querer nunca mais ficar sozinho numa situação com essa.


6 – Evite fugas


Uma das primeiras coisas a fazer nas noites de festa é fechar bem as portas e as janelas. No desespero, cães e gatos tentam fugir, e o pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino. Animais com certa idade podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões e diversos outros problemas.
Fogos de artifício: como evitar o sofrimento e o medo dos animais


7 – Identifique seu animal


Coloque uma coleira com plaqueta de identificação e telefone de contato no seu cão ou gato, em caso de fuga. A coleira do gato deve ser elástica, para que não haja risco de enforcamento ao se prender a um galho ou outro objeto.


8 – Solte a coleira


Não deixe seu cachorro ou gato na coleira. Muitos animais, quando presos, morrem por enforcamento, no desespero de fugir dos fogos e rojões. Se precisar isolá-lo, deixe-o fechado num quartinho.




9 – Grave o som de fogos pra ele se acostumar


Essa dica é da Hill’s, uma fabricante de alimentos para animais. Grave o som de fogos de artifício ou trovão e coloque para tocar em um volume baixo. Enquanto isso, confira a reação do seu bicho e tente distrai-lo com brincadeiras. Aos poucos e de tempos em tempos, vá aumentando o volume. Se ele voltar a mostrar medo, tente mais tarde. O processo pode ser demorado em alguns casos, mas vai ajudar os bichinhos, sobretudo os cães, a conviverem melhor com o barulho dos fogos de artifício.


Fonte: meuzoologico