Blog

Blog

20 de jan. de 2012

Fantasma da princesa Diana aparece em igreja na Escócia

Princesa Diana



Será verdadeiro o vídeo de uma aparição da Princesa Diana em um vitral de uma igreja em Glasgow, lá na Escócia?
No dia 17 de janeiro de 2012, um vídeo intrigante foi postado no Youtube! Nele podemos ver o que pode ser a aparição de uma pessoa em um dos vitrais de uma igreja em Glasgow, Escócia. O filme – de apenas 50 segundos – foi feito por turistas chineses que só mais tarde perceberam que haviam filmado o “fantasma” da princesa já falecida há mais de 13 em   anos.
Assustados, os cinegrafistas enviaram o vídeo ao “especialista” em atividades paranormais Michael Cohen, que está estudando a aparição.
Assista ao vídeo abaixo e descubra se isso é verdadeiro ou falso:

Ai, que medo!

Será que estamos realmente diante de uma legítima aparição de uma pessoa vinda do mundo dos mortos? Ou será apenas mais uma ilusão de ótica?
Apesar do grande “especialista” Michael Cohen estar convencido de que houve ali uma manifestação de outro mundo, podemos afirmar com toda certeza: A aparição é falsa!
Ao assistir ao vídeo pela primeira vez, algumas dúvidas surgiram na cabeça desse cético que vos escreve:
  • Por que a Princesa Diana, que nasceu na França em Sandringham, Norfolk – Grã-Bretanha – e viveu a maior parte de sua vida em outro país, foi aparecer na forma de fantasma lá na Escócia?
  • Por que outras pessoas não viram o espírito na igreja (naquele dia, antes ou depois)?
  • Por que um fantasma apareceria em um vitral?
  • Um fantasma não se mexe?
  • Qual é a intenção, ou a mensagem que a Princesa estaria tentando passar?
  • Em qual das igrejas de Glasgow teria sido filmado o vitral?
Infelizmente, não podemos responder a quase nenhuma das perguntas acima. No entanto, pesquisamos várias fotos e vídeos de algumas igrejas na cidade de Glasgow, acabamos descobrindo que a filmagem foi feita na Igreja Presbiteriana Old Govan. No vídeo abaixo, gravado pelo usuário do Youtube MatsudaDN, podemos ver os mesmos vitrais que foram filmados pelo grupo de chineses:
Percebeu que não há nenhuma princesa no vídeo?
Acontece que a luz se comporta nas câmeras de vídeo de maneira diferente do que no olho humano. Dependendo de vários fatores, como a iluminação em determinada hora do dia, ângulo do cinegrafista, foco, qualidade e velocidade da gravação, o mesmo local pode ser filmado da mesma forma e os resultados dessas gravações serão diferentes umas das outras.
Na semana passada, o nosso colega e amigo Kentaro Mori – do excelente Ceticismo Aberto – publicou uma matéria a respeito de um suposto anjo que teria aparecido durante um culto em uma igreja em Maraingá, Paraná! Kentaro explicou que o tal anjo era, na verdade, uma pessoa que havia sido iluminada por outra fonte de luz mais forte.

Fui claro?

Compare abaixo a filmagem feita por MatsudaDN com a da suposta aparição capturada pelos turistas chineses:

Compare o vídeo feito por MatsudaDn com o da aparição do fantasma!
Compare o vídeo feito por MatsudaDN com o da aparição do fantasma!

Ilusão de ótica + Sugestão

Ao assistir ao vídeo da suposta aparição fantasmagórica, o espectador já está pré-sugestionado de que irá ver a figura da Lady Di.
Fizemos um pequeno teste e mostramos apenas um trecho do vídeo a alguns amigos, sem mencionar a tal fantasma. Resultado: ninguém percebeu que se tratava da Princesa Diana.
Perceba também que, alguns segundos adiante no vídeo, a câmera tira o foco do “fantasma” e o vitral volta a parecer o que ele realmente é: apenas um vitral!

Detalhe do vídeo de Michael Cohen - Diana sumiu!
Detalhe do vídeo de Michael Cohen - Diana sumiu! Reprodução Youtube

Conclusão

O fantasma da Princesa Diana não apareceu em nenhuma igreja na Escócia. A aparição foi apenas uma ilusão de ótica combinada com a sugestão de um “estudioso” de atividades paranormais.