Blog

Blog

18 de jan. de 2012

Cenas do Brasil


Cenas do Brasil

.
.

rResgatar acontecimentos  das entrelinhas da história brasileira, eis  o objetivo de Cenas do Brasil. Não é uma continuação  do post as Imagens mais vistas do Brasil, pois muitas das fotografias aqui publicadas  foram vistas com raridade ou nunca e os fatos referenciais  que estiveram no pano de fundo dos acontecimentos  praticamente não são conhecidos.

.
Portanto, considero esta série de muita relevância para todos os que queiram olhar através da cortina  da história, uma linha do tempo com fatos que movimentaram o cotidiano  brasileiro.

.

.
Rara e interessante cena. Os três irmãos: d. Antônio, d. Pedro e d. Luíz, filhos da Princesa Isabel e Conde D´eu,  num triciclo pouco antes do exílio de d. Luíz com o golpe de 1889.
.

.


Um escândalo em 1911, uma mulher vestia a última novidade de París, um jupe-culotte (saia-calça) e caminhava pelas ruas. A roupa ajustava-se ao corpo realçando as curvas femininas. Foi vaiada, agarrada e quase despida em público.
.


.


A cidade de são Paulo bombardeada em 1924 durante a revolta dos tenentes. 15000 soldados e artilharia pesada sobre a cidade fizeram 500 mortos e aproximadamente 5000 feridos e o êxodo de parte da população.
.

.


Aproximadamente 25 000  pessoas  estiveram na recepção ao Graf Zeppelin no Rio de Janeiro em 26 de Maio de 1930. Dava-se o início ao tráfego aéreo entre Europa e America latina e o estabelecimento de uma linha postal. A maior parte da carga do Zeppelin era de malas postais.
.

.
Ari Barroso ao ser proibido de entrar no são Januario (estádio do Vasco) porque havia criticado a diretoria do time e de posse de um binóculo transmite de um telhado próximo o jogo Vasco e Fluminense. Isto na década de 1930 quando Ari Barroso era locutor da Rádio Tupi.

.

.


Cartazes de convocação militar em Agosto de 1939, o Brasil chama seus reservistas. Mesmo com a guerra o país ainda não sabia de que lado estava.
.

.
Carros equipados com gasogênio em 1943 no Rio de Janeiro, alternativa durante a escassez de combustível provocada pela guerra.

.

.
Maio de 1944 no Rio de Janeiro, a Primeira Divisão de Infantaria Expedicionária ( 1ª DIE ) exibe-se nas ruas antes de partir para o front, acompanhados atentamente por um grupo de normalistas.

.

.
Os estudantes brasileiros já foram mais ativos politicamente. Desde muito cedo eles estiveram presentes em protestos e greves. Aqui  um piquete de estudantes  em maio de 1956 contra o aumento das tarifas de bonde no rio de Janeiro.

.

.
Garrincha ampara Pelé no choro após o quinto gol contra a Suécia na final da copa de 1958. Era a primeira vez que um país ganhava uma copa fora do seu continente. O Brasil fez 5 a 2.

.

.
Manteiga distribuída pela Aliança para o Progresso nos anos 1960 fruto de parcerias assistencialistas com os Estados Unidos e muito combatida pela esquerda brasileira. A esquerda, que endeusava Fidel Castro, tornou célebre palavras como Imperialismo e burguesia, indispensáveis na atualidade, por exemplo,  ao vocabulário de Hugo Chaves e seus seguidores.

.

.
Beto Rockfeller apareceu já no final dos anos 1960 (68/69), no meio dos dramalhões da época era uma proposta de novela revolucionária, pois trazia como protagonista um pé rapado que com sua capacidade de enganar as pessoas queria subir na vida sem esforço. Foi dirigida por Lima Duarte e teve 300 capítulos.

.

.
O nascimento da famosa Cidade de Deus, que foi criada para abrigar os favelados removidos da zona sul do Rio de Janeiro e os flagelados da enchente de 1966.

.

.
No início  de 1974, 182 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas no incêndio mais famoso do Brasil. O Joelma marcou a era dos grandes edifícios  de São Paulo e com eles a negligência  com  a segurança.

.

Cenas Do Brasil – Parte 02



.
.
Uma das minhas alegrias é contar a história do Brasil através de resgates fotográficos. São momentos marcantes que delineiam a formação da nossa sociedade. Nesta segunda parte me detive mais na música.
Desfilarão Chico Buarque, Vinicius, Tom Jobim, Bethania, Melodia, Gal, Nara Leão, Odair José e Caetano. Ainda, o inesquecível Jackson do pandeiro, que muitos o consideram o maior ritmista da história da Música Popular Brasileira. A foto em que está com Elino Julião é antológica, o norte rio-grandense Elino morou no rio na casa de Jacson e também com Luiz Gonzaga, que na época era conhecido como Principe do Baião. Uma das grandes admiradoras do trabalho de Elino Julião foi a escritora imortal Rachel de Queiroz, que na contracapa do cd gravado com os grandes sucessos do artista escreveu: “Lembrar à mídia e à industria radiofônica que a autenticidade da Música Nordestina pode fazer sucesso, é tarefa dos artistas que cantam o Nordeste, sua cultura e sua gente. Elino Julião é um desses…”.
Luiz Gonzaga e Zé Dantas, seu grande parceiro. Zé Dantas é avô da cantora, também norte rio-grandense, Marina Elali. Veremos Carmen Miranda na sua vinda ao Brasil, Renato Russo em início de carreira com o seu Aborto Elétrico e Zé Ramalho em dois momentos. Gal costa encerra a parte musical numa foto com Antônio Guerreiro, meu entrevistado do mês de Abril.
Na outra parte, uma foto incrível onde Assis Brasil brinca de Guilherme Tell com Santos Dumont, e ainda a presidente Dilma, o ex-presidente Figueiredo com Câmara Cascudo, Machado de Assis, Fangio, Pelé, Roberto Carlos, enfim, muita história brasileira sendo contada. Esta série está imperdível.



Chico buarque, Tom Jobim e Vinicius de Moraes num relax
.
Tom Jobim e Vinicius; música, mulher e cachaça
.
Bethania, Melodia, Gal, Nara Leão, Odair José e Caetano.
.
Identidade e Carteira de Músico de Jackson do Pandeiro

Jackson do Pandeiro e Elino Julião

Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda,…e o Penúltimo Elino

 Luiz Gonzaga durante encontro com  Abelardo Barbosa, o Chacrinha

Luiz Gonzaga  e Zé Dantas

Renato Russo e o Aborto Elétrico
.
Zé Ramalho ainda garoto e começando na música

Carmen Miranda
.
Gal e Guerreiro numa de botequim
.
O historiador Câmara Cascudo e o general João Figueiredo
.
Dilma na infância e irmão
.
Foto divulgada pelo serviço de inteligência

Carnaval antigamente
.
Assis Brasil brinca de Guilherme Tell com Santos Dumont em 1902, no Rio de Janeiro
.
O então aeronauta Santos Dumont com Augusto severo


.
O escritor Graciliano ramos em família



O escritoir Machado de Assis com Amigos



Xuxa e Pelé quando namoravam

.
John Herbet e Eva Wilma

.
Juan Manuel fangio após ganhar prova em Interlagos

.
Roberto Carlos dirigindo um Sinca Esplanada


.
Paulo Ricardo, Luiza Brunet e o fotógrafo Guerreiro

.
Foto histórica da GM do Brasil

.
Zeppelin sobrevoa o rio de Janeiro

.
Resultado das eleições brasileiras em tempo real antigamente

.
Jornais brasileiros anunciam a renuncia de Janio Quadros

.
As mãos do ex-presidente  Lula para a história




Referências de pesquisa: Site oficial das celebridades aqui expostas, Museu Virtual de Hitória, Biblioteca Nacional, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, O  globo, Arquivos Públicos e Livros especializados.