Blog

Blog

25 de jan. de 2012

Big Brother encontra os 33 mineiros chilenos resgatados


A mídia e o governo do Chile aproveitaram a audiência de 1 bilhão de telespectadores e fizeram um show que em muito lembrou os Reality Shows que se alstram pelos canais de TV. Resolvemos então fazer um exercício de imaginação e mostrar como seria se o show se tornasse reality.



Estudos para ajudar no futuro da exploração espacial? Heróis nacionais? Futuros milionários licenciadores da "marca 33"? O episódio do resgate chileno é inusitado por várias razões.

Depois que um submarino russo quebrou e foi impossível resgatar sua tripulação, era uma possibilidade macabra que não houvesse como trazer os mineiros de Atacama à superfície.

Mas o Chile é um país recém saído de um terremoto que abalou o país, e que reforçou a ideia de que "o Haiti não é ali".

Depois de demonstrar que o código de edificação do país torna os prédios bem lenientes com as entempéries sísmicas, a nação chilena mostrou que não deixariam os operários do mais baixo nível social morrerem no buraco.

33 homens confinados durante cerca de 60 dias em 50 metros quadrados. Uma webcam acompanhando 24 horas por dia e se o prêmio após sair de lá fosse sobreviver, já estaria bom para eles.

Agora têm emprego na Bolívia, viagem à Jamaica e às ilhas gregas, convites para ter a história contada em livros e filmes além de se tornarem celebridades da noite para o dia.

Com participação especial dos presidentes do Chile e da Bolívia, o resgate acabou com um final feliz (todos eles foram resgatados) e com a sensação de que a previsão da saída dos mineradores apeans para o natal era uma previsão pessimista.

O que valorizou ainda mais o fato do resgate demorar "só" dois meses.